Eduardo Suplicy é diagnosticado com câncer linfático

Ele recebeu o diagnóstico em julho deste ano.

Author
Publicado em 28/10/2024 às 17:29h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 28/10/2024 às 17:29h Atualizado 1 mês atrás por Elanny Vlaxio
O anúncio foi feito nesta segunda-feira (28) (Imagem: Câmara dos Deputados)
O anúncio foi feito nesta segunda-feira (28) (Imagem: Câmara dos Deputados)

O deputado estadual mais votado de São Paulo e um dos fundadores do PT (Partido dos Trabalhadores), Eduardo Suplicy, anunciou que está com câncer linfático. Aos 83 anos, Suplicy recebeu em julho o diagnóstico de linfoma não-Hodgkin e já completou quatro das seis sessões de imunoterapia previstas.

🏥 Segundo comunicado, as sessões devem ser finalizadas em novembro, e não há indicação de que ele precisará de outros tratamentos, como radioterapia. O tratamento é supervisionado pelo hematologista Celso Arrais. Suplicy continua exercendo suas funções na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) e não planeja se licenciar do mandato.

Em redes sociais, o deputado disse que mantém sua rotina, incluindo a prática de ginástica, embora evite aglomerações. Durante a campanha eleitoral, ele realizou mais de 300 gravações para candidatos de diversas regiões, mas optou por não participar de atividades de rua. "Continuo minhas atividades na Assembleia e minhas aulas de ginástica. Felizmente, meus exames já apresentam bons resultados", disse em rede social.

Leia também: Eleições 2024: Nunes abraça Tarcísio em discurso da vitória; pacto de irmãos

Vale citar que após o diagnóstico do câncer, Suplicy contraiu covid-19 durante uma viagem ao Reino Unido e, em seguida, teve pneumonia. Exames de tomografia mostraram que o câncer apresentou regressão.

🗳️ Neste domingo (27), ao votar no segundo turno da eleição para a prefeitura da capital, o deputado usava máscara. Em sua postagem, ele explicou que, seguindo recomendação médica, suas atividades públicas estão limitadas devido à imunidade baixa. "A minha luta só termina quando eu ver implantada no Brasil e no mundo a Renda Básica de Cidadania", declarou, referindo-se ao seu projeto de combate à pobreza.

De acordo com sua assessoria, Suplicy ficou internado por uma semana devido à pneumonia, mas desde sábado (26) está em casa e se sente bem. No final de 2022, o deputado foi diagnosticado com a doença de Parkinson e revelou publicamente no ano passado que está se tratando com cannabis medicinal, com resultados positivos.

🗣️ "Eu venho lhes dizer que, no final do ano passado, fui diagnosticado com doença de Parkinson leve. Tinha um pouco de tremor nas mãos, uma dor muscular na perna esquerda e quero contar que, além da medicação convencional que tomei, eu estou me tratando agora com a cannabis medicinal desde fevereiro deste ano", disse na época.