Milei convida Lula para sua posse no dia 10 de dezembro

Novo presidente da Argentina, que já fez duras críticas ao chefe do executivo brasileiro, fala em "construção de laços"

Author
Publicado em 27/11/2023 às 11:30h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 27/11/2023 às 11:30h Atualizado 1 mês atrás por Juliano Passaro
Novo presidente da Argentina, Javier Milei (Shutterstock)
Novo presidente da Argentina, Javier Milei (Shutterstock)

O presidente argentino, eleito no dia 19 de novembro, Javier Milei, convidou Luiz Inácio Lula da Silva (PT), através de uma carta, para a sua posse. Milei falou sobre "construção de laços" com o Lula, no documento. 

Veja também: Boletim Focus reduz projeção para inflação em 2023

De acordo com informações da "CNN", a carta foi entregue no último domingo (26) pela futura chanceler argentina, Diana Mondino, ao ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, durante uma visita não agendada. 

“Estimado presidente, te faço chegar a presente mensagem, portador de meus cordiais cumprimentos, para transmitir o convite que me acompanhe, no próximo dia 10 de dezembro, nos atos que aqui terão lugar por motivo de minha ascensão ao mandato presidencial”, diz o documento que a "CNN" teve acesso.

Ao final da carta, Milei diz esperar que sua relação com Lula, durante o mandato, seja "frutífera e de construção de laços". 

Ante de Lula, Bolsonaro foi convidado por Milei

Ainda antes de convidar Lula, o presidente eleito da Argentina telefonou para o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro e o convidou para sua posse. Bolsonaro apoiou Milei durante a campanha eleitoral argentina. 

No "X", antigo "Twitter", Bolsonaro escreveu que cumprimentou Milei pela vitória e foi convidado para sua posse.