Gustavo Cerbasi é um dos consultores financeiros mais bem-sucedidos do Brasil e um grande autor best-seller com dezenas de livros publicados e recomendados.

Mas você conhece a fundo a sua história? Sabe sobre a sua trajetória e tudo que ele fez para chegar aonde ele está hoje? Muitos veem resultados, mas não sabem dos sacrifícios.

Com isso em mente, o Investidor10 decidiu escrever este artigo completo com o perfil de Gustavo Cerbasi, contando sua história e como ela pode servir de inspiração. Vamos lá?

Quem é Gustavo Cerbasi?

Podemos começar descrevendo Gustavo com o título de “maior referência em educação financeira do Brasil”, sem dúvida alguma, ele conseguiu esse título com muito esforço e resultados.

Ao longo de sua carreira, ele se consolidou como consultor, professor, palestrante e também autor com 16 livros publicados e mais de 3 milhões de cópias vendidas.

Sua experiência acadêmica vem da Universidade de São Paulo, onde se tornou Mestre em Finanças, e também da FGV de São Paulo, onde se formou em Administração Pública.

Outro título importante para a carreira de Gustavo, é ter sido eleito pela Revista Época na edição de 2009, como um dos 100 brasileiros mais influentes daquele ano.

Um fato marcante na vida de Cerbasi é o seu livro “Casais Inteligentes Enriquecem Juntos” ter ganhado uma adaptação para o cinema em 2012, no filme “Até que a Sorte nos Separe”.

O já extenso currículo de Gustavo, por sua vez, se incrementa com o fato de ele ter sido o criador do portal Mais Dinheiro, um canal que compartilha dicas financeiras com o público.

Hoje ele ganha dinheiro em especial vendendo seus livros, fazendo palestras e ministrando cursos, como o “Inteligência Financeira”, que já formou mais de 16 mil alunos.

A história da Gustavo Cerbasi

A história da Gustavo Cerbasi
A história da Gustavo Cerbasi – Foto: Instagram

A história de Gustavo Petrasunas Cerbasi, um dos principais escritores e palestrantes do mundo das finanças pessoais, se iniciou no ano de 1974, na cidade de Caxias do Sul.

Logo no começo, após terminar o colegial, o jovem rapaz rapidamente ingressou no curso de engenharia mecânica da Escola Politécnica da USP, no entanto, não o concluiu.

O motivo por trás disso foi a vontade de cursar administração pública, o que ele fez na FGV, formando-se no ano de 1998. Eventualmente, ele teria outras realizações acadêmicas:

  • Especialista em Operação de Mercado Financeiro pela FIA;
  • Especialista em Finanças Corporativas pela NYU Stern School of Business;
  • Mestre em finanças pela USP.

No campo profissional, sua primeira experiência aconteceu logo após o término da graduação, quando trabalhou por mais de um ano e meio na Boucinhas & Campos.

Ainda no ano de 1998, Gustavo Cerbasi virou o coordenador do LABFIN, uma área voltada para o mercado financeiro da FIA, cargo que ocupou por mais de 12 anos.

Inclusive, ainda na FIA, ele também exerceu o papel de professor de finanças entre os anos de 1999 e 2012.

Como empresário, foi sócio diretor da Trading Company por quase um ano. Também foi sócio diretor da New Life Planejamentos Financeiros, onde ficou por 6 anos.

Foi no ano 2000, no entanto, que ele inaugurou um dos seus maiores projetos, o portal Mais Dinheiro, ativo até e operante até hoje, compartilhando dicas e notícias sobre finanças.

Vale ressaltar que, para atuar no seu próprio portal, Gustavo já chegou a ser colunista da Folha de S. Paulo, da Gazeta Mercantil, da Destak, da Você S/A e também da Nova.

No ano de 2016 Gustavo Cerbasi começou a aparecer no “Encontro com Fátima Bernardes” da Rede Globo até 2018, o que ajudou a catapultar ainda mais sua imagem.

Como Gustavo Cerbasi se aposentou na prática?

A primeira coisa que Gustavo fez, foi definir o que o seu objetivo era ter independência financeira, e não simplesmente se aposentar quando tivesse mais idade.

Essa condição de independência ele alcançou aos 33 anos, depois de perceber as oportunidades de gastar menos e poupar esse dinheiro com várias iniciativas.

Uma das coisas que mais ajudou Gustavo, foi o conhecimento adquirido com a leitura do livro “Pai Rico, Pai Pobre”. Rapidamente ele decidiu multiplicar as suas aplicações.

