Se você pretende comprar ou vender ações é muito importante conhecer o horário de abertura do mercado e funcionamento da bolsa de valores. 

Isso porque, por mais que algumas corretoras permitam o agendamento de ordens de compra ou venda de ações, elas só podem ser efetivadas no horário de funcionamento do mercado, horário esse, que é pré estabelecido pela B3.

Para quem ainda não sabe, a B3 é a empresa responsável por administrar e operacionalizar o mercado de ações aqui no Brasil, bem como definir regras e fiscalizar seus participantes em parceria com a CVM – Comissão de Valores Mobiliários.

A bolsa de valores possui horários definidos para abertura e fechamento, na sequência você poderá conhecer mais sobre eles.

Horário de abertura do mercado na B3

horários B3

 

O processo de abertura de mercado na bolsa de valores brasileira é dividido basicamente em três partes, são elas:

  • Cancelamento de ofertas;
  • Pré-abertura;
  • Negociação.

Abertura do mercado – Cancelamento de ofertas

O horário de cancelamento de ofertas é uma oportunidade para investidores que desejem cancelar ofertas anteriormente registradas no Home Broker do seu banco ou corretora de valores antes que as operações no mercado iniciem.

O cancelamento de ofertas dura 15 minutos, é exclusivo para este fim e ocorre entre 09:30 e 09:45h.

Vale destacar, que apesar de existir um horário exclusivo para o cancelamento de ordens, os investidores podem cancelar suas ordens em qualquer momento, desde que o mercado de ações esteja aberto.

O que são os agentes econômicos?
Lupa, lápis e calculadora – Foto por Frepik.

Abertura do mercado – Pré-abertura

Logo após o horário de cancelamento de ofertas, temos o horário de pré-abertura que ocorre entre 09:45h e 10h. Este horário é destinado ao recebimento das primeiras ordens de compra e venda de ações do dia.

Durante a pré-abertura ou leilão de pré-abertura, os investidores podem registrar suas ordens de compra e venda de ações, no entanto, elas serão efetivadas apenas após a efetiva abertura do mercado de ações.

A pré-abertura é um mecanismo utilizado pela bolsa de valores para formação do preço das ações e equilíbrio do mercado.

Abertura do mercado – Negociação

Por fim, temos o horário de negociação ou pregão, que é efetivamente quando as ordens de compra e venda de ações podem acontecer.

O horário de negociação se inicia às 10h e se encerra apenas às 17:55h sem intervalos.

Vale destacar, que o funcionamento da bolsa de valores ocorre apenas nos dias úteis. Logo, não é possível realizar operações na bolsa de valores aos finais de semana e feriados.

Abertura do mercado: Confira quando começa o pregão da B3
Homem mostrando o relógio – Foto: Freepik

Horário de fechamento do mercado na B3

Por fim, é importante que você investidor, que pretende negociar no mercado de ações, fique por dentro do horário de fechamento do mercado, também conhecido como call de fechamento.

O call de fechamento do mercado de ações acontece entre 17:55 e 18h e serve como um mecanismo para determinar o preço final dos ativos no dia.

Somente as ações que participam da carteira teórica do índice Ibovespa podem ser negociadas durante o período reservado a call de fechamento.

Agora você já sabe tudo sobre o horário de abertura do mercado e funcionamento da bolsa de valores. No entanto, caso tenha restado alguma dúvida, não deixe de nos enviar o seu comentário!

Continue acompanhando o Investidor10 e aproveite para seguir a nossa página no Instagram.

Até a próxima!