Agenda de Dividendos de ETFs - 2025 / 2026

Março de 2025

CALENDÁRIO DE DIVIDENDOS DE ETFS INTERNACIONAIS

Se você investe ou está de olho em ETFs Internacionais, já deve saber que eles podem ser uma porta de entrada para mercados globais, proteção e diversificação de patrimônio.

Mas, você sabia que também pode ganhar uma renda extra com dividendos? Sim, eles pagam dividendos, e para garantir sua renda internacional, nada melhor do que a agenda de dividendos de ETFs Internacionais, uma ferramenta essencial para organizar sua estratégia de investimento e ficar por dentro de todas as datas de pagamento.

O que são dividendos de ETFs Internacionais?

Os dividendos de ETFs Internacionais são, de forma simples, como aquela fatia do bolo que você recebe quando a empresa gera lucro, esse valor é distribuído entre os acionistas conforme a cota – geralmente ações de empresas globais, títulos de dívida ou outros ativos financeiros.

Como funcionam os dividendos de ETFs Internacionais?

Os dividendos são distribuídos proporcionalmente à quantidade de cotas que você possui, e, em geral, são pagos em dólares. Porém, para nós, investidores brasileiros, o valor é convertido para reais antes de cair na conta, já com os impostos e taxas descontados.

Agora, se você tem uma estratégia, investe em empresas que distribuem dividendos todos os meses, pode garantir uma renda extra recorrente em uma moeda mais forte que o real.

O que é a Data Com?

A Data Com é o último dia em que você pode comprar uma ação, ETF ou fundo e ainda ter direito ao pagamento dos dividendos anunciados. Se você adquirir o ativo até o final da Data Com, o dividendo será seu, simples assim!

Pense na data com como uma espécie de prazo limite para "entrar no jogo" e garantir sua fatia no pagamento de lucros. Depois dessa data, quem comprar as ações, não terá mais direito aos dividendos dessa rodada.

Exemplo:

  • Suponha que a Data Com de um ativo seja 10 de janeiro. Se você comprar a ação até o fechamento desse dia, você receberá o dividendo programado.

Depois da Data Com, ocorre o pagamento do dividendo na data de pagamento, a data em que o valor cai diretamente na sua conta na corretora.

ETFs Internacionais x BDRs: qual é o melhor?

Agora, talvez você esteja pensando: "Mas e os BDRs? Não é a mesma coisa?" A resposta é: não!

Vamos lá:

  • ETFs Internacionais são fundos que replicam índices inteiros, como o Nasdaq ou o MSCI World. É uma forma de diversificar seus investimentos de forma prática, já que, com uma única cota, você expõe seu dinheiro a dezenas (ou centenas) de ativos. Quando pagam dividendos, esses valores vêm de todo o conjunto de ativos no fundo, geralmente de forma consolidada.
  • BDRs (Brazilian Depositary Receipts), por outro lado, representam ações de empresas específicas, como Apple (AAPL34) ou Amazon (AMZO34). Com eles, você está investindo diretamente em empresas globais, mas de maneira individual. Os dividendos são pagos pela própria empresa estrangeira e chegam até você, também convertidos em reais.

Acompanhe nossa agenda de dividendos para não perder nenhum provento. Consulte também a agenda de Ações, FIIs, Stocks, BDRs, ETFs Internacionais e Reits.