A Salesforce Inc., fundada em 1999, atua no setor de tecnologia, com foco no subsetor de software e programação.
A empresa foi criada por Marc Benioff, junto com Parker Harris, Dave Moellenhoff e Frank Dominguez, e se tornou reconhecida como uma das pioneiras no desenvolvimento de soluções de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) baseadas em nuvem.
Inicialmente, a Salesforce surgiu com o objetivo de revolucionar a forma como empresas gerenciavam seus dados e interações com clientes, a fim de substituir sistemas tradicionais e locais por uma plataforma acessível pela internet, promovendo mais eficiência e escalabilidade.
Para isso a companhia possui em seu portfólio de produtos como ferramentas integradas de CRM com inteligência artificial, Sales Cloud, Service Cloud, Marketing Cloud e Tableau Analytics, além de soluções de integração como o MuleSoft e o Slack.
Esses serviços permitem às empresas gerenciar vendas, atendimento ao cliente, campanhas de marketing, análise de dados e integração de sistemas de forma centralizada.
Dessa forma, a atuação da Salesforce se tornou global, com presença em mercados locais, nacionais e internacionais, atendendo clientes em mais de 100 países, com os principais escritórios localizados nos Estados Unidos, Dublin, Tóquio, Londres, São Paulo e Sydney, posicionando-se como líder mundial no setor.
Com mais de 200 mil clientes e 49 mil funcionários, a Salesforce é referência global no segmento, contando com escritórios corporativos, equipes de vendas diretas e parcerias com revendedores.
Na B3, a empresa é negociada por meio do BDR SSFO34, enquanto no mercado internacional é listada sob o ticker CRM na NYSE.
História e quando foi criada a Salesforce Inc.
Fundada em 1999, em São Francisco, Califórnia, a Salesforce nasceu da visão de Marc Benioff de criar uma plataforma de CRM baseada em nuvem. A ideia era simples, mas revolucionária: permitir que empresas acessassem seus dados e ferramentas de gestão de qualquer lugar, sem depender de infraestrutura local.
Nos primeiros anos, a Salesforce encontrou resistência de empresas em migrar para a nuvem e a necessidade de educar o mercado sobre os benefícios dessa tecnologia. Apesar disso, em 2001, alcançou receitas de US$ 5,4 milhões e ultrapassou a marca de 3 mil clientes, expandindo suas operações para Dublin e Tóquio.
O crescimento veio com a abertura de capital em 2004, quando a empresa levantou US$ 110 milhões em sua oferta pública inicial na NYSE, oferta pública inicial (IPO) marcou um ponto de inflexão, permitindo investimentos em novas tecnologias e expansão global.
Anos mais tarde, em 2009, a Salesforce tornou-se a primeira empresa de computação em nuvem a registrar receita superior a US$ 1 bilhão. Então na decada seguinte a empresa realizou a integração de sistemas como Tableau (2019) e Slack (2021), que ampliaram seu portfólio, além do lançamento da plataforma Einstein, que integrou recursos de inteligência artificial às suas soluções.
De 2020 a 2024, a Salesforce continuou a crescer, dedicando-se a iniciativas de sustentabilidade e governança, além de expandir sua atuação em mercados emergentes.
No período, a empresa expandiu sua atuação em mercados emergentes, como América Latina, Ásia-Pacífico e Oriente Médio, com destaque para o crescimento em países como Índia e Brasil. Essa expansão foi apoiada por parcerias estratégicas e pelo aumento da digitalização em economias em desenvolvimento.
A composição acionária manteve-se diversificada, com participação significativa de grandes investidores institucionais, como Vanguard Group e BlackRock, além de acionistas individuais.
Informações Complementares
A Empresa Salesforce.com Inc. (Estados Unidos), está listada na NYSE com um valor de mercado de $ 258,90 Bilhões, tendo um patrimônio de $ 61,17 Bilhões.
Com um total de 49.000 funcionários, a empresa está listada no setor de Tecnologia e categorizada na indústria de Software.
Nos últimos 12 meses a Empresa teve um faturamento de $ 37,90 Bilhões, que gerou um lucro no valor de $ 6,20 Bilhões.
Quanto aos seus principais indicadores, a Empresa possui um P/L de 41,78, um P/VP de 4,23 e nos últimos 12 meses o dividend yeld da CRM ficou em 0,59%.
A Empresa é negociada no Brasil através do BDR SSFO34, ou pode ser adquirida no exterior através do ticker CRM.