Unipar (UNIP6) anuncia troca de CEO para impulsionar projetos da empresa

A transição deve ser feita em abril, com o objetivo de expandir o potencial da empresa e zerar o uso de mercúrio

Author
Publicado em 05/02/2024 às 20:40h - Atualizado 2 meses atrás Publicado em 05/02/2024 às 20:40h Atualizado 2 meses atrás por Jennifer Neves
Unipar - Shutterstock

⚗️ A Unipar (UNIP6) anunciou que o atual diretor-executivo, Rodrigo Cannaval, assumirá a presidência da companhia a partir de abril, sucedendo a Maurício Russomanno, que esteve no cargo durante quatro anos. O comunicado foi feito ao mercado nesta segunda-feira (5).

A empresa é uma das principais produtoras de cloro, soda e PVC na América do Sul. O aviso diz que Cannaval será indicado para a presidência após a Assembleia Geral Ordinária (AGO) e que a nomeação reflete a continuidade das diretrizes estratégicas em andamento, além de que a companhia confia que enfrentará os desafios dessa nova fase com sucesso.

Cannaval foi um dos diretores selecionados por Russomanno no início de sua gestão e a percepção interna é de que ele garantirá estabilidade nos próximos passos da empresa.

Russomanno recebeu avaliações positivas durante sua gestão, especialmente pelo aumento da visibilidade da empresa e melhorias nos processos industriais. No entanto, considera-se que o ciclo chegou ao fim, conforme planejamento da empresa para expandir as operações.

Leia também: Itaúsa (ITSA4) pagará bonificação a acionistas, entenda

A Unipar tem como objetivo dobrar de tamanho em 10 anos e já está investindo nesse sentido, com a construção de uma nova fábrica de cloro-soda na Bahia e a modernização da planta em Cubatão (SP), que eliminará o uso de mercúrio até 2025.

Apesar dos esforços de Russomanno, a empresa não conseguiu expandir suas operações conforme o desejado. Uma proposta para adquirir parte da Braskem (BRKM5) não foi bem-sucedida, resultando na perda da oportunidade de se tornar a principal petroquímica do Brasil.

A expectativa é que Cannaval lidere a substituição da planta de Cubatão e impulsione o abandono do mercúrio nos processos industriais. Ele será responsável por implementar a estratégia de expansão da Unipar, considerando crescimento orgânico ou por aquisição no Brasil, Argentina ou em outras regiões.

Além da nomeação de Cannaval, a Unipar também anunciou a promoção de Alexandre de Castro para o cargo de diretor-executivo comercial.

UNIP6

UNIPAR CARBOCLORO
Cotação

R$ 63,08

Variação (12M)

-5,05 % Logo UNIPAR CARBOCLORO

Margem Líquida

16,08 %

DY

7.87%

P/L

8,32

P/VP

2,71