A The Walt Disney Company é uma multinacional americana de entretenimento e mídia, fundada pelos irmãos Walt Disney e Roy O. Disney e categorizada no setor de serviços.
A empresa opera por meio de quatro principais segmentos de negócios:
- Redes de Mídia: Canais de televisão como ESPN, Disney Channel, ABC e National Geographic.Serviços de streaming como Disney+, Hulu e ESPN+.
- Parques e Resorts: Operação de parques temáticos e resorts, incluindo Disneyland, Walt Disney World e destinos internacionais como Tokyo Disneyland e Shanghai Disney Resort, Disneyland Paris.
- Entretenimento de Estúdio: Produção e distribuição de filmes, séries e animações por meio de estúdios como Pixar, Marvel Studios, Lucasfilm e 20th Century Studios.
- Produtos de Consumo e Mídia Interativa: Licenciamento de produtos, jogos digitais e experiências interativas com marcas icônicas como Mickey Mouse, Star Wars e Marvel.
Com uma presença global abrangente, a empresa opera em mais de 170 países, com seus principais mercados nos Estados Unidos, Europa, América Latina e Ásia.
No Brasil, sua atuação é forte no segmento de canais de TV por assinatura, produtos licenciados e turismo por meio da comercialização de pacotes para seus parques temáticos.
Entre os fatores de mercado que impactam a empresa estão o avanço do streaming, a concorrência com plataformas digitais, regulamentações no setor de mídia e o impacto econômico nas operações de parques temáticos.
A Disney também investe continuamente em novas tecnologias, parcerias estratégicas e expansão de suas operações globais.
Com cerca de 203.000 funcionários globalmente, a companhia opera por meio de uma estrutura integrada que abrange estúdios de produção, canais de televisão, lojas licenciadas e redes de distribuição digital e física.
A Disney está listada na NYSE sob o ticker DIS, e no Brasil, suas ações podem ser negociadas via BDR DISB34.
História e quando foi criada a The Walt Disney Company
The Walt Disney Company foi fundada em 1923, em Los Angeles, Califórnia, pelos irmãos Walt e Roy Disney, inicialmente sob o nome de The Walt Disney Studio.
A empresa começou produzindo curtas de animação, com destaque para a série Alice Comedies, que misturava animação com filmagem live-action.
Nos primeiros anos, a empresa enfrentou desafios financeiros e operacionais, mas em 1928, com a criação do personagem Mickey Mouse, a Disney alcançou grande sucesso.
Em 1940, a Disney realizou sua oferta pública inicial (IPO) e começou a se expandir globalmente. Ao longo das décadas seguintes, a empresa adquiriu novos estúdios e canais de televisão, solidificando sua presença internacional.
Na década de 1950, a Disney expandiu seus negócios além da animação, lançando o primeiro parque temático, a Disneyland, na Califórnia, que se tornou um marco na história do entretenimento.
Em 1955, a empresa iniciou sua entrada no mercado televisivo com o lançamento do programa "The Mickey Mouse Club".
Entre 2006 e 2012, a Disney expandiu significativamente sua presença no mercado de entretenimento com aquisições estratégicas, como Pixar Animation Studios (2006), Marvel Entertainment (2009) e Lucasfilm (2012), que trouxeram para seu portfólio marcas como Toy Story, Os Vingadores e Star Wars.
Nos anos mais recentes, entre 2020 e 2024, a empresa tem se concentrado no crescimento de sua plataforma de streaming, o Disney+, que se tornou um dos principais serviços de entretenimento digital do mundo.
A empresa está sediada em Burbank, Califórnia, nos Estados Unidos, e está categorizada no setor de serviços, especificamente na indústria de transmissão e TV a cabo.
Sob a liderança de seu CEO Bob Iger, a Disney mantém uma forte presença internacional, atuando em diversas áreas do entretenimento.
Informações Complementares
A Empresa The Walt Disney Co (Estados Unidos), está listada na NYSE com um valor de mercado de $ 176,80 Bilhões, tendo um patrimônio de $ 106,74 Bilhões.
Com um total de 203.050 funcionários, a empresa está listada no setor de Serviços e categorizada na indústria de Transmissão e TV a cabo.
Nos últimos 12 meses a Empresa teve um faturamento de $ 92,50 Bilhões, que gerou um lucro no valor de $ 5,62 Bilhões.
Quanto aos seus principais indicadores, a Empresa possui um P/L de 31,49, um P/VP de 1,66 e nos últimos 12 meses o dividend yeld da DIS ficou em 0,97%.
A Empresa é negociada no Brasil através do BDR DISB34, ou pode ser adquirida no exterior através do ticker DIS.