A Exxon Mobil Corporation, sediada nos Estados Unidos, é uma das maiores empresas do setor de energia, fundada por John D. Rockefeller.
Com ampla atuação na indústria de extração de petróleo e gás natural, a ExxonMobil está entre as principais companhias globais no segmento de exploração, produção, refino e comercialização de petróleo, gás e produtos petroquímicos.
Entre seus principais produtos e serviços estão: a exploração e produção de petróleo e gás natural, refino de combustíveis, produção de lubrificantes e produtos químicos derivados do petróleo, além de investimentos em soluções de energia com baixo teor de carbono.
Com uma atuação global robusta, com operações nos Estados Unidos, América Latina, Europa, Ásia e África, a companhia desenvolve projetos de exploração em áreas estratégicas, como o Golfo do México, Brasil e Oriente Médio.
Dessa forma, a empresa investe continuamente em tecnologia e inovação para otimizar a extração e o processamento de recursos energéticos, garantindo a eficiência operacional e sustentabilidade em suas operações.
Suas ações são negociadas na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) sob o ticker XOM, enquanto no Brasil, os investidores podem adquiri-las por meio do BDR EXXO34.
História e quando foi criada a Exxon Mobil Corporation
A Exxon Mobil Corporation tem suas origens na criação da Standard Oil Company, fundada por John D. Rockefeller em 1870, considerada uma das primeiras gigantes do setor de petróleo.
Em 1911, após a dissolução da Standard Oil devido a questões antitruste, a empresa foi dividida em diversas entidades, incluindo a Exxon (anteriormente Standard Oil of New Jersey) e a Mobil (Standard Oil of New York).
Ao longo das décadas, ambas as empresas cresceram significativamente, expandindo suas operações em nível global, investindo em novas tecnologias e consolidando sua presença em mercados emergentes.
Em 1999, ocorreu a fusão entre Exxon e Mobil, criando a Exxon Mobil Corporation, uma das maiores empresas de energia do mundo.
Nos primeiros anos após a fusão, a ExxonMobil investiu em pesquisa e desenvolvimento, explorando novas reservas de petróleo e gás e expandindo suas atividades de refino e distribuição.
A empresa enfrentou desafios como a oscilação dos preços do petróleo e pressões regulatórias, mas manteve sua posição como líder global no setor, no entanto seguiu com a exploração de reservas no pré-sal brasileiro, o desenvolvimento de projetos de gás natural liquefeito (GNL) em diversas partes do mundo.
Já nos últimos anos, por volta de 2020 e 2024, a ExxonMobil tem enfrentado desafios relacionados à transição energética global, buscando diversificar seu portfólio com investimentos em energia renovável.
A empresa também se concentrou na otimização de suas operações, reduzindo custos e melhorando sua eficiência operacional, além da captura de carbono e combustíveis de baixo teor de carbono.
Atualmente, a Exxon Mobil Corporation continua sendo uma das líderes do setor de energia, mantendo um equilíbrio entre suas operações tradicionais de exploração e refino e o investimento em soluções sustentáveis.
Informações Complementares
A Empresa Exxon Mobil Corporation (Estados Unidos), está listada na NYSE com um valor de mercado de $ 478,82 Bilhões, tendo um patrimônio de $ 276,40 Bilhões.
Com um total de 74.900 funcionários, a empresa está listada no setor de Energia e categorizada na indústria de Extração de Petróleo e Gás natural.
Nos últimos 12 meses a Empresa teve um faturamento de $ 339,88 Bilhões, que gerou um lucro no valor de $ 33,70 Bilhões.
Quanto aos seus principais indicadores, a Empresa possui um P/L de 14,21, um P/VP de 1,73 e nos últimos 12 meses o dividend yeld da XOM ficou em 3,58%.
A Empresa é negociada no Brasil através do BDR EXXO34, ou pode ser adquirida no exterior através do ticker XOM.