Curva de Laffer: O que é? Qual a Importância?

Author
Publicado em 27/09/2023 às 17:03h - Atualizado 7 meses atrás Publicado em 27/09/2023 às 17:03h Atualizado 7 meses atrás por Redação
Calcular Endividamento

Curva de Laffer: O que é? Qual a Importância?

Você sabe o que é a Curva de Laffer? Hoje lhe explicaremos em detalhes o que é a curva de laffer, como ela é aplicada e a importância que ela tem na prática. Para quem nunca ouviu falar neste conceito, com certeza este artigo será de grande valia. Sendo assim, vamos entender o que é significa ''Curva de Laffer''.

O que é Curva de Laffer?

Curva de Laffer

Ao estudarmos sobre conceitos e teorias econômicas, principalmente as teorias voltadas à tributação do estado, vemos que a Curva de Laffer acaba sendo um conceito amplamente utilizado. Na prática, essa Curva nada mais é do que uma correlação entre o quanto o governo cobra de impostos e o quanto ele arrecada. No dia a dia, vemos que o conceito da Curva de Laffer acaba entrando em pauta ao vermos discussões sobre o quanto o governo deveria taxar, visando uma maior eficiência em sua arrecadação. Analisando mais a fundo essa teoria econômica, vemos que ela quebra uma crença de que, quanto mais impostos o governo cobrar, mais ele arrecadará. Nesta teoria, ela mostra que em um determinado ponto da curva, se o Governo começar a cobrar mais impostos, a arrecadação diminuirá. Parece algo contraintuitivo, mas, segundo esta teoria, se a porcentagem de impostos ultrapassar este ponto da curva, ela acabará incentivando práticas de evasão fiscal. Assim, reduzindo a arrecadação. Com base na teoria da Curva de Laffer, podemos entender que há um ponto máximo ideal entre o quanto o governo pode cobrar de impostos e o quanto isso trará de arrecadação. Caso passe desse ponto, a arrecadação diminuirá. Quem criou a Curva de Laffer? A Curva de Laffer é uma teoria econômica criada por Arthur Laffer. Nascido em 1940, Arthur Laffer é um renomado economista americano que se consagrou pela sua teoria da Curva de Laffer. O grande objetivo de Arthur ao apresentar essa teoria foi demonstrar que a crença de que uma tributação mais alta sempre resulta em maior arrecadação nem sempre está correta. Tendo em vista que se essa tributação ultrapassar um determinado ponto, ela diminuirá o quanto o estado consegue arrecadar. O Efeito Laffer traz uma ideia que foge do senso comum. No caso, essa teoria sugere que, em determinados cenários econômicos, reduzir a alíquota de tributação aumentará a arrecadação do estado.

A Curva de Laffer foi comprovada?

Mesmo sendo uma teoria econômica de reconhecimento global, vemos que a Curva de Laffer é uma teoria que ainda não foi comprovada. Contudo, observamos que a relação entre o aumento da tributação e a diminuição da receita parece estar se tornando real em alguns países. Nas últimas décadas, vimos casos de países em que a tributação era extremamente elevada e, com isso, acabaram sofrendo com evasão fiscal. Países como a França, por exemplo, acabam sofrendo muito com a evasão de milionários. Tendo em vista que o imposto sobre essa classe acaba sendo muito elevado. Dessa forma, o que podemos entender é que, mesmo o Efeito Laffer ainda não sendo comprovado, com certeza ele é um ótimo caso para estudo das relações entre tributos e arrecadação. Além disso, um ponto interessante sobre a Curva de Laffer que nos ensina bastante sobre os conceitos econômicos está relacionado ao senso comum. Muitos acreditam que a lógica para aumentar a arrecadação seria cobrar mais impostos; afinal, dessa forma, o estado ganharia mais. Entretanto, por meio dessa teoria do Arthur Laffer, vemos que isso não é o que realmente aconteceria. É por isso que é tão importante estudarmos os princípios econômicos, antes de tomarmos algum tipo de conclusão. Por hoje, encerraremos por aqui! Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a compreender melhor o funcionamento da Curva de Laffer. Para ver outros dos nossos conteúdos, não deixe de conferir os nossos outros conteúdos sobre Mercado Financeiro, Ações e Investimentos!