Equipe econômica avalia revisão da meta fiscal para 2025 com PLDO prestes a ser divulgado

O governo considera ajustar a meta de 2025 no novo arcabouço fiscal, atualmente de um superávit de 0,5% do PIB.

Author
Publicado em 13/04/2024 às 12:37h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 13/04/2024 às 12:37h Atualizado 1 mês atrás por Jennifer Neves
Foto - Agência Brasil
Foto - Agência Brasil

💰A equipe econômica anunciou que na próxima segunda-feira (15) será divulgado o PLDO ( Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2025. O anúncio será feito pelo secretário executivo do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), Gustavo Guimarães; pelo secretário de Orçamento, Paulo Bijos; pelo secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron; e pelo secretário da Receita, Robinson Barreirinhas.

A expectativa é de que haja uma alteração na meta fiscal para o próximo ano. Com incertezas em relação à arrecadação futura, o governo considera a possibilidade de ajustar a meta para as contas públicas de 2025 estabelecida no novo arcabouço fiscal, atualmente de um superávit de 0,5% do PIB (Produto Interno Bruto).

As discussões até o momento indicam uma meta entre resultado primário zero e superávit de até 0,25% do PIB, em linha com a meta para este ano.

Ao ser questionado sobre o assunto no início desta semana, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, explicou que a equipe econômica está trabalhando para definir uma meta fiscal "viável" para 2025. Haddad não mencionou um número específico, mas ressaltou que, embora "coisas boas" tenham ocorrido no último ano, também houve desafios que alteraram o cenário e precisam ser levados em conta.

Membros da equipe econômica apontam que insistir no patamar inicialmente projetado para 2025 pode prejudicar a credibilidade do governo, que tem trabalhado para entregar estabilidade fiscal. Por isso, a ideia é apresentar um número mais realista.

No mercado, há a percepção de que o governo também precisará rever a meta fiscal para este ano. Se isso se confirmar, a mudança para 2025 também será inevitável.