O que é e como minerar Bitcoins? É possível ganhar dinheiro com essa prática? Existem muitas pessoas que investem na mineração de Bitcoins como uma fonte para geração de renda. Mas, afinal será mesmo possível ganhar dinheiro minerando Bitcoins? 

Descubra tudo sobre a mineração de Bitcoins em mais um artigo sobre criptomoedas que o Investidor 10 preparou para você!

Confira o histórico de cotação do Bitcoin.

O que significa minerar Bitcoins?

Mineração de Bitcoins
Jovem mostra com orgulho primeiro Bitcoin minerado – Foto: Freepik

A mineração de Bitcoins é uma das formas de obter recursos com criptomoedas. A mineração foi pensada por Satoshi Nakamoto, o criador do Bitcoin, como forma de tornar a rede sustentável e ao mesmo tempo valorizar o Bitcoin por meio do esforço necessário para obter a moeda.

Como uma moeda independente e sem um órgão central regulador, a rede de Bitcoins depende do poder computacional dos seus próprios usuários para se manter em funcionamento registrando todas as operações realizadas, sejam elas de compra ou venda da criptomoeda. Mas, como fazer com que as pessoas se interessassem por “emprestar” poder computacional a rede Bitcoin?

Como solução para esse problema Satoshi Nakamoto criou uma estratégia onde os mineradores “pessoas que emprestam poder computacional a rede Bitcoin” recebem uma recompensa em Bitcoins pelo trabalho realizado.

Sendo assim, podemos afirmar que minerar Bitcoins nada mais é do que utilizar do poder de processamento computacional para decifrar os códigos criptografados da rede Bitcoin, com o objetivo de manter a rede em funcionamento, registrando as suas operações e recebendo Bitcoins como recompensa.

Vale destacar também, que a mineração é o único meio possível para que novos Bitcoins sejam criados, a ideia da mineração de bitcoins é a mesma das minas de ouro e outros metais ou pedras preciosas, encontrar novos Bitcoins.

Um fato curioso e que nem todo mundo sabe é que existe um número limite de Bitcoins a serem explorados, esse número foi fixado pelo criador da moeda em 21 milhões de moedas. O que significa que um dia a atividade de mineração com Bitcoins irá se esgotar. Atualmente, estima-se que todos os Bitcoins disponíveis sejam minerados até 2140.

Como minerar Bitcoins?

Como minerar Bitcoins
Criptomoeda Bitcoin – Foto: Freepik

Minerar Bitcoins é uma atividade que exige grande poder computacional para resolução dos complexos problemas matemáticos que resultam na descoberta de novos blocos de Bitcoin e também para auxiliar no registro das operações de compra e venda envolvendo a moeda virtual. Logo para que a atividade se torne viável, o minerador deve estar disposto a investir uma quantia considerável na aquisição e manutenção de equipamentos com grande poder computacional.

No início da rede Bitcoin, os mineradores conseguiam obter resultados por meio do próprio poder de processamento dos computadores domésticos. No entanto, com o crescimento da moeda e a entrada de novos mineradores na rede, minerar Bitcoins se tornou cada vez, mais difícil exigindo equipamentos com poder de processamento superiores ao de computadores domésticos.

Atualmente os mineradores utilizam super computadores e equipamentos próprios para o processamento de Bitcoins baseados nos chips ASIC que são capazes de oferecer um desempenho até 100 vezes superior a um computador doméstico, realizando um gigantesco número de cálculos por segundo.

Com tamanha exigência de poder computacional, minerar um único Bitcoin que seja sozinho é uma tarefa praticamente impossível e até mesmo inviável economicamente. Sendo assim, surgiram os pools de mineração. 

Os pools de mineração são formados por um grupo de mineradores que juntos conseguem entregar maior poder de processamento a rede Bitcoin, minerando a moeda com maior velocidade e recebendo suas recompensas de forma proporcional ao poder de processamento entregue ao pool de mineração.

