Quais os melhores filmes para investidores? Estudar e aprender sobre investimentos nunca é demais não é mesmo? Melhor ainda se for possível conciliar o aprendizado com um momento de descontração ao assistir um bom filme, certo?

Filmes sobre investimentos

Nesse conteúdo, o Investidor 10 apresenta uma lista com 10 filmes sobre investimentos que todo investidor deveria assistir. São filmes que contam não somente com um enredo e bons atores, mas também com ensinamentos valiosos sobre o mundo dos investimentos. Ensinamentos esses que podem ser levados para a vida e aplicados nos seus investimentos.

Confira agora, os 10 filmes sobre investimentos que separamos para você quem sabe, maratonar em um final de semana!

1.O Lobo de Wall Street

O Lobo de Wall Street
O Lobo de Wall Street – Foto: Divulgação

Estrelado pelo ator Leonardo DiCaprio, O Lobo de Wall Street recebeu 5 indicações ao Oscar!

  • Melhor filme;
  • Melhor diretor;
  • Melhor ator;
  • Melhor ator coadjuvante;
  • Melhor roteiro adaptado.

Baseado em uma história real, o Lobo de Wall Street retrata a história de Jordan Belfort que em seu primeiro dia como corretor via a empresa em que mal havia começado a trabalhar ir a falência, em um dia que ficou conhecido como a “segunda-feira negra”, ocasião em que todas as Bolsas ao redor do mundo despencaram levando muitos negócios a falência.

Desempregado, Belfort encontra um emprego em uma pequena empresa de investimentos focada em ativos de baixo valor e que nem mesmo estão negociadas na Bolsa de Valores. No novo emprego, o corretor percebe que há ali uma verdadeira mina de ouro e junto com alguns amigos decide abrir a sua própria empresa. Graças ao seu estilo agressivo de vendas, em pouco tempo todos estão ricos.

A partir desse momento, começam as maiores confusões, tendo em vista que Jordan Belfort se separa da sua esposa e passa a viver uma vida entregue ao prazer, com festas, iates, drogas e crimes relacionados a lavagem de dinheiro.

2.À Procura da Felicidade

a-procura-da-felicidade
À Procura da Felicidade – Foto: Divulgação

Estrelado por Will Smith, o Filme À Procura da Felicidade é um verdadeiro clássico dos cinemas e também uma grande lição de vida. Baseado em fatos reais, o filme conta a história de Chris Gardner, um homem que de sem teto e desempregado se transformou em um grande milionário.

No filme e também na vida real Chris Gardner era o pai de uma família com sérios problemas financeiros, que vê a sua esposa ir embora, o deixando sem emprego, sem teto e com um filho para cuidar.

No entanto, apesar das dificuldades Gardner não desistiu e continuou a sua saga em busca de um emprego, após muito procurar, ele conseguiu um estágio não remunerado em uma grande e renomada corretora de ações. Mas, nesse ponto o filme está apenas começando e o mais impactante fica para o final.

Para que você descubra os próximos passos da vida de Chris Gardner e como ele foi de morador de rua a um grande empresário, recomendamos que você assista o filme.

3.A Grande Aposta

A grande aposta
A Grande Aposta – Foto: Divulgação

Vencedor do Oscar de melhor roteiro adaptado em 2016, A Grande aposta, filme que conta com a participação de Brad Pitt, conta a história de Christian Bale, Steve Carell e Ryan Gosling enquanto agentes financeiros.

O filme que também é baseado em fatos reais descreve a história do proprietário de uma corretora de investimentos de médio porte, que percebe que em pouco tempo a bolha imobiliária que estava se formando no mercado americano iria simplesmente estourar.

O final você já sabe, a bolha imobiliária americana realmente estourou e com isso o proprietário da corretora e algumas pessoas que junto com ele decidiram investir contra o sistema certamente saíram muito bem da história. Vale a pena assistir para saber mais e descobrir todos os interessantes desdobramentos desse excelente filme.

4.Wall Street: O dinheiro nunca dorme

Wall Street: O dinheiro nunca dorme
Wall Street: O dinheiro nunca dorme – Foto: Divulgação

Wall Street: O dinheiro nunca dorme retrata a história de Gordon Gekko um homem que após cumprir pena por ter praticado diversas fraudes financeiras deixa a prisão.

Impedido de voltar a operar no mercado financeiro Gekko decide tocar a vida investindo o seu tempo na apresentação de palestras e também na escrita de um livro. Repleto de ensinamentos importantes e uma boa trama relacionada ao mundo dos investimentos, Wall Street: O dinheiro nunca dorme também é uma boa pedida.

5.Quem quer ser um milionário?

quem-quer-ser-um-milionario
Quem quer ser um milionário? – Foto: Divulgação

Quem quer ser um milionário conta a envolvente história de  Jamal K. Malik, um jovem que trabalha servindo chá em uma empresa de telemarketing. De origem muito humilde e infância difícil, Jamal precisou superar a miséria e a violência para conquistar o seu emprego.

No entanto, garantir o seu primeiro emprego era apenas o início de uma encantadora trajetória de superação. Isso porque, Jamal decidiu se inscrever em um famoso programa de TV, que por sinal possui o mesmo nome do filme “Quem Quer Ser um Milionário?”

