Vale (VALE3): Governo pede mais controle ambiental para liberar minas no Pará

A Secretaria de Meio Ambiente do Pará suspendeu a licença de operação de duas minas da Vale: Sossego e Onça Puma

Author
Publicado em 22/02/2024 às 18:32h - Atualizado 2 meses atrás Publicado em 22/02/2024 às 18:32h Atualizado 2 meses atrás por Marina Barbosa
(Shutterstock)

A Vale (VALE3) terá que diminuir os danos ambientais e ajustar as medidas de controle das suas atividades para recuperar a licença de operação das minas de Sossego e Onça Puma, no Pará. Foi o que indicou a Semas (Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade).

A Vale informou na noite de quarta-feira (21) que a licença de operação da mina de Sossego foi suspensa pela Semas. Na manhã desta quinta-feira (22), disse que o órgão também suspendeu a licença da mina de Onça Puma. As duas minas são da unidade de metais básicos da Vale: a mineradora produz cobre em Sossego e níquel em Onça Puma.

Em nota, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará disse que a "suspensão do licenciamento ambiental ocorre por conta do descumprimento de condicionantes ambientais, conforme previsto em lei".

"A Semas aguarda o ajustamento das medidas de controle das atividades, com foco na diminuição dos danos ambientais e ajustamento das medidas de controle de adequação da atividade", acrescentou.

Leia também: Vale (VALE3) compra 15% da divisão de minério de ferro da Anglo American

Vale avalia medidas

🗣️ Em comunicado ao mercado, a Vale reforçou "o cumprimento das condicionantes e dos controles socioambientais da sua atividade conforme determina a legislação e em respeito às comunidades vizinhas". Disse ainda que "envia periodicamente aos órgãos ambientais os relatórios de todos os programas sociais executados na região".

A Vale acrescentou, então, que avalia "as medidas necessárias para restabelecer a plena vigência da licença de operação da mina". A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará disse, por sua vez, que "a suspensão seguirá vigente até que a Semas avalie o cumprimento das condicionantes estabelecidas no licenciamento e que as medidas de controle de adequação sejam atendidas".

Cobre

Em 2023, a Vale produziu 66,8 mil toneladas de cobre em Sossego, sendo 21,4 mil toneladas apenas no quarto trimestre. A produção subiu 54,6% no ano e 39,9% entre setembro e dezembro, na comparação com o mesmo período de 2022.

Ao divulgar o seu relatório de produção, em janeiro de 2024, a Vale disse que a produção de cobre aumentou em Sossego "à medida em que o plano de lavra avançou para zonas de teor mais elevado". A mina teve resultados recordes em dezembro.

Níquel

A produção de níquel na mina de Onça Puma, por outro lado, teve uma redução de 4,5 mil toneladas na comparação anual, segundo o relatório operacional da Vale referente a 2023. A Vale explicou que as operações da mina estavam suspensas no final do ano passado para reforma do forno da operação. A reforma deve ser concluída ainda no primeiro trimestre de 2024.

VALE3

Vale
Cotação

R$ 62,78

Variação (12M)

-4,78 % Logo Vale

Margem Líquida

19,20 %

DY

11.04%

P/L

7,13

P/VP

1,49