Federalização da Cemig (CMIG4): Estado não deve se opor à medida, caso precise

O governador Romeu Zema disse que não vai se opor à federalização caso seja preciso para renegociar a dívida de Minas Gerais

Author
Publicado em 07/03/2024 às 22:17h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 07/03/2024 às 22:17h Atualizado 1 mês atrás por Marina Barbosa
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Shutterstock)

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), disse que não vai se opor a uma possível federalização da Cemig (CMIG4), caso seja preciso avançar no assunto para renegociar a dívida de Minas Gerais com a União.

💡 "Sou favorável a toda medida que venha equacionar a dívida de Minas Gerais. Se for necessário avançar nessa questão, o estado não vai se opor", afirmou Zema nesta quarta-feira (6), depois de reunião com o o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Minas Gerais tem uma dívida de aproximadamente R$ 160 bilhões com a União e busca renegociar o débito. Depois da reunião com Lula, Zema afirmou que o governo federal apresentará um novo modelo de recuperação fiscal para os estados ainda neste mês de março. 

Leia também: Brasil e Espanha fazem acordo para lançamento de satélite

Federalização

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), já apresentou uma proposta alternativa ao Regime de Recuperação Fiscal do Ministério da Fazenda. A proposta de Pacheco prevê, entre outras coisas, que o estado possa abater a sua dívida por meio do repasse de ativos estatais para a União, como a Cemig e a Copasa (CSMG3).

A proposta de Pacheco derrubou as ações das estatais mineiras em novembro de 2023. Por isso, Zema disse à época que a proposta de federalização das empresas seria objetivo de uma "análise minuciosa". Nesta quarta-feira (6), contudo, o governador indicou que não resistiria à medida, caso seja necessário.

🗣️ "O Ministério da Fazenda é o credor. Ele é quem vai avaliar se a federalização é boa para o governo federal, quitando a dívida. Da nossa parte, eu já manifestei que nós somos totalmente favoráveis a esse aperfeiçoamento", disse Zema, ao ser questionado por jornalistas sobre a possibilidade de federalização da Cemig.

O governador de Minas Gerais afirmou, contudo, que seria preciso analisar "devidamente" o valor da empresa. Além disso, também falou da ideia de transformar a Cemig em uma corporation. Em outubro de 2023, o governo estadual já havia dito que pretendia seguir esse modelo para avançar com a privatização da Cemig.

CMIG4

CEMIG
Cotação

R$ 12,59

Variação (12M)

9,68 % Logo CEMIG

Margem Líquida

15,64 %

DY

10.1%

P/L

4,81

P/VP

1,12