A empresa Cisco Systems Inc. projeta e vende uma ampla gama de tecnologias que alimentam a Internet desde 1984, incluindo tecnologias para construção de redes, segurança e aplicações em nuvem.
Dentre os clientes da Cisco, destacam-se empresas de todos os tamanhos, instituições públicas, governos e provedores de serviços.
Presente em várias partes do mundo, a Cisco agrupa seus negócios nos seguintes segmentos:
Plataformas de infraestrutura: As plataformas de infraestrutura consistem em tecnologias de rede de comutação, roteamento, produtos de data center e wireless que são projetadas para trabalhar juntas para fornecer recursos de rede e transporte e / ou armazenamento de dados.
Essas tecnologias consistem em ofertas de hardware e software que ajudam clientes a construir redes, automatizar, orquestrar, integrar e digitalizar dados.
Aplicações: Esse segmento oferta ambiente em nuvem para softwares que utilizam as principais redes e plataformas de data center da Cisco para fornecer suas funções.
Segurança: A categoria de produtos de segurança inclui gerenciamento unificado de ameaças, produtos de segurança avançada contra ameaças e produtos de segurança da web que são projetados para fornecer um ambiente altamente seguro para os clientes.
Serviços: O segmento de serviços oferece uma ampla gama de opções de serviço e suporte para nossos clientes, incluindo serviços de suporte técnico e serviços avançados.
Os serviços de suporte técnico ajudam clientes a garantir que os produtos Cisco operem com eficiência, permaneçam disponíveis e se beneficiem dos sistemas e aplicativos de software mais atualizados.
História da empresa
A história da Cisco Systems começou em dezembro de 1984, quando Sandra Lerner e Leonard Bosack, cientista da computação da Universidade de Stanford decidiram montar uma empresa especializada na oferta de serviços e aplicações para redes de computadores.
Roteadores e switches foram os primeiros produtos da empresa que oferecia serviços especializados em construção de redes corporativas.
Em 1990, apenas alguns anos após a sua fundação, a Cisco Systems abriu capital na bolsa de valores, captando US$ 224 milhões de dólares. Após a captação, os fundadores venderam suas participações e deixaram a empresa.
No entanto, mesmo com a saída dos seus fundadores a Cisco continuou crescendo, investindo no aperfeiçoamento de soluções existentes e na pesquisa e desenvolvimento de linhas de roteadores, switches, redes para máquinas de atendimento bancário, segurança, telefonia IP, dentre outros.
A Cisco também realizou importantes aquisições, como por exemplo, a compra da Linksys, empresa fabricante de equipamentos para uso em redes domésticas.
No final dos anos 2000, auge das empresas pontocom, a Cisco era considerada uma das empresas mais valiosas do mundo na bolsa de valores, enquanto seus produtos e serviços se espalhavam por várias partes do mundo.
A Cisco está listada no setor de Tecnologia e categorizada na indústria de Equipamento de Comunicações.
A empresa é negociada no Brasil através do BDR CSCO34, ou pode ser adquirida no exterior através do ticker CSCO.
Informações Complementares
A Empresa Cisco Systems Inc. (Estados Unidos), está listada na Nasdaq com um valor de mercado de $ 230,87 Bilhões, tendo um patrimônio de $ 45,46 Bilhões.
Com um total de 77.500 funcionários, a empresa está listada no setor de Tecnologia e categorizada na indústria de Equipamento de Comunicações.
Nos últimos 12 meses a Empresa teve um faturamento de $ 53,80 Bilhões, que gerou um lucro no valor de $ 10,32 Bilhões.
Quanto aos seus principais indicadores, a Empresa possui um P/L de 22,37, um P/VP de 5,08 e nos últimos 12 meses o dividend yeld da CSCO ficou em 2,77%.
A Empresa é negociada no Brasil através do BDR CSCO34, ou pode ser adquirida no exterior através do ticker CSCO.