Provavelmente você já ouviu alguém falar sobre as criptomoedas ou então sobre os bitcoins, a primeira criptomoeda criada. No entanto, talvez você não saiba como elas surgiram e como funcionam. Existem muitas pessoas investindo em criptomoedas e que já ganharam muito dinheiro nesse negócio.

Afinal, o que são moedas digitais e como elas funcionam? É seguro investir? Descubra isso e muito mais neste conteúdo especial que é o primeiro de uma série a respeito das criptomoedas que o Investidor 10 preparou para você.

O que são criptomoedas?

Maiores criptomoedas
Maiores criptomoedas da atualidade – Foto: Freepik

As moedas digitais são um tipo de moeda assim como o Dólar, o Euro ou o Real. No entanto, existe uma grande diferença entre uma criptomoeda e as tradicionais moedas que já conhecemos e utilizamos no nosso dia a dia. Isso porque, as moedasdigitais só existem no meio virtual, isso quer dizer que apesar de serem utilizadas para realizar pagamentos e transações ou para a compra de outras moedas, as criptomoedas não podem ser sacadas em um caixa eletrônico ou em uma casa de câmbio, por exemplo.

Aceitas em muitos estabelecimentos ao redor do mundo como forma de pagamento, as criptomoedas continuam chamando a atenção de investidores.

Aproveite para conferir nossa página com a cotação do Ethereum hoje e também a cotação de hoje do Bitcoin.

Como surgiram as criptomoedas?

Como surgiram as criptomoedas
Moedas no meio da pedra – Foto: Freepik

Tudo começou em 2009, quando um desconhecido de pseudônimo Satoshi Nakamoto criou e lançou a primeira criptomoeda da qual se tem conhecimento e a mais famosa até hoje, o Bitcoin.

O Bitcoin assim como as demais moedas virtuais funcionam com base em uma segura e poderosa criptografia ponta a ponta, sem a interferência de uma autoridade central regulatória, como ocorre com as outras moedas. Talvez, a descentralização e o anonimato seja um dos maiores mistérios das criptomoedas e sua maior diferença em relação às moedas convencionais. 

Sua estrutura descentralizada está apoiada no chamado sistema Blockchain, uma espécie de livro eletrônico que contabiliza e distribui entre todos os computadores da sua rede o histórico das transações realizadas, fato que por si só garante um elevado nível se segurança para as criptomoedas, afastando por exemplo, possíveis ataques hackers.

A Blockchain é uma espécie de comunidade mundial de computadores que realizam, organizam e armazenam o histórico de todas as transações com criptomoedas entre si, sem que exista a necessidade de uma instituição reguladora, como um Banco Central por trás de tudo isso, característica que torna a moeda totalmente independente, livre de regulações e taxas por transações.

A tecnologia empregada nas criptomoedas e suas camadas de segurança e criptografia são tão poderosas, que desde então nenhum hacker conseguiu atacar e derrubar o sistema. Qualquer computador na rede Blockchain em atitude suspeita é automaticamente excluído.

Como obter criptomoedas? Como investir em criptomoedas?

Como investir em criptomoedas
Criptomoedas Bitcoin – Foto: Freepik

Basicamente existem 3 formas de se obter uma criptomoeda, investindo, minerando ou a aceitando como forma de pagamento, vamos entender como funciona cada uma dessas opções.

Investindo em criptomoedas: Atualmente investir em moedas digitais é a forma mais fácil de obtê-las. Para isso, o investidor interessado precisa se cadastrar em uma corretora de valores especializada nesse tipo de moeda e realizar uma operação de compra, trocando o Real ou alguma outra moeda por criptomoedas.

O processo funciona da mesma forma que ocorre no mercado de câmbio e nas operações de compra de outras moedas com o objetivo de investimento e ganhos com a valorização. Isso quer dizer que da mesma forma que podemos investir hoje na compra do dólar, podemos investir na compra de criptomoedas e os ganhos funcionam da mesma forma, se a moeda valoriza o investidor ganha, se desvaloriza o investidor perde.

Minerando criptomoedas: Sem um órgão regulador e totalmente sem custos qual seria a solução para manter a Blockchain operacional e registrar todas as operações? Para manter uma moeda virtual em funcionamento é preciso contar com uma estrutura robusta de computadores que façam o registro de cada transação, considerando ainda que toda transação envolve uma pesada criptografia e portanto exige grande processamento de dados para sua concretização.

A solução encontrada foi a chamada mineração, mecanismo onde usuários da rede podem colocar a capacidade de processamento dos seus computadores a serviço da Blockchain, sendo remunerados em criptomoedas como recompensa.

Aceitando criptomoedas como forma de pagamento: Por fim, também é possível obter criptomoedas por meio da venda de produtos ou prestação de serviços. Ao redor do mundo já existem milhares de estabelecimentos que aceitam moedas digitais como meio de pagamento, sendo o Bitcoin a que possui maior aceitação.

Quanto custa uma criptomoeda?

Bitcoins
Em destaque uma representação do Bitcoin, a mais famosa das criptomoedas – Foto: Freepik

Atualmente existem diversas moedas virtuais sendo negociadas pelo mundo, no entanto o bitcoin ainda mantém o posto de moeda virtual mais famosa. Quando lançado um bitcoin não possuía qualquer valor comercial, no entanto com o crescimento da moeda e da sua procura hoje ela já é cotada em mais de R$ 60 mil reais.

Sua maior valorização ocorreu em 2017, ano em que a moeda obteve valorização superior a 1000%. Ocasião em que muita gente que investia em bitcoins acabou enriquecendo de forma fácil.

No entanto, vale destacar, que a moeda é muito volátil e que já no ano seguinte a moeda virtual sofre forte valorização. Como um investimento volátil e de alto risco as moedas digitais já fizeram muita gente ganhar, mas também perder muito dinheiro.

A boa notícia para quem pretende investir e se aventurar em meio as criptomoedas é a possibilidade de comprar apenas pequenas frações do seu valor total, assim como pode ser feito no mercado de ações.

Quando o assunto são as bitcoins por exemplo, que por sinal é a criptomoeda mais negociada no mundo, é possível realizar compras a partir da fração de oito casas decimais, ou seja, apenas 0,00000001 bitcoins.

Você já investe em moedas digitais? Qual é a sua experiência ao investir nesse tipo de moeda? Contribua com o nosso conteúdo deixando o seu comentário!

Interessado em conhecer ainda mais sobre o mercado de criptomoedas? Então, continue acompanhando o blog do Investidor 10, em breve publicaremos outros conteúdos relevantes sobre o assunto!

Até a próxima!