A Sony Corporation atua no setor de consumo cíclico, dentro da indústria de equipamentos de áudio e vídeo, e foi fundada em maio de 1946, no Japão, pelos engenheiros Masaru Ibuka e Akio Morita, operando sob regulamentação do governo japonês e de órgãos internacionais de comércio e tecnologia.
Desde sua fundação, a Sony tem como missão desenvolver equipamentos eletrônicos inovadores e expandir sua presença no setor de entretenimento e tecnologia.
Seu portfólio de produtos e serviços inclui:
- Equipamentos eletrônicos e dispositivos de consumo, como televisores, gravadores de áudio e vídeo, câmeras fotográficas e celulares.
- Semicondutores e hardware tecnológico, voltados para diferentes segmentos da indústria.
- Produção e distribuição de conteúdo de entretenimento, incluindo filmes, músicas, animações e jogos eletrônicos.
- Desenvolvimento e licenciamento de softwares e aplicativos multimídia.
Com uma presença consolidada no mercado global, a Sony comercializa seus produtos e serviços por meio de varejistas e atacadistas em diversos países. A empresa tem operações em América do Norte, América Latina, Europa e Ásia, com forte atuação nos Estados Unidos, Japão, Reino Unido e China.
Sua estrutura corporativa inclui divisões especializadas que operam em diferentes segmentos do mercado. Algumas das subsidiárias mais relevantes são:
- Sony Interactive Entertainment (SIE) – responsável pelo desenvolvimento e distribuição da linha PlayStation.
- Sony Music Entertainment – uma das maiores gravadoras do mundo, com um portfólio de artistas renomados.
- Sony Pictures Entertainment – estúdio cinematográfico responsável por franquias de sucesso como Homens de Preto, Resident Evil e Homem-Aranha.
- Sony Semiconductor Solutions – setor focado na produção de sensores de imagem e semicondutores.
Com uma equipe de 111.000 funcionários ao redor do mundo, a Sony mantém uma infraestrutura operacional robusta, composta por fábricas, centros de pesquisa e escritórios estratégicos.
A inovação contínua e o investimento em novas tecnologias garantem à empresa um papel de destaque na indústria de eletrônicos e entretenimento.
As ações da Sony Corporation são negociadas na NYSE sob o ticker SONY e no Brasil por meio do BDR SNEC34.
História e quando foi criada a Sony Corporation
A trajetória da Sony Corporation começou em 1946, no Japão, quando Masaru Ibuka e Akio Morita fundaram a empresa com o objetivo de desenvolver e reparar equipamentos eletrônicos.
A grande virada aconteceu em 1954, quando a Sony obteve permissão para fabricar transistores. No mesmo ano, a empresa lançou no mercado o primeiro rádio transistor do Japão, que rapidamente se tornou um sucesso, conquistando consumidores dentro e fora do país.
Nas décadas seguintes, a empresa lançou algumas das inovações mais impactantes do mercado, incluindo:
- 1960: Fundação da Sony Corporation of America, estabelecendo sua presença nos Estados Unidos.
- 1968: Expansão para a Europa, com a inauguração de operações no Reino Unido.
- 1979: Lançamento do Walkman, revolucionando o mercado de áudio portátil.
- 1982: Desenvolvimento do CD player, em parceria com a Philips.
Nos anos 1980 e 1990, a Sony diversificou seus negócios e entrou no setor de mídia e entretenimento, adquirindo empresas estratégicas como CBS Records (Sony Music) em 1988 e Columbia Pictures (Sony Pictures) em 1989.
A partir dos anos 2000, a empresa ampliou seus investimentos em tecnologia digital e videogames, lançando consoles de grande sucesso, como o PlayStation 2, 3, 4 e 5, consolidando sua posição no mercado de entretenimento interativo.
Nas décadas seguintes, em 2021 a companhia realizou a aquisição de novos estúdios de jogos para fortalecer o portfólio da PlayStation Studios. Já entre 2023 e 2024 a companhia realizou novos lançamentos na linha PlayStation e avanços em realidade virtual e aumentada.
Informações Complementares
A empresa Sony Corporation (Estados Unidos), está listada na NYSE com um valor de mercado de $ 151,07 Bilhões, tendo um patrimônio de $ 55,42 Bilhões.
Com um total de 111.700 funcionários, a empresa está listada no setor de Consumo Cíclico e categorizada na indústria de Equipamentos de Áudio e Vídeo.
Nos últimos 12 meses a empresa teve um faturamento de $ 91,31 Bilhões, que gerou um lucro no valor de $ 7,53 Bilhões.
Quanto aos seus principais indicadores, a empresa possui um P/L de 20,07, um P/VP de 2,73 e nos últimos 12 meses o dividend yeld da SONY ficou em 0,49%.
A empresa é negociada no Brasil através do BDR SNEC34, ou pode ser adquirida no exterior através do ticker SONY.