De forma un√Ęnime, Copom decide manter Selic em 10,5%

Decis√£o do Banco Central foi publicada nesta quarta (19)

Author
Publicado em 19/06/2024 às 18:44h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 19/06/2024 às 18:44h Atualizado 1 mês atrás por Wesley Santana
Taxa Selic serve como base para opera√ß√Ķes de cr√©dito. Foto: Shutterstock
Taxa Selic serve como base para opera√ß√Ķes de cr√©dito. Foto: Shutterstock

ūü§Ě Em decis√£o un√Ęnime, o Copom (Comit√™ de Pol√≠tica Monetaria) decidiu manter a taxa b√°sica de juros em 10,5% ao ano. A decis√£o foi publicada no fim desta quarta-feira (19), depois de uma reuni√£o que durou dois dias.

"O ambiente externo mantém-se adverso, em função da incerteza elevada e persistente sobre a flexibilização da política monetária nos Estados Unidos e quanto à velocidade com que se observará a queda da inflação de forma sustentada em diversos países", inicia comunicado do órgão. "O Comitê avalia que o cenário segue exigindo cautela por parte de países emergentes", continua.

"O Comit√™, unanimemente, optou por interromper o ciclo de queda de juros, destacando que o cen√°rio global incerto e o cen√°rio dom√©stico marcado por resili√™ncia na atividade, eleva√ß√£o das proje√ß√Ķes de infla√ß√£o e expectativas desancoradas demandam maior cautela", diz o BC.

ūüďą Leia mais: Fitch revisa proje√ß√Ķes e eleva Selic para 10,25% no fim deste ano

Com isso, a Selic se mantém no mesmo patamar, pelo menos, nos próximos 45 dias. A próxima reunião do Copom está marcada para o mês agosto, segundo calendário do BCB.

Segundo o BC, todos os diretores que comp√Ķem o √≥rg√£o acertaram pela manuten√ß√£o da taxa. Essa era uma expectativa do mercado financeiro, que j√° dava como certa essa decis√£o.

A taxa b√°sica de juros serve como base para diversas opera√ß√Ķes financeiras, por isso h√° sempre uma expectativa do mercado sobre qual ser√° o resultado. Quanto mais alta a Selic, maior √© o custo do cr√©dito para as pessoas f√≠sicas e jur√≠dicas.

A Selic serve também como ferramenta monetária de controle da inflação que, para este ano, tem a meta de 3%, com intervalo de 1,5% para mais ou menos. Neste caso, entre 1,5% e 4,5%.