A GoPro Inc. é uma empresa norte-americana do setor de tecnologia, classificada na indústria de equipamentos eletrônicos e câmeras digitais, reconhecida globalmente pelo desenvolvimento de câmeras de ação compactas e acessórios voltados para captura de imagens em ambientes extremos.
Fundada por Nick Woodman, a empresa surgiu a partir do objetivo de criar uma câmera resistente, portátil e de alta performance para surfistas capturarem suas manobras, algo que não era possível com o equipamento disponível no mercado no início dos anos 2000.
O portfólio da GoPro inclui câmeras da linha HERO, drones (como o Karma, posteriormente descontinuado), acessórios de montagem, estabilizadores, lentes especiais, além de serviços de edição e armazenamento em nuvem através da plataforma GoPro Subscription. A empresa também desenvolve softwares de edição como Quik, integrados a dispositivos móveis e desktops.
A atuação da companhia é global, alcançando mercados na América do Norte, Europa, Ásia e América Latina. Seus produtos são utilizados por atletas, criadores de conteúdo, profissionais de audiovisual e consumidores em geral, consolidando a marca como referência em câmeras de ação.
Entre os fatores de mercado que influenciam seu desempenho estão o avanço das redes sociais, a popularização do conteúdo digital, a concorrência com fabricantes de smartphones e câmeras esportivas, além de ciclos de inovação tecnológica cada vez mais rápidos.
A estrutura operacional da GoPro inclui unidades de desenvolvimento e design nos Estados Unidos, centros de produção terceirizados na Ásia, além de escritórios comerciais e logística em diversos países. A empresa possui centenas de colaboradores distribuídos globalmente, atuando em engenharia, P&D, marketing e suporte ao consumidor.
As ações da GoPro Inc. são negociadas na Nasdaq sob o ticker GPRO.
História e quando foi criada a GoPro Inc.
A GoPro Inc. foi fundada em 2002, na Califórnia, por Nick Woodman, inspirado após uma viagem de surfe à Austrália e Indonésia, em que percebeu a dificuldade de registrar imagens de esportes radicais de forma prática e com boa qualidade.
O primeiro produto oficial, a GoPro HERO, foi lançado em 2004, inicialmente como uma câmera analógica presa ao pulso, vendida principalmente para surfistas. O sucesso do produto impulsionou a evolução para câmeras digitais e, posteriormente, modelos com vídeo em alta definição.
Durante os anos 2010, a empresa se destacou mundialmente com a linha HERO, tornando-se líder absoluta no segmento de câmeras de ação. Em 2014, a companhia realizou sua oferta pública inicial (IPO) na Nasdaq, ampliando investimentos em expansão global e novas tecnologias.
Entre 2015 e 2018, a GoPro enfrentou desafios, incluindo retração em vendas, concorrência acirrada e o fracasso comercial do drone Karma, que levou à reestruturação da companhia.
Entre 2020 e 2024, a empresa se recuperou ao adotar um modelo de negócios mais enxuto e focado em assinaturas digitais, inovação na linha HERO, aumento de vendas diretas ao consumidor e expansão da plataforma de serviços, como backups automáticos e ferramentas avançadas de edição.
Informações Complementares
A empresa GoPro Inc. (Estados Unidos), está listada na Nasdaq com um valor de mercado de $ 259,17 Milhões, tendo um patrimônio de $ 80,49 Milhões.
Com um total de 758 funcionários, a empresa está listada no setor de Consumo Cíclico e categorizada na indústria de Atividades Fotográficas.
Nos últimos 12 meses a empresa teve um faturamento de $ 650,75 Milhões, que gerou um prejuízo no valor de $ -121,57 Milhões.
Quanto aos seus principais indicadores, a empresa possui um P/L de -2,13, um P/VP de 3,22 e nos últimos 12 meses a empresa não pagou dividendos.
A empresa é negociada no Brasil através do BDR GPRO34, ou pode ser adquirida no exterior através do ticker GPRO.