O investimento a curto prazo é aquele que consegue entregar um resultado rápido. Para saber mais sobre as vantagens e desvantagens desta classe de ativos, continue conosco!

Quem investe pensando no curto prazo geralmente deseja obter uma alta rentabilidade correndo algum risco calculado. Não é uma opção para investidores conservadores.

Pensando nisso, hoje o Investidor 10 irá falar sobre as principais vantagens e desvantagens de se fazer um investimento pensando no curto prazo. Vamos lá?

Confira também nossa lista de Fiagros e Reits Internacionais.

Vantagens do investimento a curto prazo

Vantagens do investimento a curto prazo
Vantagens do investimento a curto prazo – Foto: Freepik

O investidor que procura resultados rápidos invariavelmente está buscando um investimento a curto prazo, sendo essa justamente a maior vantagem desse tipo de investimento.

Investimentos a curto prazo também permitem que o investidor aproveite as oportunidades que aparecerem, caso ele entenda o suficiente do mercado poder identificá-las.

Muitos investimentos a curto prazo também permitem que o investidor ganhe com as perdas de outros investidores. Esse é o caso de operar vendido.

Há também uma grande variedade de investimentos a curto prazo. Alguns destes, no entanto, precisam ser acessados por meio do mercado de balcão.

Investir a curto prazo também pode ajudar bastante o investidor a construir um patrimônio mais robusto de forma rápida, ainda mais aquele que quer viver de investimentos.

Isso acontece porque a maior parte dos investimentos a curto prazo possuem uma taxa de rentabilidade muito maior do que investimentos a longo prazo, por exemplo.

Resumindo, as vantagens do investimento a curto prazo, são:

  • Resultados rápidos;
  • Maior rentabilidade;
  • Muitas opções diferentes de ativos;
  • É possível ganhar com as perdas;
  • Tirar proveito de muitas oportunidades.

Dica: Confira também nossa lista com as empresas que mais pagam dividendos.

Desvantagens do investimento a curto prazo

Desvantagens do investimento a curto prazo
Desvantagens do investimento a curto prazo – Foto: Freepik

Para que o investimento a curto prazo seja capaz de entregar resultados rápidos e de alta rentabilidade, ele precisa sacrificar algo importante: segurança.

Investimentos a curto prazo é geralmente um investimento de risco muito alto. Isso significa que o investidor não só pode não ter nenhuma rentabilidade, como ainda sair no prejuízo.

Na maioria das vezes, os investimentos a curto prazo não possuem proteção garantida pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito), então o investidor arca com todos os riscos.

Para fazer um investimento a curto prazo, por sua vez, é recomendável que o investidor tenha um perfil arrojado, com o psicológico pronto para lidar com volatilidades.

Também é importante que esse investidor tenha consciência de investir apenas uma quantidade de recursos financeiros que não irão lhe fazer falta.

Outra grande desvantagem de investimentos a curto prazo são a quantidade de gurus de investimento que aparecem querendo vender resultados milagrosos.

Investidores desavisados podem acabar sendo vítimas fáceis dos esquemas desse tipo de gente. Por isso é muito importante o estudo antes de começar a investir.

Resumindo, as desvantagens do investimento a curto prazo, são:

  • Sujeito a maiores riscos;
  • É necessário ter maior preparo psicológico;
  • Não tem proteção do FGC;
  • Existem muitos trapaceiros vendendo milagres.
Desvantagens do investimento a longo prazo
Desvantagens do investimento a longo prazo – Foto: Freepik

Por que investir a curto prazo?

As razões para investir a curto prazo podem ser bastante variadas. A primeira delas pode ser a simples vontade de aprender mais sobre esse tipo de investimento.

A verdade é que um investidor jamais saberá o que significa investir a curto prazo apenas lendo sobre o assunto. É imprescindível colocar a teoria na prática para colher resultados.

Outra razão pode ser o perfil do investidor. Como investimentos a curto prazo são conhecidos por sua alta rentabilidade, eles acabam atraindo os investidores arrojados.

Também, como já explicamos, esse tipo de investimento pode ser interessante para quem tiver conhecimento e puder aplicar capital sem medo de ficar no prejuízo.

Investidores que investem a curto prazo também gostam de se arriscar em oportunidades únicas e que dificilmente podem vir a se repetir novamente no mercado.

Um exemplo, são aqueles ativos (ações, criptomoedas e etc) que, podem estar com um valor temporariamente descontado por conta de algum fator externo ou interno imprevisto.

A partir do momento que o ativo voltar ao seu valor normal, o investidor a vende e lucra com a diferença. No entanto, essa guinada no valor não pode demorar.

O risco mora justamente na possibilidade do valor não voltar a subir. Todavia, isso é algo que todo investidor arrojado já considera no seu dia a dia investindo.

Podemos então resumir o investimento a curto prazo como uma ótima forma de ganhar dinheiro rapidamente, caso o investidor esteja ciente dos riscos e saiba aproveitar oportunidades.

Investimento a curto prazo: como começar?

Por mais que a prática seja fundamental para começar a investir a curto prazo, como já explicamos, o ideal é não fazer isso sem ter estudado bastante antes.

As chances de investidores iniciantes perderem todo o seu investimento em um investimento de curto prazo mal planejado são altas e acontece com frequência.

Portanto, o investidor que quiser investir a curto prazo deve começar buscando informações confiáveis sobre os ativos que ele almeja e também sobre estratégias de investimento.

Há muitos profissionais renomados que escreveram livros sobre o assunto. Há também muita informação gratuita na internet. Também existem vários cursos sobre o tema.

Por outro lado, tenha cuidado com os vendedores de curso. Se eles estiverem fazendo promessas de ganhos absurdos, há grandes chances de ser um golpe.

Depois de adquirido o conhecimento, o ideal é começar investindo pouco dinheiro e, de preferência, uma quantia que não vá fazer diferença no seu orçamento mensal.

O pior erro que o investidor a curto prazo iniciante pode cometer, é usar o dinheiro que ele precisa para pagar suas contas mensais.

Com uma pequena quantia investida, o investidor então poderá sentir na pele qual é a sensação de fazer esse tipo de investimento e se vale a pena mesmo.

Nesses momentos, muitos descobrem que não são capazes de lidar com a incerteza dos investimentos a curto prazo, ainda mais por terem resultados rápidos e definitivos.

Vale ressaltar que é fundamental fazer esse tipo de investimento em corretoras com uma boa reputação, que oferecem bons recursos ao investidor e boas taxas também.

Se você quiser saber mais sobre investimento a curto prazo, venha conhecer o site do Investidor 10! Somos o maior portal sobre investimentos da internet.