Caito Maia: conheça a trajetória do fundador da Chili Beans

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Publicado em 08/12/2022 às 13:39h - Atualizado 1 ano atrás Publicado em 08/12/2022 às 13:39h Atualizado 1 ano atrás por Redação
Caito Maia: conheça a trajetória do fundador da Chili Beans
Caito Maia

é um dos maiores empresários e empreendedores do Brasil. Sua carreira de sucesso vem se delineando desde os anos 90 e continua firme e forte hoje. No entanto, nem todos conhecem a sua história ou sabem como ele foi capaz de chegar onde se encontra hoje, quais obstáculos ele superou e qual o seu segredo do sucesso. Conhecer a trajetória de pessoas de sucesso, por conseguinte, é uma das melhores formas de aprender sobre empreendedorismo na prática. Hoje o Investidor10 fala de Caito Maia. 🤔 Muita gente se pergunta: quais são as ações mais baratas da bolsa? Agora mesmo você pode iniciar uma análise fundamentalista. Basta conferir o ranking baseado na teoria de Benjamin Graham.

Quem é Caito Maia?

Fundador da Chilli Beans, Antonio Caito Maia Gomes Pereira é hoje um dos maiores empresários do país, dono da maior marca de óculos do mercado brasileiro. Nascido em São Paulo, em 1969, Caito na realidade não tinha interesse em ser empresário. Ele queria ser músico, viver de músico, e chegou a estudar na Berkley americana. Ao perceber que este caminho não lhe daria futuro, voltou-se para a venda de óculos. Hoje, sua marca conta com mais de mil unidades pelo mundo, algumas fora do Brasil. Hoje, Caito também é um dos jurados do programa Shark Tank Brasil, no qual ouve pitchs de empreendedores que estão começando e então decide se investe ou não o seu dinheiro. Ele também apresenta o podcast chamado “Se Para O Sangue Esfria”, na rádio Rock FM 89, onde fala de assuntos diversos e entrevista pessoas importantes do mundo empresarial. Quem quiser ouvir o que Caio tem a dizer, ele também pode ser contratado como palestrante, para falar sobre empreendedorismo, vendas, inovação e outros.

História da Caito Maia

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A história de Caito Maia - Foto: Instagram[/caption] Ainda quando era uma criança, o jovem Antônio já mostrava uma personalidade forte, mesclando a atitude focada de sua mãe e comportamento espirituoso do pai. Seu pai era músico e professor de piano, o que levou o jovem a se apaixonar pelo mundo da música. Eventualmente, após juntar dinheiro, embarcou para os Estados Unidos. Neste tempo em que esteve lá, na faculdade de Berkeley, ele também trabalhou como garçom e fez outros diversos bicos para poder ganhar dinheiro e se sustentar. Entretanto, o foco do jovem era sua banda de rock “Las Ticas Tienen Fuego”, que inclusive chegou a ser indicada para um prêmio da MTV no ano de 1996. Entretanto, a carreira musical parecia não ser capaz de decolar. Em dado momento chegou a ter três bandas simultâneas, mas algo sempre impedia de assinar um contrato. A virada de chave veio quando ele se mudou para Califórnia e lá comprou 200 óculos em um camelô para poder revender no Brasil. O sucesso da empreitada foi imediato. Ao perceber a grande oportunidade que tinha em mãos, Caito Maia largou a carreira musical e voltou seu foco inteiramente para a venda de óculos. Entretanto, o começo dessa jornada não foi tão fácil. Caito precisou repetir o processo de comprar óculos no exterior e revender no Brasil algumas vezes ainda. Em dado momento, ele decidiu começar a bater na porta das empresas. Isso o acabou levando a conhecer o Tufi Duek, criador da Forum, que fez um pedido de 18 mil peças. O jovem empresário não tinha os recursos para atender o pedido, mas o cliente fez tanta questão que o adiantou o dinheiro, que ele usou para abrir sua primeira empresa.

