Boletim Focus vai atrasar com mobilização de servidores do BC

O próximo Boletim Focus será publicado na terça-feira (30) e não na segunda (29), como é de costume

Author
Publicado em 23/01/2024 às 20:30h - Atualizado 4 meses atrás Publicado em 23/01/2024 às 20:30h Atualizado 4 meses atrás por Marina Barbosa
Sede do Banco Central, em Brasília (Shutterstock)
Sede do Banco Central, em Brasília (Shutterstock)

O Banco Central informou que o próximo Boletim Focus não será divulgado na segunda-feira (29), como é de costume, mas na terça-feira (30). A mudança se deve à operação padrão dos servidores do órgão.

O Boletim Focus reúne as projeções do mercado para os principais indicadores da economia brasileira e é publicado semanalmente, nas segundas-feiras. Desta vez, no entanto, será divulgado com um dia de atraso.

Leia também: Estrangeiros já retiraram R$ 4,4 bilhões da B3 em 2024

É a primeira vez que a publicação do Focus será afetada nesta rodada de negociação dos funcionários públicos do órgão. Outras notas econômico-financeiras, por sua vez, já vêm sendo divulgadas com atraso pelo Banco Central.

As notas referentes ao mês de dezembro de 2023, por exemplo, tiveram suas datas de publicação alteradas pelo Banco Central nesta terça-feira (23). Veja as novas datas:

  • Estatísticas do Setor Externo: 5 de fevereiro;
  • Estatísticas Monetárias e de Crédito: 6 de fevereiro;
  • Estatísticas Fiscais: 7 de fevereiro.

Operação-padrão

Os funcionários públicos do Banco Central estão em operação padrão desde julho de 2023 e ameaçam entrar em greve em fevereiro de 2024 caso as negociações com o governo federal não avancem.

Uma reunião com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos está marcada para 8 de fevereiro. Os servidores pedem a valorização da carreira de especialista, além de reajuste salarial e reestruturação de carreira.