Ele diz que procurou criar várias fontes de renda diferentes para não precisar comprometer a formação da sua poupança, chegando a guardar quase 85% do rendimento mensal.

No ano de 2002, por exemplo, após ser sequestrado com seu carro, Gustavo Cerbasi usou o dinheiro do seguro na bolsa, buscando ganhar com dividendos invés de rentabilidade.

Essa estratégia de multiplicação do seu capital, no entanto, já vinha se desenvolvendo desde 1998, que foi quando ele começou a trabalhar.

Após o seu casamento, em 2000, essa estratégia se intensificou ainda mais e, junto de sua esposa, Adriana, decidiu que o ideal era fazer uma série de sacrifícios.

Esses sacrifícios, é claro, seriam por pouco tempo, mas eram essenciais. Isso significou, na prática, cortar os jantares em restaurantes caros e gastar dinheiro com supérfluo.

No entanto, a recompensa logo veio ao conseguirem bancar o casamento dos seus sonhos, e com o crescimento natural da renda, ambos se motivaram nos seus planos.

Uma das atitudes que mais ajudou o casal a crescer financeiramente, foi manter um padrão de vida estável, poupando a maior parte da renda, mesmo após essa aumentar.

3 dicas de Gustavo para tirar o melhor de crises

Gustavo Cerbasi ao lado de Kaká
Gustavo Cerbasi ao lado de Kaká – Foto: Instagram

Depois da crise de 2020 o mundo nunca mais foi o mesmo. Muitas pessoas perderam tudo ou quase tudo por conta da crise. Em situações como essas as pessoas buscam ajuda.

Veja estas 3 dicas de Gustavo Cerbasi para tirar o melhor de qualquer crise.

1. Pratique o autoconhecimento

Em primeiro lugar é importante entender que uma crise não afeta todas as pessoas da mesma forma. Cada indivíduo reage de forma diferente de acordo com vários fatores.

Aqueles que são mais afetados pela perda de renda e falta de reservas, devem vender itens mais caros e comprar mais baratos, buscar parcerias e discutir formas de vender.

Já aqueles que não são tão impactos na sua renda, mas que perderam os seus investimentos, precisam estudar a fundo as razões para esses prejuízos.

O próximo passo é iniciar uma estratégia para o momento da recuperação da economia. Até porque, muitas vezes os impactos nem são tão grandes quanto parecem ser.

Por fim, os que foram pouco ou quase nada afetados pela crise, precisam mobilizar e promover soluções criativas para aqueles mais afetados. É importante ter estabilidade emocional.

2. Enxugue gastos

Algo que deve ser avaliado com muita cautela e responsabilidade, é o enxugamento de gastos. Em momentos de crise, não se pode poupar esforços para economizar.

Gustavo Cerbasi avalia que se existe uma reserva de emergência que pode manter uma família por três meses, então cortes devem ser feitos para atendê-la por seis meses.

Um dos grandes erros de muitos indivíduos é subestimar o risco da escassez. No fim das contas é fundamental ter gorduras financeiras para investir e consumir quando for oportuno.

3. Aproveite o tempo

Algo que muitas crises podem acabar oferecendo, mesmo que de forma não planejada, é o tempo. Ora, se você não pode fazer nada de imediato, porque não aproveitar?

Tira algumas horas livres do seu dia para estudar sobre finanças, organize melhor o seu orçamento doméstico, faça cursos online, busque se informar sobre o que interessa.

A verdade é que, o que mais afeta as pessoas é a falta de tempo para se organizar. Então, quando ocorre uma interrupção forçada, tire proveito da oportunidade.

As principais obras de Gustavo Cerbasi

As principais obras de Gustavo Cerbasi
As principais obras de Gustavo Cerbasi – Foto: Instagram

Veja agora um resumo de algumas das principais obras literárias de Gustavo.

1. Cartas a um jovem investidor

Trata-se de um livro composto por cartas escritas por Cerbasi que discorrem sobre tudo aquilo que ele aprendeu ao longo dos anos sobre como investir de forma inteligente.

Nesta obra, ele fala sobre a sua trajetória de vida, os seus erros e acertos, como identificar armadilhas, como lidar com o risco, buscar informações e começar a investir cedo.

2. A Riqueza da Vida Simples

Nesta obra, Gustavo propõe um novo modelo de construção de riqueza que tenta se basear no máximo possível de escolhas sustentáveis, diminuindo ineficiências do padrão de vida.

