Rússia x Ucrânia: A guerra entre a Rússia e a Ucrânia afeta o mercado financeiro de forma inevitável. A questão principal é saber como e, também, o que fazer para amenizar as consequências.

Muitos investidores pequenos têm dúvidas a respeito de como eles deveriam agir frente a um cenário de guerra em outros países. Será que é hora de investir ou se proteger?

Pensando nessas questões, e com a guerra já bem desenvolvida, hoje o Investidor 10 resolveu escrever sobre como o conflito entre os dois países afeta o mercado financeiro.

Como investir em ações internacionais de forma simples e segura
Imagem em 3D do planeta terra. Foto Freepik

Rússia x Ucrânia no cenário internacional

Rússia x Ucrânia: Primeiramente é necessário começar explicando qual é a importância da Rússia e da Ucrânia para o mercado financeiro internacional. Começando pela Rússia.

A Rússia, que é o país que iniciou o conflito, é uma das maiores exportadoras de petróleo do mundo, sendo que sua produção, que é estatal, representa 12% da produção mundial.

Já a Ucrânia é uma das maiores exportadoras de grãos do mundo, além de também fornecer aço e ferro para a Europa. Ou seja, dois grandes mercados de commodities.

A primeira conclusão que podemos tirar é que um conflito de Rússia x Ucrânia essas duas potências afeta o mercado de commodities, fazendo o preço desses ativos explodirem.

O maior problema é que, uma vez que o mercado comece a sofrer com a falta de abastecimento desses commodities, o preço de vários outros itens tende a aumentar.

A inflação, que havia aumentado no mundo todo por conta da pandemia, agora vai sofrer uma maior pressão, graças ao conflito entre as duas nações.

Já quanto ao resultado desse choque entre os dois países, aquele que for derrotado pode acabar tendo dificuldade para recuperar a sua infraestrutura.

Rússia x Ucrânia: Os efeitos da guerra na Europa e EUA

Os efeitos da guerra na Europa e EUA
Os efeitos da guerra na Europa e EUA – Foto: Freepik

Rússia x Ucrânia: A Rússia é um dos principais fornecedores de gás da Alemanha e da Europa como um todo. Com a possível diminuição do abastecimento, os preços vão aumentar.

Isso, por sua vez, vai criar um efeito dominó que irá afetar a Europa inteira. Por isso, a primeira medida a ser tomada é a diminuição da dependência russa.

Isso, no entanto, é algo que irá demorar alguns anos para de fato se consolidar. Até lá, os preços das coisas vão escalonar, e o padrão de vida europeu irá ficar mais caro.

Uma das alternativas viáveis para a Europa é começar a importar o gás dos Estados Unidos, por meio de navios. Um processo burocrático e caro.

Também é necessário considerar todos os esforços de guerra e a ajuda financeira que a Ucrânia está recebendo, especialmente dos Estados Unidos, que estão imprimindo dinheiro.

O dólar, por exemplo, vem enfraquecendo bastante nos últimos meses, e no Brasil, ele já voltou ao patamar que estava no começo de 2020, de mais ou menos 4,6 reais.

Isso significa que os investidores internacionais vão querer procurar outros lugares para investir seu dinheiro. E isso pode levá-los a ver o mercado financeiro brasileiro como opção.

Rússia x Ucrânia: Então o Brasil pode se beneficiar?

Rússia x Ucrânia: Por ser outro grande exportador de commodities e por fazer parte do BRICs, o Brasil tende a ser uma escolha natural dos investidores internacionais procurando por opções.

O mercado financeiro mundial pode ver no país uma oportunidade de investimento muito atrativa, ainda mais após o aumento da taxa básica de juros para controlar a inflação.

Talvez seja possível observar as maiores empresas agrícolas que têm capital aberto na B3 começando a se valorizar bastante nos próximos meses.

Por sua vez, também há a questão da Petrobras. Com o aumento do valor do barril de petróleo, o lucro da empresa tende a crescer, pois o seu petróleo é vendido em paridade com o dólar.

Algo que também ajuda na causa do Brasil é o fato de que a arrecadação de impostos tem aumentado, o que faz com que o risco país seja reduzido.

O único motivo de preocupação seria a instabilidade política, que já é algo esperado do país, mas que frente ao cenário internacional, torna-se um problema muito menor.

Vale destacar, no entanto, que o Brasil não está imune às consequências da guerra. Isso porque, se o preço do barril de petróleo aumenta, também aumenta a gasolina.

O aumento da gasolina, por sua vez, acaba gerando um efeito em cadeia que afeta o preço de custo de quase todos os itens do país.

Rússia x Ucrânia: É hora de investir ou se proteger?

É hora de investir ou se proteger?
É hora de investir ou se proteger? – Foto: Freepik

Rússia x Ucrânia: Já sabemos que o mercado financeiro mundial tende a ser afetado negativamente por conta da guerra de Rússia x Ucrânia. Mas o que isso significa para os investimentos?

Cada perfil de investidor tem as suas próprias formas de agir frente a um cenário de crise. Enquanto alguns retiram os seus investimentos, outros decidem aportar mais dinheiro.

Não há uma fórmula exata do que fazer em um cenário repleto de imprevisibilidades. No entanto, alguns conceitos podem ser lembrados aqui:

  • Proteger o capital é algo que deve ser feito antes das crises;
  • Qualquer investimento a qualquer momento deve ser sempre bem avaliado.

Com certeza os valores de ações de grandes empresas podem sofrer uma oscilação negativa no valor, o que pode significar uma oportunidade de compra.

Por outro lado, nem todas as empresas que irão sofrer com essa oscilação são boas oportunidades de compra. Algumas podem acabar vindo à falência no longo prazo.

Já aqueles investidores que pensam em aportar dinheiro em criptomoedas, precisam considerar que esse tipo de ativo não é para proteção de capital.

Na realidade, as criptomoedas são um dos investimentos mais voláteis do mercado financeiro, e ainda há incertezas sobre a sua adoção em muitos países.

Colocar dinheiro em opções de renda fixa que tenham a sua rentabilidade atrelada à inflação, pode ser uma boa opção no momento.

Por fim, a melhor maneira para saber lidar com o mercado financeiro é estando informado sobre os principais acontecimentos e tendo conhecimento das opções de investimento.

Se você quiser saber mais sobre como investir o seu dinheiro corretamente, seja em momentos de crise ou não, não deixe de acompanhar o Investidor 10, o site mais completo com informações de investimento.