Para a sua surpresa a produção do programa entrou em contato com ele algum tempo depois e o convidou para participar de um quiz de perguntas e respostas que poderia fazer dele um verdadeiro milionário. No entanto, para chegar ao prêmio final, Jamal deveria ser capaz de responder perguntas difíceis, pelo menos é o que se esperava, até que o jovem percebe que as respostas para as perguntas do apresentador estavam em sua própria história de vida.

6.Como ser Warren Buffett

Como ser Warren Buffett
Como ser Warren Buffett – Foto: Divulgação

Warren Buffett é de longe um dos maiores investidores do mundo e inspiração para muita gente, o que faz com que a sua história de vida e os seus ensinamentos sejam do interesse de muita gente.

Logo, se você também deseja conhecer mais sobre a história de Warren Buffett e aprender com ele, você não pode deixar de assistir esse excelente filme. A história relata fatos que começam na infância de Buffet e se desenrolam até chegar ao que ele é hoje, um dos homens mais admirados no mundo dos investimentos.

No filme em formato de documentário você terá acesso a cenas raras que nos ajudam a entender como funciona a mente brilhante deste grande homem.

7.O Homem que mudou o Jogo

o-homem-que-mudou-o-jogo
O Homem que mudou o Jogo – Foto: Divulgação

O Homem que mudou o Jogo retrata a história de  Billy Beane (Brad Pitt), gerente de um time de baseball, o Oakland Athletics. Baseado em uma história real, o filme retrata como um treinador conseguiu fazer um time quebrado e sem dinheiro em caixa, se tornar uma das principais equipes dos anos 80.

Indicado ao Oscar de Melhor Filme, a trama demonstra como Billy Beane conseguiu fazer uso das estatísticas para apostar em jogadores até então desconhecidos e com grande potencial que levaram um time quebrado ao sucesso financeiro e esportivo.

Sem dúvidas, o filme nos deixa um importante ensinamento que pode ser aplicado no mercado financeiro, o da importância de ficar atento às estatísticas para aproveitar as melhores oportunidades do mercado.

8.Fome de Poder

filme-fome-de-poder
Fome de Poder – Foto: Divulgação

Que o McDonald’s é hoje a maior rede de fast food do mundo não restam dúvidas, mas você conhece toda a trajetória dessa gigantesca e que hoje está presente em várias partes do mundo, desde a sua fundação?

Lançado em 2015, e estrelado por Michael Keaton. O filme a Fome do Poder, conta a história do McDonald’s desde a sua fundação e descreve em detalhes como Ray Kroc, fundador da rede, fez com que uma pequena lanchonente no sul da Califórnia alacançasse destaque, se transformando na potência que é hoje.

Com base nesse filme, o investidor atento pode aprender diversas lições de empreendedorismo e negócios.

9.Inside Job

inside-job
Inside Job – Foto: Divulgação

Vencedor do Oscar de melhor documentário em 2011, o filme Inside Job dirigido por Charls Ferguson e narrado por Matt Damon faz uma excelente analise da grave crise econômica de 2008.

O documentário faz uso de uma série de pesquisas e também da opinião de figuras renomadas e de grande relevância no mercado financeiro, como políticos, jornalistas e economistas. O documentário consegue explicar em detalhes a série de fatores que culminaram na bolha imobiliária americana, listando ainda os seus principais responsáveis.

Sem dúvidas, o filme é uma excelente opção para o investidor que deseja conhecer e entender melhor todo o desenrolar que resultou em uma das maiores crises financeiras dos Estados Unidos.

10.O Mago das Mentiras

O Mago Das Mentiras
O Mago das Mentiras – Foto: Divulgação

Por fim, chegamos ao nosso décimo e último filme da lista com os TOP 10 Filmes sobre investimentos que o Investidor 10 separou para você.

Baseado em uma fatos reais, O Mago das Mentiras, foi inspirado na história de um dos maiores investidores de Wall Street,  Bernard Madoff.

Madoff foi condenado a 150 anos de prisão em uma cadeia de segurança máxima por orquestrar uma das maiores fraudes já descobertas no mercado financeiro Norte Americano, que ficou conhecida como o Esquema Ponzi.

Neste filme, o investidor pode entender com clareza como funcionam os esquemas de pirâmide financeira e como eles conseguem enganar um número gigantesco de pessoas, levando muitas delas a verdadeira ruína, por acreditarem em rentabilidades astronômicas prometidas por esquemas financeiros.

Com mais esse excelente filme, chegamos ao final do nosso TOP 10 Filmes sobre investimentos. Você já assistiu todos eles? Qual é a sua opinião sobre as tramas aqui listadas? Acrescentaria algum outro filme a essa lista? 

Participe deixando o seu comentário!

Gostou do nosso conteúdo? Então, continue acompanhando as nossas publicações diárias e fique sempre por dentro de tudo o que você precisa saber sobre o mundo dos investimentos.

Já consultou os indicadores das principais ações do mercado hoje? Então, não deixe de conferir também aqui no Investidor 10 e invista de forma consciente nas melhores opções do mercado!