Alupar (ALUP11) e Weg concluem parceria para geração de energia

Negócio prevê geração de energia em complexo da Alupar para consumo da Weg

Author
Publicado em 06/10/2023 às 20:15h - Atualizado 7 meses atrás Publicado em 06/10/2023 às 20:15h Atualizado 7 meses atrás por Marina Barbosa
Parceria tem prazo de 18 anos. Foto: Shutterstock
Parceria tem prazo de 18 anos. Foto: Shutterstock

A Alupar (ALUP11) anunciou nesta sexta-feira (6) a conclusão de uma parceria societária com a Weg (WEGE3). O negócio prevê a produção de energia eólica em um parque da Alupar para as unidades produtivas da Weg.

Segundo a companhia, a geração ocorrerá por meio da sua controlada Eólica do Agreste Potiguar II S.A na Central Geradora Eólica AW Santa Régia. A usina fica na cidade de Jandaíra, no Rio Grande do Norte.

O complexo tem uma capacidade instalada de 37,8 MW e vai operar com nove aerogeradores da Weg. Com isso, cerca de 15 MW médios serão entregues à WEG por ano sob o regime de autoprodução por equiparação. O fornecimento deve começar em janeiro de 2024 e se estender por um prazo de 18 anos.

“O fechamento da Parceria contribui para a expansão dos nossos parques geradores, através de operações no mercado livre de energia. Essa iniciativa também reforça o posicionamento da Companhia no âmbito de uma transição energética mais sustentável e renovável, além de beneficiar a Companhia pela maior previsibilidade no seu resultado, decorrente do aumento do volume de energia contratada”, disse a Alupar.

A parceria entre Alupar e Weg foi anunciada em julho, mas precisou passar por processos de aprovação regulatória até ser concluída nesta sexta-feira (6).

Weg

A Weg também anunciou recentemente outras parcerias com o intuito de ampliar o fornecimento de energia eólica para as suas fábricas. Entre elas, a aquisição de participação acionária minoritária da Anemus Wind e uma parceria com a Petrobras (PETR3) para o desenvolvimento de um aerogerador onshore de 7 MW, o primeiro desse porte a ser fabricado no Brasil.