Mercado de criptomoedas: saiba o que esperar
Conteúdo
O mercado das criptomoedas continua avançando a passos largos juntamente com a tecnologia, todo dia tem uma novidade. Em meio a toda a essa dinâmica característica desse tipo de ativo, saber onde está pisando é fundamental para não cair em armadilhas.
O mercado de cripto é cheio de oportunidades, nesse texto você vai descobrir como aproveitá-las com segurança. Vamos conferir?
Dados sobre o mercado de criptomoedas
Talvez você ainda esteja desconfiado em relação ao mercado de criptomoedas. No entanto, dados históricos comprovam sua força. O Bitcoin, por exemplo, já registrou valorização superior a 400% em determinados períodos, mesmo em meio a crises e instabilidade econômica global.
Além dele, a moeda Ethereum e outras criptomoedas também se destacam como alternativas que ganharam espaço nos últimos anos.
Vale lembrar que resultados passados não garantem ganhos futuros. Este artigo é apenas informativo e não constitui recomendação de investimento.
💡Para quem deseja acompanhar de perto o mercado, ferramentas como o Ranking de Criptomoedas do Investidor10 ajudam a visualizar, em tempo real, as moedas mais negociadas, as maiores altas e as que acumulam quedas relevantes.
O que impulsiona esse mercado
-
Aumento da adesão ao Bitcoin: a moeda digital continua sendo a mais procurada por investidores, tanto pela popularidade quanto pelo histórico de valorização.
-
Proposta de valor: além do potencial de lucro, as criptos oferecem descentralização e transparência.
-
Grandes investidores e empresas: empresas globais e gigantes da tecnologia já utilizam plataformas baseadas em blockchain, reforçando a credibilidade desse mercado.
Criptomoedas são seguras?

SIM! Esse é justamente um dos motivos que levam grandes empresas a recorrer ao mercado das criptomoedas. Além de ser um mercado seguro e transparente, as transações são irrastreáveis.
Muitas pessoas acreditam que, por ser irrastreável, o mercado das criptomoedas pode se tornar alvo de pessoas mal-intencionadas. Apesar de não ser possível rastrear as transações, isso não significa que as transações não sejam armazenadas.
Cada criptomoeda possui uma plataforma (que recebe o nome técnico de Blockchain). Nessas plataformas, as transações são guardadas em um banco de dados.
O mais interessante é que esse banco de dados vive na “nuvem”, não estando sob o poder ou controle de ninguém. Há plataformas que são tão seguras e avançadas que são mais conhecidas que a própria criptomoeda.
Além disso, quando procurar uma corretora você pode averiguar quais as medidas de segurança fornecidas por ela.
💡Saiba mais: Como investir em criptomoedas [Guia Completo]
Entender a volatilidade das criptos
O mercado das criptomoedas oscila muito, sendo extremamente volátil. Isso significa que o preço dessas moedas pode estar em alta agora e despencar de repente. Assim, se deseja sobreviver nesse meio, entenda perfeitamente os riscos relacionados à volatilidade.
Estude o máximo que puder. Invista em cursos de qualidade, manuais, guias e e-books. Além disso, quando aprender as técnicas de venda e compra desse ativo, preste muita atenção em todas as regras. Não adianta ser um expert nos conceitos e não aplicar as técnicas corretamente.
Atenção a euforia para não comprar na alta e vender na baixa. Se você estudar muito, terá consciência que ser “emocionado” e eufórico pode causar grandes prejuízos financeiros.
O mercado das criptomoedas tem vantagens, mas exige que seus usuários sejam inteligentes e atentos.
Não arrisque muito do seu capital
Essa dica vale especialmente para os iniciantes, se estiver começando agora, vá devagar! Por isso, invista com valores baixos no início.
Mesmo que saiba bem a teoria, leva tempo para dominar a prática do mercado. Lentamente, aumente seu capital investido.
Criptomoedas mais negociadas recentemente
Segundo um relatório de movimentações entre 9 a 15 de setembro de 2025, as três mais negociadas foram:
-
Bitcoin (BTC): liderando com folga, mostrando que continua sendo o ativo de maior liquidez e preferência.
-
Ethereum (ETH): a segunda mais negociada, reforçando o seu papel dentro de contratos inteligentes, DeFi e inovações no ecossistema cripto.
-
Solana (SOL): aparece na terceira posição, com volumes muito fortes, refletindo o interesse de investidores por sua velocidade de transações e ecossistema em expansão.
Conclusão
O mercado de criptomoedas continua evoluindo e oferecendo oportunidades para quem busca diversificação e inovação nos investimentos.
Ferramentas como o Ranking de Criptomoedas e o Gerenciador de Carteira do Investidor10 vai te trazer clareza para você saber exatamente onde está pisando.
Você não está sozinho! Para aproveitar ao máximo esses recursos exclusivos e tornar sua experiência ainda mais completa, cadastre-se gratuitamente.