Dono das principais empresas de tecnologia do mundo, o gênio e polêmico Elon Musk está lista dos homens mais ricos do mundo.

Fundador da empresa aeroespacial SpaceX e projetista da Tesla, Musk lidera os projetos mais audaciosos de nossa geração, como, por exemplo, viajar a Marte e ajudar no aquecimento global através da produção de energia limpa (alternativas a combustíveis fósseis como petróleo e gás).

Normalmente, infâncias conturbadas, mudanças repentinas de cidade e famílias desestruturadas tendem a gerar nas crianças traumas e complexo de inferioridade. No caso de Elon Musk, todos esses fatores acabaram o tornando um obstinado por sua função, com registros de 15 horas diárias de trabalho.

Para entender a cabeça de um gênio é necessário entender o desenvolvimento humano por trás dessa pessoa.

Por isso, descubra a história que levou Elon Musk a ser o quarto homem mais rico do mundo e ganhar a fama de gênio e louco:

Vida de Elon Musk

Elon Musk é um empreendedor, investidor e engenheiro.
Elon Musk é um empreendedor, investidor e engenheiro. Foto por Duncan Hull.

Infância

Apesar de residir nos EUA e competir com os principais players do Vale do Silício, Elon Musk não é americano. Ele nasceu no ano de 1971, em Pretoria, África do Sul.

Sua mãe era uma modelo e nutricionista canadense e seu pai um engenheiro eletromecânico sul-africano. Graças ao seu pai, Musk teve os primeiros contatos com tecnologia e o desejo de se tornar projetista.

Após o divórcio dos pais, Elon Musk continuou morando com seu pai e acabou desenvolvendo uma grande habilidade em leitura e em quadrinhos. Por esse motivo, sofreu bullying durante a escola e buscou o mundo da fantasia em detrimento de sua vida social.

Musk conheceu a programação desde jovem e com 12 anos já havia iniciado seu primeiro projeto, um jogo chamado Blastar que acabou vendendo por $500,00.

Mesmo tendo uma infância difícil, lidando com a solidão, violência física de seus colegas de escola e de não se encaixar na cultura africana, Musk conseguiu encontrar no mundo das tecnologias uma válvula de escape.

Aos 17 anos, mudou-se para o Canadá para evitar servir o exército na época do apartheid e finalmente teve sua vida estabilizada em um local agradável para si.

Educação

Embora Musk tenha se mudado para o Canadá, sua infância e juventude foi desenvolvida toda na África do Sul. Ele estudou na Escola Preparatória Waterkloof House e logo após se formou na Pretoria Boys High School.

Após ter sua documentação liberada pelo governo canadense, em 1989 Musk entrou na Queen’s University, local onde ficou por dois anos, até ser transferido para University of Pennsylvania para estudar física e economia.

Sua formação aconteceu no ano de 1997, em que recebeu as honrarias da Wharton School pela graduação em economia e da College of Arts and Sciences pelo bacharelado de física.

Musk já registrou em algumas oportunidades que o curso de física foi o que fez com que tivesse mais ideia do que queria seguir e como guiaria sua jornada profissional.

Aos 24 anos, Musk se mudou para a Califórnia para fazer um PhD em física aplicada na Universidade de Stanford, mas acabou desistindo depois de dois dias. Sua visão empreendedora já estava desenvolvida e o Vale do Silício o chamava para a missão mais importante de sua carreira.

Família

Elon Musk é filho de Maye Musk, uma modelo e nutricionista canadense, e de Errol Musk, engenheiro eletromecânico sul-africano, piloto, marinheiro, consultor e desenvolvedor imobiliário.

Seu pai recentemente entrou para os holofotes após ter um filho com sua enteada 30 anos mais nova, Jana Bezuidenhout.

Musk é o irmão mais velho de dois irmãos, Tosca Musk, uma diretora cinematográfica, e Kimbal Musk, tido como o novo gênio da família, tendo algumas ideias revolucionárias, como a que pretende mudar a alimentação no mundo.

