Será que ainda vale a pena minerar Bitcoin?

Author
Publicado em 14/10/2022 às 16:31h - Atualizado 1 ano atrás Publicado em 14/10/2022 às 16:31h Atualizado 1 ano atrás por Redação
Será que ainda vale a pena minerar Bitcoin?
Minerar Bitcoin

é uma das formas mais interessantes de se ganhar dinheiro e, atualmente, também é uma das mais complicadas. Por isso, muitos se perguntam: Vale a pena? A razão por trás da complicação se deve a barreira tecnológica envolvida no processo. Não são todas as pessoas que vão ter dinheiro para investir no equipamento necessário. Entretanto, a questão é se este investimento, que pode ser um pouco alto, vale a pena no longo prazo, e por sinal, é isso que o Investidor10 tentará responder com este artigo. Acompanhe!

O que é minerar Bitcoin?

Antes de explicarmos se ainda vale a pena minerar Bitcoin, primeiramente é importante que o conceito seja bem entendido, já que algumas pessoas podem se confundir um pouco. Em primeiro lugar, quando falamos em minerar uma criptomoeda como o Bitcoin, evidentemente estamos falando de uma atividade completamente digital e online. Você não vai precisar ir até uma caverna com uma picareta e passar horas martelando em pedras. Na realidade, só o que você vai precisar é de um computador muito potente. De forma geral, mineração de Bitcoin é o mesmo que fabricação e armazenamento de novos bitcoins que por sua vez são encontrados na blockchain do Bitcoin. Esses bitcoins são encontrados por meio da resolução de problemas matemáticos que são utilizados para verificar o status de uma transação. Quem resolver primeiro, ganha o Bitcoin. Atualmente a recompensa pela validação de um bloco BTC é de 6,25 Bitcoin. Esse valor é reduzido pela metade a cada 4 anos em um processo que se chama halving. Isso acontece porque o Bitcoin é uma criptomoeda de oferta limitada. O máximo de bitcoins que pode existir é 21 milhões. A previsão é de que o último seja extraído em 2140.

Como minerar Bitcoin?

Como minerar Bitcoin?

Como minerar Bitcoin? - foto: Freepik[/caption] Agora vamos falar sobre o preço de mineração do Bitcoin, que já pode lhe dar uma base sobre a viabilidade do mesmo para o seu caso.

1. Equipamento para minerar Bitcoin

A primeira coisa que você irá precisar é de uma máquina potente. Veja esta lista com as três máquinas mais usadas por mineradores hoje em dia:

  • Antminer S19 Pro: Hashpower:110 Th/s com algoritmo/criptografia para minerar SHA-256 e preço médio de 12 mil reais;
  • Avalon Miner A1166 Pro: Hashpower: 81º/s com algoritmo/criptografia para minerar SHA-256 e Preço médio de 7 mil reais;
  • WhatsMiner M32-62T: Hashpower: 62º/s +/- 5 com algoritmo/criptografia para minerar SHA-256 e preço médio $5 mil reais.

Caso você queira economizar dinheiro, é perfeitamente possível adquirir equipamentos usados e de boa qualidade.

2. Crie uma carteira Bitcoin

Um dos requisitos básicos para minerar Bitcoin é ter uma carteira de Bitcoin para receber os pagamentos após a validação dos blocos. No caso, existem três tipos diferentes de careira:

  • Carteira móvel: É possível gerenciar as suas criptomoedas com um smartphone, no entanto, é uma das carteiras menos seguras;
  • Carteira de software: Você gerencia as suas criptomoedas pelo computador ou laptop, um pouco mais segura que a móvel;
  • Carteira de hardware: A carteira mais segura de todas, as criptomoedas são armazenadas e gerenciadas de um dispositivo físico removível.

Vale pontuar que a maior desvantagem da carteira de hardware é que ela pode ser perdida.

3. Configure seu equipamento de mineração

O próximo passo para minerar Bitcoin é instalar o equipamento de mineração de acordo com as especificações e condições especificadas pelo fabricante. Se acontecer de você não ter condições de comprar um equipamento de mineração profissional, é possível usar dispositivos de computação de mineração. Também é possível minerar bitcoins usando conhecimento de linha de comando, que é uma habilidade avançada de computador, normalmente usada por programadores.

4. Comece a sua mineração

Uma vez que você já tem os equipamentos instalados ou configuradores, agora é necessário instalar os softwares de mineração. Os melhores gratuitos, são:

  • Pionex;
  • ECOS;
  • Minerador Kryptex.

Estude bem cada um deles. Agora com o software instalado basta adicionar a sua carteira de Bitcoin e selecionar o blockchain para minerar o Bitcoin. Apesar da mineração ser automática e acontecer de forma ininterrupta por 24 horas, vale a pena verificar de vez em quando para ver se está tudo bem.

Investir ou minerar Bitcoin?

Investir ou minerar Bitcoin?

Investir ou minerar Bitcoin? Agora que você já entendeu como minerar Bitcoin e o que tudo que você precisa para isso, talvez esteja lhe surgindo uma dúvida na cabeça. Será que não é melhor investir? Quando consideramos o fato de que o Bitcoin é a maior criptomoeda do mundo de forma indisputada, e tem sido assim desde sempre, o investimento é algo no mínimo interessante. Quem acompanha o mercado de criptomoedas, também sabe que em 2022 o valor do Bitcoin teve uma grande queda, saindo dos 50 mil dólares para pouco mais de 20 mil. Enquanto muitos acabaram perdendo dinheiro, outros estão vendo o cenário atual como uma oportunidade. Afinal, a renda variável sempre passa pelos seus altos e baixos. A questão é que, para investir em Bitcoin também é preciso ter dinheiro e conhecimento. É necessário escolher uma boa corretora e ter paciência para esperar a valorização futura. Um Bitcoin inteiro, convertido para reais, vale agora em outubro de 2022, por volta de uns 100 mil reais. Nem todas as pessoas têm essa grana. Claro, você pode comprar frações. Em todo caso, o importante é analisar bem qual é a melhor opção para você.

Vale a pena minerar Bitcoin em 2022?

Por fim, a pergunta que dá a tônica deste conteúdo: Vale a pena minerar Bitcoin em 2022? A resposta para esta questão é bastante simples: cada vez mais vale menos a pena. A dificuldade para minerar Bitcoin só aumenta com o tempo, o que significa que os custos também só sobem. No começo, um computador qualquer já servia. Hoje, é necessário uma máquina potente. Além do que, há muitas outras criptomoedas no mercado que podem ser mineradas ou adquiridas com muito mais facilidade. Minerar Bitcoin vale a pena apenas se você tiver muito dinheiro para investir. Caso contrário, talvez o ideal seja fazer pequenos investimentos na criptomoeda. Gostou deste conteúdo? Então continue no site do Investidor10 e confira outros artigos sobre investimentos para aprender a fazer uma melhor gestão do seu dinheiro. Aproveite também, para seguir nossas redes sociais!