Apple (AAPL34) é a marca mais valiosa do mundo, veja ranking
Brasil tem três representantes em lista com 500 marcas: Itaú, Banco do Brasil e Bradesco
Apesar da recente queda na Bolsa, a Apple (AAPL34) tornou-se a marca mais valiosa do mundo em 2024. A companhia era a segunda do ranking em 2023, mas desbancou a Amazon (AMZO34) e assumiu a dianteira da lista, segundo a Brand Finance.
O ranking das marcas mais valiosas do mundo foi divulgado nesta quarta-feira (17) pela Brand Finance durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos. O levantamento conta com 500 empresas de diferentes países e setores econômicos, mas foi novamente encabeçado por big techs americanas.
💰 Veja as 10 marcas mais valiosas do mundo:
- Apple (AAPL34): US$ 516,6 bilhões;
- Microsoft (MSFT34): US$ 340.4 bilhões;
- Google (GOGL34): US$ 333,4 bilhões;
- Amazon (AMZO34): US$ 308,9 bilhões;
- Samsung: US$ 99,4 bilhões;
- Walmart (WALM34): US$ 96,8 nilhões;
- TikTok: US$ 84,2 bilhões;
- Facebook (M1TA34): US$75,7 bilhões;
- Deutsche Telekom (DTEGY): US$ 73,3 bilhões;
- ICBC: US$ 71,8 bilhões.
Altas...
A Apple (AAPL34) assumiu o primeiro lugar do ranking depois do seu valor de marca saltar 74% em um ano, atingindo US$ 516,6 bilhões, cerca de R$ 2,5 trilhões na cotação atual.
📱 "A Apple aumentou o valor da sua marca através da diversificação estratégica e da premiumização, afastando-se da forte dependência das vendas do iPhone apostando em wearables e serviços, como as assinaturas da Apple TV", comentou o CEO da Brand Finance, David Haigh.
Segundo ele, mais de 50% dos entrevistados disseram que os produtos da Apple eram caros, mas valiam o preço, "reforçando a capacidade da marca de exigir um preço premium".
Leia também: Apple (AAPL34) desbanca Samsung e se torna a maior fabricante de smartphones do mundo
💻 A Microsoft (MSFT34), que recentemente atingiu um valor de mercado superior ao da Apple, também valorizou a sua marca nos últimos 12 meses. A alta foi de 78%. Com isso, o valor de marca da Microsoft alcançou US$ 340,4 bilhões, cerca de R$ 1,7 trilhão, e a companhia saiu da quarta para a segunda posição do ranking.
O valor da marca é diferente do valor de mercado da companhia. O primeiro considera a relevância e o poder de influência que uma marca tem no mercado. Já o valor de mercado depende do preço que os investidores estão dispostos a pagar pelas ações da empresa.
📈 A Brand Finance ainda destacou o desempenho da Nvidia (NVDC34), companhia americana que produz semicondutores e tornou-se um fornecedor essencial de chips para o mercado de inteligência artificial. É que, com o crescimento desse setor, o valor de marca da Nvidia saltou 163% em um ano, chegando a US$ 44,5 bilhões, cerca de R$ 219,5 bilhões. A companhia subiu 117 posições e agora ocupa a 30ª posição do ranking de marcas mais valiosas do mundo.
E baixas
📉 A Amazon (AMZO34), que havia liderado o ranking das marcas mais valiosas do mundo em 2023, agora aparece na quarta posição. A companhia caiu no ranking mesmo ampliando o seu valor de marca em 3%, para US$ 308,9 bilhões, cerca de R$ 1,5 trilhão.
A Tesla (TSLA34), de Elon Musk, também caiu, deixando o top 10. A companhia viu seu valor de marca encolher 12%, para US$ 58,3 bilhões. Por isso, saiu da 9ª para a 18ª colocação do ranking.
Brasil
Três marcas brasileiras aparecem no ranking das 500 marcas mais valiosas do mundo. Todas são do setor financeiro, confira:
- Itaú (ITUB): 263º lugar;
- Banco do Brasil (BBAS3): 431º lugar;
- Bradesco (BBDC4): 477º lugar.
"Novamente os bancos lideram as marcas brasileiras mais valiosas em nível global. Um propósito bem definido, associações e atributos emocionais de marca, e inovação, alinhados com uma boa comunicação e alto volume de receita, fazem Itaú, Banco do Brasil e Bradesco as marcas nacionais mais valiosas em nível mundial", afirmou o diretor da Brand Finance no Brasil, Eduardo Chaves.
Segundo ele, "o segmento bancário carrega um grande potencial de crescimento que vem sendo absorvido pelas marcas do setor". "Uma boa gestão da experiência e relacionamento com o cliente, elevam os indicadores de força de marca e consequentemente aumentam as vendas. Sabe-se que um aumento na percepção das marcas também aumenta a intenção de compra por essa determinada marca, o que vem sendo trabalho com maestria por essas três grandes marcas nacionais", afirmou.
Leia também: Google (GOGL34) realiza corte de funcionários da área de publicidade no Brasil
🏦 O valor de marca dos bancos brasileiros não foi divulgado, apenas a colocação das instituições no ranking global. O Itaú (ITUB4), por exemplo, caiu 21 posições no ranking, porque viu seu valor de marca encolher 4,5%. Ainda assim, é a marca brasileira mais bem colocada, no 236º lugar do ranking.
Já o Banco do Brasil (BBAS3) subiu 50 posições, com um aumento de 11% no valor de marca. O Bradesco (BBDC4) desceu 12 degraus, com um recuo de 2% no valor de marca.
Marcas mais fortes
Além de calcular as marcas mais valiosas, a Brand Finance identificou as marcas mais fortes do mundo. O ranking também é liderado por uma empresa do setor de tecnologia, só que da China e não dos Estados Unidos: a WeChat. Youtube e Google completam o pódio.
AAPL34
AppleR$ 65,49
39,59 %
23,97 %
0.34%
36,42
59,94
Apple (AAPL34) demite 614 trabalhadores após cancelar projeto de carro elétrico
Segundo a empresa, trabalhadores estão sendo demitidos em oitos escritórios em Santa Clara.
Apple anuncia que Siri ganhará capacidade de interpretar elementos visuais, diz site
A empresa está desenvolvendo uma IA generativa capaz de interpretar e descrever elementos visuais na tela do celular.
Apple (AAPL34) negocia uso da IA Gemini no iPhone
A expectativa é que a integração da Gemini seja feita ainda em 2024.
Apple (AAPL34) compra startup canadense de visão computacional
Aquisição seria parte dos investimentos da big tech em inteligência artificial
Apple (AAPL34) cede à pressão da Europa e libera downloads de apps em sites
Desenvolvedores poderão publicar seus apps em canais próprios
Apple (AAPL34) é multada em mais de € 1,8 bi por violação de lei antitruste
A empresa terá que pagar o valor ao Spotify e para outras companhias de streaming
Apple (AAPL34) desiste de lançar o próprio carro elétrico
Segundo a Bloomberg, uma parte dos 2 mil funcionários envolvidos na proposta será demitida
UE multará Apple (AAPL34) em 500 milhões de euros por serviços de música, diz jornal
A sueca Spotify acusar a Apple de forçar o aumento de preço da sua assinatura mensal