Nascido no Rio de Janeiro em 1946, Victor Adler é formado em Direito pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Pelo que se sabe, ele que é um dos maiores investidores do Brasil, construiu e multiplicou a sua fortuna investindo em ações.

Discreto Victor Adler possui na sua carteira, ações da Eternit – ETER3 e curiosamente já deteve pouco mais de 5% das ações da operadora de telefonia Oi – OIBR4.

Devido a sua discrição, pouco se sabe sobre a história de vida e a trajetória de Victor Adler como investidor na Bolsa de Valores. No entanto, podemos afirmar que a sua preferência reside em investir em ações consideradas boas pagadoras de dividendos.

Assim como outros investidores que fizeram e fazem sucesso aqui no Brasil, Victor Adler não gosta de investir na renda fixa e nem mesmo em imóveis.

Segundo o megainvestidor, quem investe em imóveis precisa pagar advogado, corretor e ainda é obrigado a comprar e vender tudo de uma vez. Não sendo possível vender o banheiro e manter a cozinha, por exemplo.

Atualmente, além de investidor, Victor Adler é empresário e diretor presidente da corretora de valores VIC DTVM S/A.

Victor Adler e a compra de ações da Oi

O bilionário, Victor Adler já era conhecido no mercado de ações por ter adquirido grandes lotes de ações da Eternit junto com outros investidores importantes, como Lírio Parisotto e Luiz Barsi Filho

Por sinal, a compra de ações da Eternit, foi sem dúvidas, um dos melhores investimentos realizados por Victor Adler, que tornou-se um dos controladores da empresa, após a saída da multinacional francesa Saint Gobain, que durante muitos anos, controlou a Eternit, do negócio

A Saint Gobain, decidiu vender a sua participação na Eternit, após o amianto, principal matéria prima da empresa ser proibido na França.

No entanto, após um período de turbulência, com a saída da Saint Gobain do negócio, a Eternit cresceu e expandiu os seus negócios para outros segmentos, como a fabricação de louças, metais sanitários e painéis para energia solar. Para que tenhamos uma ideia, em um período de 5 anos, a Eternit cresceu 180%.

No entanto, além da Eternit, um outro fato relevante contribuiu para colocar o nome de Victor Adler em destaque no cenário nacional. Uma aquisição gigantesca de ações da empresa de telefonia Oi, mesmo sabendo-se que a empresa estava afundada em dívidas.

A aquisição em questão aconteceu em 2019, quando Victor Adler por meio do fundo de investimentos VIC DTVM S/A, adquiriu 5,32% das ações preferenciais da operadora de telefonia Oi – OIBR4, por meio da compra de oito milhões e quatrocentas mil ações.

Meses depois, Victor Adler reduziu significativamente a sua participação na Oi para pouco mais de um milhão e cem mil ações, por meio de uma operação de aluguel de ações.

Em comunicado emitido na época, Victor Adler, declarou que a compra expressiva de ações da empresa de telefonia era uma estratégia de investimento e não tinha por objetivo alterar o controle ou a administração da empresa, que por sinal encontrava-se em recuperação judicial.

Onde Victor Adler investe?

Onde Victor Adler Investe
Homem segurando sinal de interrogação – Foto: Freepik

Junto com Luiz Barsi Filho, Victor Adler é o maior investidor pessoa física da Eternit. 

Sozinho, Victor Adler possui cerca de 300 milhões de ações da empresa ou 12,57% dos papéis, o que na cotação atual que circula um pouco acima dos R$ 13,00  representa algo em torno de 4 bilhões.

No entanto, o megainvestidor possui participações em outras empresas, dentre elas, a Copel – CPLE3, Equatorial Pará Distribuidora de Energia – EQTL3, a Celpa – CELP3 e a Eletrobras, empresa da qual Victor Adler atingiu 27,43% das ações preferenciais classe A, ou seja, 40.300 ações, no ano de 2012.

Adepto a filosofia Buy and Hold, assim como outros grandes investidores, Victor Adler investe pensando no longo prazo e tendo como seu maior objetivo o recebimento de dividendos. 

Para maximizar seus ganhos, o megainvestidor também é um adepto do aluguel de ações. Método que permite o empréstimo de ações para outros investidores por um tempo determinado, em troca do recebimento de um rendimento fixo e independente dos resultados da Bolsa de Valores.

Outra curiosidade a respeito da estratégia de investimentos de Victor Adler, reside no fato dele não ser muito adepto a diversificação, preferindo manter ações de poucas empresas na carteira, para que assim possa analisar de perto cada uma delas.

Considerações finais

Por fim, podemos aprender com Victor Adler, como aproveitar as oportunidades de mercado e também a valorizar o pagamento de dividendos e o investimento de longo prazo.

Conhece algum outro fato curioso ou importante sobre a história de vida, a trajetória como investidor e as estratégias de Adler? ? Então, não deixe de contribuir com o nosso conteúdo, enviando o seu comentário.

Já acompanha o Investidor 10 nas redes sociais? Então, antes de sair, não deixe de compartilhar esse conteúdo com amigos e seguir as nossas páginas no Facebook e no Instagram.