Luiz Alves Paes de Barros, é um dos nomes mais importantes entre os investidores brasileiros. Nascido no Estado de São Paulo em uma família nobre e dona de diversas fábricas de açúcar, o mega investidor possui uma fortuna atualmente estimada em U$$ 1,5 bilhão de dólares, mas que por incrível que pareça não tem qualquer relação com a herança e os bens da sua família.

Apesar da origem em família rica, o bilionário conta que construiu o seu patrimônio praticamente do zero, isso porque, os seus familiares não sabiam como administrar o dinheiro conquistado com as fábricas de açúcar, que por sinal, na época era um dos negócios mais promissores do país. 

Segundo Luiz Alves Paes de Barros, sua família perdeu quase tudo por não saber administrar e utilizar corretamente o dinheiro. Mas, ele não, começando a sua trajetória como investidor através de uma pequena economia.

A trajetória de Luiz Alves Paes de Barros

A trajetória de Luiz Alves Paes de Barros
A trajetória de Luiz Alves Paes de Barros – Foto: Divulgação

Vendo a sua família perder quase todo o patrimônio devido a má gestão financeira, Luiz Alves Paes de Barros decidiu seguir outro caminho. Desde muito cedo, ele já mostrava grande interesse por negócios, quando criança, colecionava moedas, já aos 16 anos, comprou o seu primeiro lote de ações.

Formado em em Economia pela Universidade de São Paulo – USP, Luiz Alves Paes de Barros, se tornou ainda jovem, sócio da Credit Suisse Hedging-Griffo, empresa atuante no mercado de capitais, Private Banking, IPO, fusões e aquisições.

Como sócio da Credit Suisse Hedging-Griffo, Luiz Alves Paes de Barros tornou-se um dos maiores conhecedores do mercado de capitais, até que duas décadas depois, mais precisamente em 2003, decidiu abrir o fundo Poland, posteriormente renomeado para Alaska Poland, cujo o objetivo era cuidar dos seus investimentos e também da sua família.

A saber, somente nos seus primeiros 10 anos, o fundo Alaska Poland se valorizou em mais de 1000% contra cerca de 300% do Ibovespa. 

Seus negócios, como empresário, investidor e economista continuaram e ainda continuam crescendo. Fruto desse crescimento o mega investidor decidiu criar mais um fundo, dessa vez no ano de 2015 e em parceria com outros grandes nomes como Henrique Bredda e Ney Miyamoto.

Os sócios criaram o Alaska Black, que por sinal é hoje um dos fundos mais rentáveis e respeitados do país. Atualmente com cerca de 200 mil investidores e patrimônio estimado em R$ 17 milhões, o Alaska Black, conquistou valorização de 350% apenas nos seus 27 primeiros meses.

Entre as melhores apostas do fundo Alaska Black estão as ações do Magazine Luiza, cuja valorização foi de mais de 15.000% em aproximadamente três anos.

Qual é a estratégia de investimento de Luiz Alves Paes de Barros

Nesta foto, será que Luiz Alves Paes de Barros comprava ou vendia ações?
Nesta foto, será que Luiz Alves Paes de Barros comprava ou vendia ações? – Foto: Divulgação

Adepto aos indicadores fundamentalistas e ao valuation, Luiz Alves Paes de Barros analisa e garimpa cuidadosamente o mercado em busca de ações de boas empresas, que estejam sendo negociadas abaixo do seu valor justo. Quando as encontra, o investidor compra as ações e aguarda pela sua valorização para posterior venda com grande margem de lucro.

A estratégia é simples, comprar barato para vender caro, aplicando os indicadores fundamentalistas e o valuation em busca das melhores oportunidades. 

Sendo assim, a cada balanceamento da sua carteira pessoal e também da carteira do fundo Alaska Black, as ações já valorizadas são vendidas dando espaço a outras que possuem grande potencial de valorização.

Luiz Alves Paes de Barros, acredita no longo prazo e costuma ignorar e não se importar muito com as oscilações de curto prazo, sendo esse certamente um dos seus maiores segredos como investidor.

Outro fato curioso sobre a estratégia de investimentos adotada pelo investidor, diz respeito a diversificação. Luiz Alves Paes de Barros prefere não diversificar muito a sua carteira de ações, para que assim, ele possa analisar e acompanhar de perto o desempenho de cada uma delas.

Resumidamente, podemos dizer que a carteira de ações e a estratégia do renomado investidor está alicerçada nos seguintes princípios:

  • Valuation
  • Compra na baixa e venda na alta
  • Análise fundamentalista
  • Pouca diversificação

Frases e ensinamentos de Luiz Alves Paes de Barros

Confira algumas frases de impacto do mega investidor e aprenda com ele como investir de forma realmente assertiva:

“Se cair eu compro, se subir eu vendo. Mercado tem todo dia.”

“Quando começo a comprar uma ação nova, vou comprando torcendo para cair. Compro mais cair enquanto compro, melhor. Gosto de pagar e acumular pagando pouco, e não pagando muito.”

“Se você quiser conhecer uma ação mesmo, comece se envolvendo com ela. Compre um pouco, venda um pouco e veja se o preço na tela é de verdade ou de mentira.”

“Quer fazer um papel subir? Venda e distribua ação para o público ter e torcer junto com você. Quer fazer um papel cair? Seja bobo pagando para cima e puxando. Assim todos vendem para você, e você fica sozinho numa ação que ninguém mais tem interesse.”

Aprenda a analisar ações com base nos indicadores fundamentalistas

Luiz Alves Paes de Barros na Monte Bravo Experience, no ano de 2018.
Luiz Alves Paes de Barros na Monte Bravo Experience, no ano de 2018. – Foto: Divulgação

 Se você pretende ocupar uma posição de destaque no mercado, conquistar a independência financeira e excelentes retornos sobre os seus investimentos, faça como Luiz Alves Paes de Barros, utilize o valuation e a análise de indicadores fundamentalistas.

Aqui no Investidor 10, por exemplo, contribuímos de forma significativa para que milhares de investidores alcancem grande sucesso no mercado de ações.

Listamos e mantemos um acervo atualizado com os indicadores fundamentalistas das principais ações negociadas na Bolsa de Valores brasileira e além disso, disponibilizamos gratuitamente um série de conteúdos que explicam em detalhes como funciona cada indicador.

Para acessar a nossa página de indicadores fundamentalistas, clique aqui.

Agora se o seu objetivo é aprender tudo sobre os indicadores fundamentalistas, clique aqui.

Para você, o mega investidor Luiz Alves Paes de Barros é ou não é um exemplo a ser seguido? Contribua conosco enviando o seu comentário!

Antes de sair, não deixe de se inscrever em nosso canal no Youtube e seguir as nossas redes sociais!