O que são ações Mid Caps?

Author
Publicado em 14/06/2020 às 01:49h - Atualizado 3 anos atrás Publicado em 14/06/2020 às 01:49h Atualizado 3 anos atrás por Redação
Miniature people small figure walking on wooden cube with word G

As ações comercializadas no mercado financeiro geralmente são segmentadas de acordo com o tamanho do capital da empresa, recebendo assim os títulos de pequenas, médias ou grandes empresas. Nesse artigo vamos falar das mid caps.

mid caps
Mid Caps podem ser empresas em crescimento - Foto: Freepick

Diante dessa divisão as empresas de cada setor recebem uma classificação: Small Caps (pequenas), Mid Caps (médias) e Large Caps, também conhecidas como Blue Chips, empresas de grande porte (primeira classe).

Embora as ações Mid Caps não sejam tão comentadas como as small caps e blue chips (large caps), elas representam alto índice de negociações na B3.

Vamos compreender melhor essas ações que tem grande representatividade no mercado.

O que elas são e quais suas principais características?

As ações mid caps pertencem a companhias de médio porte. O que quer dizer que estas são empresas que apresentam um valor intermediário no mercado financeiro.

O termo mid caps significa: meio e capitalização consecutivamente. As mid caps também são apresentadas com o nome middle cap, que tem o mesmo significado.

Alguns acreditam que as empresas desse porte dispõem de uma capitalização entre US$2 e US$10 bilhões.

As companhias desse nível habitualmente partilham de semelhanças com as small e large caps, no que se refere a vantagens e desvantagens. De modo geral as Mid Caps se encontram em um ponto intermediário do seu crescimento, isso quer dizer que se espera dessa empresa grandes expansões e crescimento, aumentando assim seus lucros, sua produtividade e consecutivamente seu tamanho.

As mid caps, por conter empresas de porte médio, são tidas como menos perigosas para se investir em comparado com as small caps, no entanto, pelo fato de ainda fazerem parte da curva de crescimento se tornam mais arriscadas que as large caps (blue chips).

No que se refere a liquidez e comercialização no mercado, as mid caps possuem mais representatividade no mercado do que as small caps e estão mais presentes nos catálogos de fundos acionários em comparado com as small caps.

Índice MLCX

A bolsa de valores nacional criou um índice agrupando as ações mid e large caps, denominado MidLarge Cap (MLCX). No índice criado estão todas as ações que refletem 85% do valor das companhias que estão dispostas na bolsa.

Outra característica oferecida ao índice é que as ações do mesmo não podem ser comercializadas por um valor menor que 1 real, além de que devem marcar presença em 95% dos pregões durante um período definido. As empresas com esse tipo de ação não podem estar também em recuperação judicial isso dentre outros pré-requisitos impostos a elas.

As ações desse tipo normalmente não estão ligadas ao Ibovespa e não estão representados em seu índice de cotação. O que quer dizer que em um dado momento o índice pode estar em baixa e nesse mesmo tempo as mid caps estarem em alta.

Ações consideradas Mid Caps no Brasil

Quando é um bom momento para se investir em ações Mid Caps?

Por serem ações de empresas que se encontram no ponto intermediário de seu crescimento é comum que os investidores aguardem um pouco para investir nas mesmas. Aguardarem até que elas estejam mais consolidadas, apresentam crescimento de suas proporções e suas ações estejam mais valorizadas.

No geral, essas companhias apresentam uma boa comercialização e uma boa liquidez. Além de que ao compara-las com as small caps, as mid caps oferecem mais segurança ao investidor que deseja aplicar seus recursos em renda variável.

Ao comparar as mid caps com as large caps (blue chips), também podem oferecer grandes vantagens por serem empresas que estão em crescimento, podem gerar altos lucros nesse processo e surpreender. Esta surpresa também pode ser ruim, caso a empresa não consiga se estabilizar no processo.

Resumindo, vale a pena aplicar seu capital em ações mid caps a qualquer instante de seu crescimento, desde que, como sempre gostamos de relembrar, esteja dentro de seus objetivos para alcançar o que você tem buscado.

Conclusão

Como afirmado anteriormente essas ações podem ser um ótimo investimento para você investidor. Nunca se esqueça de pesquisar bem sobre a empresa previamente, de acompanha-la no pregão e nas mídias para saber melhor como está seu desenvolvimento.

Essas são ações com boa liquidez, possibilidade de crescimento, alto nível de presença nas negociações na B3, o que oferece mais segurança. Mas como todo investimento e como mercado de ações é um lugar com várias oscilações. Esteja sempre atento e não esqueça de alinhar seus objetivos com os investimentos preferidos.

Por fim, outro fator importante que se deve estar atento ao investir é analisar a sua disponibilidade financeira. Se possível ter um caixa para emergência caso algo que não estava previsto possa acontecer e sempre alinhar as suas expectativas com o investimento a ser realizado e seu retorno esperado.