Por muito tempo, os investimentos no mercado financeiro foram tratados como tabu. Desse modo, muitas pessoas acreditavam ser muito difícil a compra de ações, além de não ser rentável.

Posteriormente, muitos investidores começaram a falar publicamente sobre investimentos. Através da internet, Raul Sena se destacou como um dos expoentes no mundo dos investimentos.

O jovem se destacou muito rápido, devido a sua linguagem atual, descontraída e cativante. Assim sendo, o garoto consegue apresentar dicas e estratégias para investidores iniciantes.

Conheça agora toda a história de Raul Sena, o Investidor Sardinha, sua carreira, empresas e formas de investir.

Quem é Raul Sena

Foto de Instagram de Raul Sena
Instagram de Raul Sena

Empreendedor, youtuber e CEO fundador do Investidor Sardinha, este é Raul Sena. Assim, o jovem com apenas 27 anos tornou-se uma enorme referência quando o assunto é investimento.

No entanto, não são apenas seus ensinamentos que compõem a história de Raul. Esta é apenas uma vertente do jovem promissor.

Raul Alencar de Sena é natural de Goiânia, nascido em julho de 1993. O jovem conta que na escola não apresentava um desempenho significativo por ser portador do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), transtorno este que afeta cerca de 2 milhões de pessoas no Brasil.

Os sinais que Raul se tornaria um forte empreendedor já se manifestavam desde os seus 14 anos, quando já havia criado sites capazes de gerar renda. Posteriormente, buscou aprimorar seus conhecimentos no mercado financeiro, para posteriormente os aplicar em investimentos.

Carreira

O jovem, que aos 14 anos já lucrava com sites, não iria parar. Aos 16 anos, Raul criou o RaulSena.ogr, e em 2008, após um ano, vendeu sua base de clientes para outra empresa.

Sua jornada continuou em 2009, quando começou a trabalhar na editora Índice Gestão Editorial. No mesmo ano, Sena foi Diretor de Projetos na Academia Goianiense de Letras.

Em seguida, Raul deu entrada no Jornal Diário da Manhã como editor de imagens e, mais tarde, se tornou Diretor Executivo. Durante esse período, houve diversas tentativas de criar sites, editoras e até lojas.

Raul ficou no jornal até 2015. Nessa mesma época, foi diretor do Grupo Fatos, do Fatos Desconhecidos, além disso, tornou-se Diretor de Novos Negócios da WTF Maison.

Por fim, fundou seu canal no YouTube, Investidor Sardinha.

O sucesso do canal foi imediato. Em menos de 4 meses, Sena já possuía 600 mil visualizações.

Dessa forma, em conjunto com Matheus Rau, o site Investidor Sardinha entrou no ar.

Canal do YouTube: O Investidor Sardinha

Canal do Youtube de Raul Sena, o Investidor Sardinha

Antes de criar seu próprio canal, Sena ministrava palestras para ensinar a como crescer um canal. Ao ser questionado sobre não possuir seu canal, ele tomou uma decisão.

O canal de Raul Sena no YouTube acabou sendo fruto de uma provocação feita por outro produtor de conteúdo em 2019.

O que muitos se perguntam é o porquê o nome do canal. Em resumo, investidores iniciantes no mercado de ações são denominados sardinhas.

Ao mesmo tempo, o público-alvo de Raul é de investidores iniciantes. Portanto, o nome do canal ganha grande relevância e visibilidade ao utilizar essa denominação.

O primeiro vídeo do Investidor Sardinha não está mais no ar. Entretanto, vídeos mais antigos ainda podem ser acessados.

Raul não desistiu e continuou se esforçando para crescer com seu próprio conteúdo. Nesse momento, o canal conta com 131 mil inscritos.

O canal tomou novas formas e hoje não está apenas no YouTube, como também nas redes sociais, curso online A Única Verdade possível e em um site.

Além disso, os rendimentos anuais nessas plataformas rendem em menos de um ano mais de 1 milhão de reais.

Empresas

Atualmente, Raul Sena trabalha diretamente com duas empresas, seu próprio projeto inicial, o Investidor Sardinha e o Brainship.

O projeto Investidor Sardinha, que teve início como um canal no YouTube, se expandiu para diversas outras plataformas. Além de postar vídeos regularmente em seu canal, Raul também utiliza o seu Instagram para tirar dúvidas diretas de seus seguidores, além de criar conteúdo para o seu Twitter e Facebook.

Ao mesmo tempo, seu site conta com diversos artigos que abordam uma infinidade de temas no mercado financeiro, finanças e grandes profissionais de sucesso de diversas áreas.

Já o Brainship é uma plataforma direcionada para impulsionar novos empreendedores e conta com uma série de profissionais renomados como Paulo Cuenca e Victor Damásio, que atuam com o marketing digital.

Ainda assim, na sua plataforma, Raul possui seu próprio campo, destinado a ajudar novos investidores do mercado financeiro a conquistar seu espaço com dicas, vídeos e outros materiais.

Qual é sua forma de investir

Como é a forma de investir do Investidor Sardinha?
Escritório de investimentos – Foto por Freepik

O que levou Raul a obter seus resultados está diretamente relacionado com a forma com que ele investe. De fato, seus métodos de investimento consideram alguns elementos-chave. Confira a seguir:

Empresa

Primeiramente, uma prévia análise do histórico da empresa é realizada. O que caracteriza uma boa empresa para investir é seu tempo no mercado e investimentos em pesquisa e desenvolvimento.

Prejuízos

Para Raul, empresas que já apresentaram prejuízos em períodos prolongados tendem a ter o mesmo problema em breve. Por isso, não são bem consideradas para investimento.

Buy and Hold

Esse é o principal método utilizado por Raul Sena em seus investimentos.

Em português, o termo significa comprar e esperar/segurar. Em suma, o método se baseia em investir em vários ativos sem necessariamente vendê-los em breve. Dessa forma, os lucros aparecem a longo prazo, método consoante a Philip Fisher, um grande referencial em investimento.

Como começar a investir na Bolsa de Valores

O Raul Sena foca seu conteúdo em ajudar investidores iniciantes a trilharem seu caminho no mercado financeiro. No entanto, o mais importante é reconhecer que a Bolsa de Valores não será um bom caminho para quem não quer se dedicar a estudar investimentos e analisar empresas.

A Bolsa de Valores possui uma renda variável. Por isso, os investidores devem sempre estar preparados para uma crise, mesmo que ela não dê sinais claros.

Portanto, Raul Sena aconselha seus estudantes iniciantes a investir em rendas fixa enquanto adquirem conhecimento, como CDBs (Certificados de Depósitos Bancários).

Para aqueles mais avançados, Raul indica uma prévia análise das empresas considerando a valorização das ações, que varia de acordo com a quantidade de pessoas interessadas.

Quanto mais procura, mais caras as ações.

Em um de seus vídeos, Raul Sena mostra como começar a investir na Bolsa de Valores com apenas R$13,55, comprando uma ação da Itaúsa.

O que demonstra que mesmo com pouco é possível começar. Quer começar a investir? Então, clique aqui e veja como fazer um planejamento financeiro para começar a investir!