A quem pertence um fundo imobiliário? Quem são os donos de um fundo imobiliário? Qual o papel dos administradores e gestores em fundos imobiliários?

Se você também possui dúvidas e curiosidades a respeito do mercado de fundos imobiliários, esse conteúdo é para você. Confira o funcionamento e descubra a quem pertence os fundos imobiliários listados na Bolsa de Valores.

O que é um fundo imobiliário?

Fundos imobiliários são uma das inúmeras opções de investimentos listadas na Bolsa de Valores. 

Relacionados diretamente ao mercado imobiliário, os fundos buscam remunerar os investidores através de rendimentos provenientes da comercialização ou locação de imóveis comerciais em diferentes segmentos.

É possível encontrar fundos imobiliários especializados em diferentes setores da economia e tipos de imóveis, dentre eles:

  • Fundos de Desenvolvimento Imobiliário
  • Fundos de Shoppings Centers 
  • Fundos de Lajes Corporativas
  • Fundos de Galpões
  • Fundos de Hotéis
  • Fundos Imobiliários de Escolas, Universidades e Hospitais
  • Fundos de Agências Bancárias
  • Fundos de Fundos
  • Fundos de Recebíveis imobiliários
  • Dentre outros.

Cada fundo possui suas características e estratégias de investimento, no entanto, todos eles contam com algo em comum: a busca pelo rendimento dos seus cotistas.

Quem são os cotistas em um fundo imobiliário?

Quem são os cotistas em um fundo imobiliário?
Quem são os cotistas em um fundo imobiliário? – Foto: Freepik

Fundos imobiliários funcionam como uma espécie de condomínio fechado de investimentos, onde um grupo de investidores se reúnem em prol de um objetivo em específico.

Imagine, por exemplo, que um determinado grupo de investidores tem por objetivo adquirir um shopping center e gerar receita através da locação das suas lojas. Não restam dúvidas, o investimento precisaria ser alto, afinal, um empreendimento do tamanho de um shopping center custa caro.

Entretanto, se fosse possível juntar vários investidores com o mesmo objetivo e ratear os custos relacionados a compra do shopping, certamente esse objetivo se tornaria mais fácil de alcançar, não é mesmo?

É basicamente, essa a ideia dos fundos imobiliários, reunir grupos de investidores com um objetivo em comum: Investir no mercado imobiliário e obter renda através da comercialização ou locação dos imóveis do fundo imobiliário.

Nos fundos imobiliários os investidores são conhecidos como cotistas, por sua vez, cada cotista deixa a sua contribuição financeira para o fundo imobiliário, em troca de cotas, uma espécie de título que representa a participação dos cotistas no fundo.

Por sua vez, os fundos imobiliários recebem o capital aplicado pelos cotistas e aplica o mesmo no mercado imobiliário, geralmente na aquisição de imóveis comerciais para locação e geração de renda passiva para os cotistas.

Por fim, os cotistas que aplicaram recursos no fundo imobiliário passam a receber dividendos mensais proporcionais à sua participação no capital do fundo. Sendo assim, quanto maior a contribuição de um cotista, maior a sua remuneração mensal.

Talvez, você já conheça o funcionamento dos fundos imobiliários, mas afinal, quem são os seus proprietários? A quem pertence um fundo imobiliário? Confira no próximo tópico.

A quem pertence um fundo imobiliário?

A quem pertence um fundo imobiliário?
A quem pertence um fundo imobiliário? – Foto: Freepik

Como detalhamos no tópico anterior, os fundos imobiliários são formados por um grupo de investidores em uma espécie de condomínio fechado.

Sendo assim, os fundos imobiliários não contam com um único dono, mas sim, vários proprietários.

Na prática, os fundos imobiliários pertencem aos cotistas, na proporção da sua participação no capital do fundo imobiliário.

Mas, afinal se um fundo imobiliário possui múltiplos proprietários, quem fica responsável pela sua administração e gestão? Quem negocia os imóveis, recebe os aluguéis e os distribui aos cotistas?

O que faz um gestor de fundos imobiliários?

Funcionando de forma muito semelhante a um condomínio, os fundos imobiliários precisam de um gestor que tome decisões e mantenha tudo em perfeita ordem e funcionamento.

Sendo assim, se nos condomínios tradicionais, temos a figura dos síndicos, nos fundos imobiliários, temos a figura dos gestores.

O gestor de fundos imobiliários pode ser uma pessoa física ou jurídica, devidamente credenciada na CVM – Comissão de Valores Mobiliários para este fim.

Em geral, os profissionais que atuam como gestores em fundos imobiliários possuem profundo conhecimento do mercado financeiro e imobiliário.

A esse tipo de profissional, cabe uma importante responsabilidade: garantir o maior retorno possível aos cotistas, ou seja, aos investidores do fundo.

Para garantir o êxito e bons resultados do fundo imobiliário, os gestores precisam acompanhar indicadores, tomar decisões de investimentos, negociar contratos de locação, dentre outras atribuições.

Vale destacar, que pelos serviços prestados, os gestores recebem uma remuneração prevista no estatuto do fundo imobiliário. 

Na maioria dos casos, essa remuneração tem como base um percentual das receitas do fundo imobiliário, podendo o gestor receber bonificações por desempenho em caso de resultados acima da média do mercado.

O que é um administrador de fundos imobiliários?

O que é um administrador de fundos imobiliários?
O que é um administrador de fundos imobiliários? – Foto: Freepik

Por fim, temos ainda a figura do administrador de fundos imobiliários, figura que não pode ser confundida com os gestores dos fundos.

O administrador de fundos imobiliários, precisa ser obrigatoriamente uma instituição financeira autorizada para este fim, como bancos e corretoras de valores.

Cabe às administradoras instituir os fundos imobiliários, zelar pelo seu perfeito funcionamento e pelo cumprimento das regras da CVM e também as previstas no próprio estatuto do fundo.

Assim sendo, podemos concluir, que os fundos imobiliários contam com três figuras importantes, sendo elas:

  • Cotistas;
  • Gestor;
  • Administradora.

Podemos concluir também, que os fundos imobiliários não pertencem a uma única pessoa ou instituição, mas sim ao grupo de cotistas (investidores) que aplicam recursos nos fundos.

Estamos chegando ao final deste conteúdo. Sendo assim, agora que você já sabe a quem pertence um fundo imobiliário, porque não investir e se tornar um proprietário de fundos imobiliários, você também?

Aproveite a área de fundos imobiliários do Investidor 10 para explorar os principais indicadores dos fundos imobiliários listados na Bolsa de Valores.

Aqui no Investidor 10, você tem acesso a uma série de indicadores dos principais ativos negociados na bolsa, dentre eles, ações, BDRs, criptomoedas e fundos imobiliários.

Clique aqui e acesse a nossa página de fundos imobiliários.

Antes de sair, conheça também a nossa página no Instagram! e fique por dentro das novidades!

Até a próxima!