O começo da Chilli Beans

Caito chegou a ter 250 clientes de atacado com sua empresa

. Entretanto, o faturamento total dependia muito de dois clientes que lhe deram um calote, o fazendo falir. Nesse momento, ele considerou a possibilidade de voltar ao mundo da música. Entretanto, repensou um pouco mais e decidiu então ir abrir um stand no “Mercado Mundo Mix”. O Mercado Mundo Mix é uma feira cultural criada em São Paulo no ano de 1994 que reunia produtos de várias áreas, em especial da moda. E lá Caito descobriu o poder da marca. Até então, a experiência do empreendedor era com o atacado, que é uma forma de venda na qual as pessoas não se importam com a qualidade ou da marca por trás. Deste primeiro stand no evento, Caito Maia então partiu para sua primeira loja física na Galeria Ouro Fino, uma galeria antiga na Rua Augusta, na cidade de São Paulo. Na época, o jovem empresário convenceu mais 15 marcas a abrirem lojas lá, tornando o lugar um verdadeiro “point” cultural do movimento das raves e clubes. Com a sua loja no local, Caito vendia ingressos para as festas ao mesmo tempo em que vendia seus óculos. O sucesso se tornou algo inevitável e o negócio expandiu. Um convite do Shopping Villa-Lobos para abrir uma loja em um corredor fashion então surgiu. Para a época era algo bem moderno, vários nomes de peso estavam lá. A proposta de Caito Maia para o shopping, todavia, era um pouco inusitada. Ele disse que queria abrir um quiosque para vender os seus óculos. Inicialmente houve desconfiança. Independente de qualquer coisa, o quiosque abriu em um sábado de chuva, o que tornava as coisas mais complicadas. Mas em 12 horas todo o estoque de óculos havia vendido. 👉🏼 DICA: Por conta própria, você também pode facilmente monitorar papéis de interesse, acessando a página "ativos que sigo".

Chilli Beans entre 1998 e 2010

Veja agora a linha do tempo da Chilli Beans entre 1998 e 2010.

  • 1998: É criado o stand na feira alternativa “Mercado Mundo Mix” por iniciativa do empresário e músico Caito Maia;
  • 1999: A primeira loja da Chilli Beans é inaugurada na galeria Ouro Fino, na Rua Augusta em São Paulo;
  • 2000: Inauguração do principal conceito comercial da marca, o quiosque que vende óculos, no Shopping Villa-Lobos de São Paulo;
  • 2001: Foi ao ar uma polêmica campanha comercial que apresentava modelos nuas apenas usando os óculos da marca Chilli Beans;
  • 2002: Criação do conceito “ótica self-service”, que permite aos clientes escolherem suas armações e customizarem seus óculos;
  • 2003: É iniciada uma parceria com a China, a convite dos próprios chineses que quiserem conhecer os donos da marca;
  • 2004: Estreia do primeiro ponto internacional da Chilli Beans fora do país, em Portugal, na cidade de Lisboa;
  • 2005: A companhia expandiu seu leque de produtos para também oferecer relógios, com coleções semanais exclusivas. Ela também entra nos EUA;
  • 2007: Em parceria com o artista plástico inglês, Steven Smith, a Chilli Beans lançou uma nova linha de óculos feitos à mão;
  • 2008: Estreia de uma nova campanha da marca estrela por Els Pynoo e Danny Mommens, cheia de jujubas, pimenta e os óculos da marca;
  • 2009: Para alcançar lugares onde a marca não estava presente, surgiu o conceito do Chilli Truck que rodou o Brasil levando a marca a festivais e cidades novas;
  • 2010: O ponto alto da década foi patrocinar uma das festas mais memoráveis do programa Big Brother Brasil, de maior audiência na televisão brasileira.

Chilli Beans entre 2010 e 2022

Os anos de consolidação total da marca, entre 2010 e 2022.

  • 2011: Em parceria com grandes estilistas, a Chilli Beans estreia nas passarelas da Fashion Week de São Paulo e do Rio de Janeiro;
  • 2012: O primeiro cruzeiro da empresa zarpa, oferecendo mais de 36 horas de diversão e festas em alto-mar com vinte atrações nacionais e internacionais;
  • 2013: É inaugurado a flagship da marca na rua Oscar Freire, em São Paulo, sendo mais do que uma loja, mas um ponto de encontro cultural;
  • 2014: A primeira parceria internacional da Chilli Beans, feita com a Krevitz Design, do artista Lenny Krevitz, trazendo uma coleção cheia de rock’n’roll;
  • 2015: A ABF premia à Chilli Beans como melhor franqueadora do ano, sem poupar elogios e a persistência do empresário Caito Maia;
  • 2016: Estreia da Chilli Beans na Expo Abióptica, a maior feira do segmento ótico. Também participou da Comic Con com o lançamento da coleção DC Comics;
  • 2017: Lançamento de novas coleções em parceria com o estilista João Pimenta, assinadas por nomes da música brasileira, como Anitta, Emicida
  • 2018: Lançada a coleção “Double Lenses”, inspirada na cantora Pabllo Vittar, com estilo futurista. Lançamento do óculos 2 em 1, que vai de sol para grau;
  • 2019: Lançamento de uma das coleções mais populares inspirada na franquia mundialmente famosa do Star Wars;
  • 2020: A empresa alcançou a marca de 842 pontos de vendas em 5 continentes. Loja flagship foi reformada e ganhou um novo visual, muito mais moderno;
  • 2021: O recorde foi batido ao alcançar mais de 1006 pontos de vendas, inaugurando 114 novas óticas Chilli Beans, marcando presença no Equador, Costa Rica e mais;
  • 2022: Caito tem o objetivo de chegar a marca de 1200 PDVs e um faturamento anual de 1 bilhão de reais.