Elon Musk possui cinco filhos do primeiro casamento com a autora canadense Justine Wilson, todos através de fertilização in vitro, após a morte de seu primeiro filho Nevada Alexander Musk por morte súbita infantil.

Atualmente, Musk está casado com a cantora Grimes e teve seu sexto filho chamado X AE A-XII. É… esse é o nome da criança mesmo.

Início no mundo dos negócios

Elon Musk teve muito sucesso nos seus primeiros negócios.
Elon Musk, demonstrando as capacidades dos foguetes da SpaceX, aventura possível após o sucesso de seus primeiros negócios. Foto por Wikipedia.

Elon Musk teve sua primeira experiência como empresário aos 11 anos, graças ao seu gosto por programação. Ele criou um código para um jogo de videogame, mais tarde vendido para uma empresa sul-africana por $500,00.

Mas, foi somente em 1995 que Elon e seu irmão Kimbal fundaram a Zip2, uma empresa focada em produção e licenciamento de softwares para sites de notícias.

Logo após, em 200, Musk decidiu fundar a X.com, uma empresa de pagamento virtual. Depois de um ano de funcionamento, a X.com se fundiu com uma empresa chamada Confinity, uma empresa de software do Vale do Silício.

Em 2001, a empresa mudou seu nome para PayPal e começou a atuar no mercado sem Musk como presidente, graças às divergências no gerenciamento da empresa. Pode-se dizer que esse foi o primeiro grande sucesso de muitos que Musk teria em sua carreira.

As Empresas de Elon Musk

Zip2

Em 1995, os irmãos Kimbal e Elon Musk e Greg Kouri criaram a Global Link Information Network, com o dinheiro de um grupo de investidores e mais $6.000,00 de Kouri.

A Global Link era uma empresa de produção e licenciamento de softwares para portais de notícias, que buscava oferecer seus serviços a empresas que tinham o objetivo de conquistar sua presença digital.

No ano de 1996, a Global Link recebeu um forte investimento de 3 milhões de dólares da empresa Mohr Davidow Ventures e mudou seu nome para Zip2.

A Zip2 foi uma das primeiras empresas que permitiu a comunicação de anunciantes com usuários, podendo ser enviados fax de um para outro. Além disso, a empresa possuía um serviço que conectava usuários a concessionárias ou vendedores de carros particulares, serviço pioneiro na época.

X.com

Por ser um obstinado, Musk não chegou nem a aproveitar seus lucros com a venda da Zip2. No mês seguinte, fundava a X.com, um dos primeiros bancos virtuais do mundo e que era segurado pela FDIC, a agência federal americana que garante depósitos bancários.

Em 2000, a principal concorrente chamada Confinity fundiu-se com a X.com e focou seus esforços em melhorar o sistema de pagamento já utilizado por eles, o PayPal.

Após Musk ser destituído do cargo de presidente por divergências com a gerência, o cofundador da Confinity Peter Thiel assumiu a presidência e renomeou a empresa como PayPal.

Uma curiosidade: Musk em 2017 recomprou o domínio X.com, pois segundo ele tinha muito valor sentimental. O site agora apenas apresenta uma página em branco com um x no topo esquerdo.

Paypal

Hoje em dia existem diversos bancos digitais em funcionamento no Brasil e no mundo. Em território nacional, contamos com vários exemplos como Mercado pago, Nubank, PagSeguro e Banco Inter.

Mas em 1998, essa era uma realidade muito distante, em que o pagamento a distância se realizava apenas com talões de cheque e transferências entre contas.

A PayPal iniciou seus trabalhos quando a Zip2 se fundiu a Confinity, dando prioridade ao sistema de pagamento denominado PayPal. Após Elon Musk deixar a presidência da empresa, ela foi renomeada como PayPal.