Basicamente, o livro prega que, ao invés de se abrir mão da qualidade de vida para ter um padrão de vida insustentável, é preciso reduzir custos fixos e adotar o minimalismo.

3. Empreendedores Inteligentes Enriquecem Mais

O objetivo deste livro é ajudar os empreendedores de primeira viagem a compreenderam melhor a parte financeira dos seus negócios, que muitas vezes é terceirizada.

Gustavo explica que essa terceirização, muitas vezes deixa o empreendedor no escuro. Por isso, um dos focos da obra é a importância de se fazer um plano de negócios.

4. Como Organizar Sua Vida Financeira

O título já entrega o propósito do livro, que é ensinar as pessoas a como organizarem a sua vida financeira pessoal de acordo com o momento da vida na qual se encontram.

Entre os ensinamentos propostos neste livro de Gustavo Cerbasi, podemos destacar três.

  • Como declarar o imposto de renda;
  • Como administrar dívidas;
  • Como usar o cartão de crédito.

5. Adeus, Aposentadoria

Por meio de uma consulta extensiva de pesquisas e também reflexões próprias, Gustavo explica nesta obra como a velha fórmula de poupar para a velhice já está ultrapassada.

Este livro aborda de forma mais profunda o que deve ser feito para conseguir atingir uma independência financeira em uma idade avançada, considerando a situação do mundo atual.

6. Investimentos Inteligentes

Um livro indicado para quem está começando no mundo dos investimentos e precisa de um guia para saber como aplicar o seu dinheiro de modo a maximizar o seu retorno.

O fato é que, com tantas opções de investimento disponíveis e surgindo a todo momento, os investidores podem ficar atordoados. Ainda mais se não conhecerem o seu perfil.

7. Dez Bons Conselhos de Meu Pai

O que realmente define o sucesso de um indivíduo são as suas escolhas. O problema é que a maioria das pessoas não fazem boas escolhas. A boa notícia, é que dá para aprender.

Nesta obra, Gustavo Cerbasi fala como a influência de seu pai, seu avô, seu tio e seu técnico de natação o nortearam nos caminhos da vida por meio de bons conselhos.

8. Casais Inteligentes Enriquecem Juntos

Muitos erroneamente acreditam que o casamento é um custo ou uma despesa a mais que, dificilmente traz bons retornos financeiros. Nesta obra é mostrado o contrário.

Gustavo conta a sua trajetória de sucesso com a sua esposa, todos os sacrifícios que eles fizeram e suas decisões para, então, alcançar um padrão e qualidade de vida desejável.

9. Os Segredos dos Casais Inteligentes

Um complemento ao “Casais Inteligentes Enriquecem Juntos”, agora com dicas mais práticas para casais que querem tomar melhores decisões financeiras.

Alguns tópicos que são abordados na obra:

  • Como economizar sem abrir mão do conforto?
  • Abrir um negócio com o parceiro atrapalha o relacionamento?
  • É melhor comprar ou alugar um imóvel?

10. Pais Inteligentes Enriquecem Seus Filhos

A premissa do livro é mostrar que, economizar dinheiro para dar aos seus filhos uma vez que eles foram de maior idade, apesar de óbvio, não é o mais eficiente.

Gustavo mostra a importância que existe em ensinar aos filhos a como administrar o próprio dinheiro de forma eficiente. A poupar, investir e refletir sobre suas prioridades.

11. Dinheiro – Os segredos de quem tem

Um livro que tenta desmistificar a forma como as pessoas de fato enriquecem, o que, nem sempre está associado a herança, inteligência ou mesmo um diploma universitário.

Na realidade, o autor discorre que os principais elementos do enriquecimento são o trabalho duro, saber fazer economias disciplinadas e ter um padrão de vida adequado.

12. Mais tempo, mais dinheiro

Um livro escrito em parceria com Christian Barbosa e que responde a famosa questão: “Tempo é dinheiro? ”. Para Gustavo Cerbasi, a resposta é um sonoro não.

De nada adianta ter dinheiro e viver sem tempo e, apesar do sonho da maioria das pessoas ser o de ter mais dos dois à disposição, é preciso que eles estejam em equilíbrio.

Gostou deste perfil que fizemos sobre um dos maiores especialistas em finanças do país? Então aproveite para ver todos os outros conteúdos do Investidor10 e seguir nossas redes sociais.