Chilli Beans é mais do que uma marca

O sucesso da empresa e a sua construção de marca criaram uma imagem para a empresa que a diferencia muito da maioria das outras marcas. As pessoas se orgulham da marca. Não é incomum que muitos consumidores façam uma tatuagem do logo da empresa. Algo que, para a maioria das empresas seria impensável. Algo que ajudou na identificação das pessoas com a Chilli Beans, é o forte fator inclusivo, refletindo na contratação de pessoas tatuadas e homossexuais assumidos. Depois, existe uma forte ênfase em ouvir o que os colaboradores da empresa pensam, o que torna a gerência muito mais próxima dos funcionários de base. Já há alguns anos a empresa também faz um cruzeiro de luxo para os funcionários da empresa, o qual mais de 2 mil pessoas atendem e é repleto de shows e atrações. Eventualmente, o cruzeiro que era exclusivo tornou-se também um produto no qual qualquer um pode participar. De mais ou menos 5 mil passageiros, pelo menos 3 mil são clientes. 📈 Sabia que no Investidor10 você pode comparar ações? Confira já essa poderosa ferramenta de análise fundamentalista!

Os conselhos de Caito Maia

Uma das coisas que Caito gosta de dizer é que ele não é uma pessoa talentosa, sendo na melhor das hipóteses, bem medíocre. Por isso, seu sucesso é atribuído a disciplina. Disciplina é algo que o empresário tem de sobra, e ele diz que isso é o que faz a diferença para um empreendedor de verdade. Porque uma pessoa disciplinada faz o que quiser. Justamente por isso que ele também não acredita muito que existem nichos de negócio que são melhores do que outros para se investir. Não é preciso buscar algo novo sempre. Ele fala que se o empreendedor tiver um olho atento, ele pode identificar grandes oportunidades em mercados já consolidados e que há muito não evoluem. Para exemplificar, ele fala da sua própria marca, a Chilli Beans. No começo, os óculos eram apenas vendidos em óticas. A sua empresa mudou isso completamente com os quiosques.

Caito Maia também é humano

Caito Maia

Caito Maia em momento de lazer - Foto: Instagram[/caption] Algo que muitas pessoas podem pensar ingenuamente é que todo empreendedor bem-sucedido é alguém frio e calculista, 100% racional o tempo todo. Mas isso não é verdade. Caito, na realidade, é uma pessoa bastante explosiva e que já admitiu inclusive sofrer com síndrome do pânico. São coisas com as quais ele consegue conviver, mas não superar. O empresário conta que em uma explosão emocional, brigou com vários franqueados. Isso o levou a criar um comitê reunindo 30 franqueados de pequeno, médio e grande porte para discutir as questões da empresa.

O que se pode aprender com a trajetória de Caito Maia?

Caito é uma daquelas pessoas que não tem medo de reconhecer os seus erros e mudar completamente o caminho que está seguindo até finalmente conseguir se achar. Essa, por sua vez, é uma característica muito importante para quem quer empreender. Isso porque, muitos pensam que empreender é insistir em algo até que finalmente dê certo. A questão é que, por mais que isso possa ser uma verdade, ter a visão para reconhecer que talvez o problema não seja falta de insistência, e sim a coisa em si, é muito importante. Muitos empreendedores, infelizmente, não possuem essa sensibilidade e bom senso de perceber que talvez o seu negócio precise ser completamente reestruturado da base. Por mais que o problema maior dos empreendedores em geral seja a dificuldade de gerir o negócio, em muitos casos o problema é o próprio negócio em si. Por isso, Caito acredita que uma busca incansável por um mercado inexplorado, muitas vezes pode ser inglória. Ser capaz de fazer melhor algo que todos estão fazendo, já é um divisor de águas. Gostou de saber sobre a vida e trajetória empreendedora de Caito Maia? Então aproveite para colocar o Investidor10 na sua lista de favoritos e ficar sempre por dentro das nossas publicações. Antes de sair, siga nossas redes sociais!