Em 2002, a eBay adquiriu as ações majoritárias da Paypal por 1,5 bilhão de dólares e se tornou a proprietária definitiva, junto a outros acionistas, inclusive Musk.

SpaceX

Administrador da NASA e Elon Musk, em frente a cápsula Dragon da SpaceX, 2012
Administrador da NASA e Elon Musk, em frente a cápsula Dragon da SpaceX, 2012. Foto por NASA.

A SpaceX é uma empresa aeroespacial de capital aberto criada e liderada por Elon Musk desde 2002. Atualmente, ela é a principal empresa privada a mandar naves, astronautas e suprimentos para a órbita da Terra.

Dentre todos os planos audaciosos de Musk, a SpaceX, além de fabricar veículos espaciais de baixo custo e reduzir os valores de viagens espaciais, busca colonizar Marte através de sua tecnologia avançada e energia limpa.

A empresa possui sua base em Hawthorne, Califórnia, em um local onde estão as principais sedes de empresas aeroespaciais nos Estados Unidos, como a AECOM e a NASA.

Tesla

Musk em frente ao Tesla Model S em 2011.
Musk em frente ao Tesla Model S em 2011. Foto por Maurizio Pesce.

Tesla, Inc. é uma empresa automotiva que produz carros elétricos de alto desempenho e baterias para veículos motorizados.

Sua missão é produzir carros que funcionem a partir de energia limpa, criar autonomia na direção dos veículos e revolucionar o mercado de baterias, que no caso, substituiriam os motores a combustão.

Seus modelos ainda são relativamente novos, contando com o Tesla Roadster, Model S, Model X e Model 3. O objetivo da marca é obter um alto lucro com modelos recentes e utilizar esse lucro para reinvestir em modelos populares.

Além disto, as baterias fabricadas pela Tesla buscam oferecer serviços de energia limpa para fábricas e para o setor de motores, já que a maior parte da energia gerada no mundo surge através de motores a combustão.

SolarCity

SolarCity Corporation é uma empresa controlada pela Tesla e que produz sistemas de energia solar residenciais e industriais.

Um dos projetos mais interessantes da empresa, a SolarCity tem como ideia implementar telhado solar em casas americanas, unindo a tecnologia de painel solar, carros elétricos e energia renovável.

A ideia seria utilizar o telhado solar para suavizar a rede elétrica das cidades, já que o consumo de energia elétrica aumentaria muito caso uma parte da população viesse a adquirir carros movidos a eletricidade.

Claro que a motivação do projeto passa pela supremacia da empresa no ramo automotivo e na geração de energia, mas não deixa de ser uma ótima ideia para locais com grande incidência de iluminação solar.

Hyperloop

Protótipo do modelo One da Hyperloop
Protótipo do modelo One da Hyperloop. Foto por Wikipedia.

Ao destrinchar os projetos de Elon Musk, pode-se entender porque ele é chamado de gênio.

O Hyperloop é um modelo de viagem proposto pelo CEO da Tesla e busca reduzir drasticamente o tempo de viagem em grandes centros urbanos, de forma silenciosa, limpa, rápida e confortável.

Seu projeto consiste na criação de um trilho em formato de tubo, em que dentro desse tubo estaria o trem, funcionando através de um grande vácuo e com um sistema de compressão magnética, ou seja, sem rodas, além de funcionar em um ambiente de baixa pressão.

Todos esses detalhes tornariam possível a execução do projeto, graças à diminuição do atrito com o ar e com as rodas durante viagens de longas distâncias.

OpenAI

A OpenAI é uma organização sem fins lucrativos de inteligência artificial (IA), que tem como seu principal produto um poderoso gerador de textos, segundo seus criadores.

A ideia do projeto é fazer o que sistemas de inteligência artificial já fazem atualmente, que é aprender o modelo de textos já existentes e criar sua própria estrutura de textos.