Minerando Bitcoins na prática

Como minerar Bitcoins na prática
A imponente moeda de ouro que simboliza o elevado valor do Bitcoin – Foto: Freepik

Até aqui falamos bastante sobre a teoria da mineração de Bitcoins e você já sabe o que significa minerar. Sabe também que apesar de não vantajoso é possível investir em hardwares próprios e minerar diretamente da sua casa de forma autônoma ou então por meio de um grupo de mineradores em um pool de mineração.

Mas, como colocar o poder de processamento do seu computador a serviço da rede Blockchain, sendo remunerado por isso? Confira a resposta para essa pergunta no passo a passo abaixo:

1º Passo para minerar Bitcoins: Adquira equipamentos específicos

Como citamos anteriormente, o poder de processamento dos computadores convencionais já não é mais suficiente para minerar Bitcoins, sendo assim, se faz necessário contar com equipamentos específicos e com alto poder de processamento, as chamadas mineradoras de Bitcoin que podem ser encontradas em sites como a Amazon e o Mercado Livre.

2º Passo para minerar Bitcoins: Instalando um programa de mineração

Existem softwares específicos para quem pretende atuar na mineração de Bitcoins, dentre eles o Bitcoin Miner, o CGminer e o BFGminer. Esses programas são os grandes responsáveis por utilizar o poder de processamento dos computadores para resolver os complexos problemas matemáticos da rede Blockchain.

Sempre que abertos esses programas utilizam todo o poder de processamento do computador em busca de Bitcoins.

3º Passo para minerar Bitcoins: Conectando o programa de mineração a sua carteira Bitcoins

Como já citamos neste conteúdo, você será recompensado em Bitcoins pelo trabalho realizado, logo é preciso indicar onde serão depositados os seus Bitcoins. Para isso, conecte o software de mineração a uma carteira Bitcoin.

Existem diversos tipos de carteira Bitcoin, como as carteiras em papel, mobile, desktop ou Hardware (Token). Cabe ao minerador pesquisar bastante sobre as características de cada opção e escolher a mais segura para armazenar os bitcoins gerados.

4º Passo para minerar Bitcoins: Deixe o seu computador trabalhando e receba as recompensas

Com tudo configurado e pronto para minerar, deixe o seu computador ligado e minerando 24 horas por dia e 7 dias por semana. Quanto mais tempo minerando, mais você poderá ganhar.

No entanto, fique atento, é preciso ter a certeza de que o valor recebido pela sua atividade de mineração está realmente sendo lucrativo. 

Afinal, sendo cada vez mais difícil minerar Bitcoins e com o investimento em hardware e energia elevados, para muitas pessoas minerar Bitcoins já deixou de ser uma atividade realmente lucrativa.

Minerando Bitcoins em nuvem

Data Centers e servidores de mineração em nuvem
Data Centers e servidores de mineração em nuvem – Foto: Freepik

Você pretende minerar bitcoins, mas não possui recursos financeiros para investir em equipamentos com alto poder de processamento? Nesse caso, a melhor solução para você pode ser a mineração em nuvem.

Com o crescimento de interessados pela mineração de criptomoedas, surgiram no mercado algumas empresas que oferecem serviços de mineração em nuvem. Funciona basicamente da seguinte forma:

Empresas especializadas no serviço de mineração e que dispõem de data centers com alto poder de processamento, alugam parte do seu potencial de processamento a interessados que obviamente pagam por isso. Em troca os Bitcoins minerados em nuvem são depositados na carteira do contratante do serviço.

A grande vantagem da mineração em nuvem consiste em não precisar investir em equipamentos de ponta e consumir muita energia. Por outro lado, a desvantagem é ter que pagar a um terceiro pelo serviço de mineração, reduzindo assim os seus ganhos.

Estamos chegando ao fim de mais um conteúdo sobre Bitcoins e criptomoedas aqui no Investidor 10 e gostaríamos de saber  a sua opinião sobre o assunto. 

Você já minerou Bitcoins? Nos conte a sua experiência.

Deseja aprender ainda mais sobre Bitcoins e também sobre outras modalidades de investimento? Então, continue acompanhando o nosso blog!