Embora a tecnologia possa ser interessante, Musk tem dúvidas se seu uso não poderia ser distorcido com o passar do tempo e com o avanço das Fake News no ambiente virtual.

Por esse motivo, Elon Musk acabou se afastando do projeto, apesar de continuar como um dos sócios.

Neuralink

Como um dos trabalhos mais recentes de Musk, NeuraLink é um projeto que visa implantar um chip no crânio do usuário e conectar o cérebro às máquinas, assim como pretendia o Doutor Octopus, um personagem da Marvel arquirrival do Homem Aranha.

Assim como no filme, o medo presente nesse modelo de tecnologia é que a inteligência artificial presente no sistema NeuraLink consiga assumir o comando do cérebro humano, ao invés do cérebro comandar o software.

Elon Musk apresentando um dispositivo da Neuralink
Elon Musk apresentando um dispositivo da Neuralink. Foto por Steve Jurvetson.

O projeto inovador ainda está em sua fase inicial, mas tem como objetivo auxiliar pacientes que possuam alguma deficiência e necessite de eletrodos artificiais em seu corpo, como pessoas com alguma paralisia.

The Boring Company

The Boring Company é uma empresa de infraestrutura fundada por Elon Musk em 2016 focada em construção de túneis.

Como não existe permissão para esse tipo de construção na área da SpaceX, Musk construiu uma trincheira enorme com o intuito de testar a real possibilidade de trabalho de sua nova empresa.

O grande objetivo é criar uma malha de túneis que torne a viagem entre as cidades mais veloz, sem interrupções ou trânsito, uma vez que seguiria o mesmo sistema de túneis de metrô, com no máximo uma pista de ida e volta com velocidade constante.

Presença de Elon Musk na cultura pop

Dizem que todo gênio tem um comportamento difícil, e com Musk não poderia ser diferente.

Por ser bem ativo em redes sociais, principalmente no Twitter, acumula discussões, brigas e processos graças ao seu temperamento ácido em plataformas digitais.

Além disso, Musk tem grande habilidade em colocar sua imagem em destaque entre os jovens, fazendo aparições em desenhos e séries famosas como The Big Bang Theory e Os Simpsons, fora ter conhecido o ator Robert Downey Jr., que interpreta sua própria versão herói, Tony Stark.

Por último, seu relacionamento com a artista canadense Grimes e seu novo filho fez com que o mundo do pop voltasse às atenções para o bilionário, principalmente pelo curioso nome de herdeiro, o X AE A-XII.

Frases de Elon Musk para te inspirar

Poucas são as pessoas que possuem sonhos fora da caixa e que vivem de uma maneira única. Por isso, buscar inspiração é algo difícil quando todos ao seu redor têm as mesmas atitudes e comportamentos.

Elon Musk possui algumas frases marcantes, que com certeza ajudam quem busca se tornar uma pessoa bem sucedida no setor tecnológico ou simplesmente se inspirar em alguém que conseguiu atingir seus sonhos.

Confira as principais frases de Elon Musk:

Musk em uma apresentação de braços robóticos onde hoje é uma fábrica da Tesla
Musk em uma apresentação de braços robóticos onde hoje é uma fábrica da Tesla. Foto por Steve Jurvetson.
  • “Começar um negócio não é para todo mundo. O primeiro conselho que eu posso dar é: tenha um limite maior à dor.”
  • “A paciência é uma virtude. E eu estou aprendendo a tê-la. É uma lição difícil.”
  • “Acho que esse é o melhor conselho de todos: pense constantemente sobre como você pode fazer as coisas melhor e questione a si mesmo.”
  • “Construir uma empresa é como assar um bolo. Você precisa ter todos os ingredientes na proporção certa.”
  • “Quando Henry Ford produziu carros baratos e confiáveis, as pessoas falaram ‘não, nós temos cavalos’. Ele fez uma grande aposta. E funcionou.”