A Philip Morris International Inc. é uma companhia listada na New York Stock Exchange (NYSE), inserida no setor de consumo não cíclico e classificada na indústria de fumo.
Sua origem está ligada à histórica Philip Morris & Co., empresa fundada no século XIX e que, ao longo do tempo, se consolidou como uma das principais fabricantes globais de produtos derivados do tabaco. Após uma cisão estratégica em 2008, a Philip Morris International (PMI) passou a atuar de forma independente, focada exclusivamente em mercados fora dos Estados Unidos.
A separação e a criação da Philip Morris International foram motivadas pelo objetivo de otimizar a atuação da empresa em mercados internacionais, com maior flexibilidade regulatória e estratégica em comparação ao mercado norte-americano, mais restritivo.
O portfólio de produtos da Philip Morris International é composto por marcas tradicionais de cigarros, como Marlboro, L&M, Chesterfield e Parliament, além de produtos alternativos de tabaco aquecido, incluindo a linha IQOS, desenvolvida como parte da estratégia de redução de danos.
Dessa forma, a empresa tem ampliado seus investimentos em tecnologias de tabaco sem combustão, visando captar consumidores que buscam alternativas ao cigarro tradicional. Com atuação global, a companhia possui presença em mais de 180 mercados, incluindo Europa, Ásia, América Latina, África e Oriente Médio.
A empresa não possui atividades diretas nos Estados Unidos, uma vez que esse mercado ficou sob responsabilidade da Altria Group após a cisão. No Brasil, a Philip Morris International atua por meio de sua subsidiária local, com sede em Curitiba, e é uma das principais empresas do setor de tabaco no país.
Concorrendo globalmente com outras multinacionais do setor, como British American Tobacco e Japan Tobacco, sua estrutura operacional inclui unidades de produção em diversos continentes, centros de pesquisa e desenvolvimento em países como Suíça e Cingapura, além de uma matriz administrativa localizada em Stamford, Connecticut.
No Brasil, suas ações são negociadas por meio do BDR PHMO34, enquanto no mercado internacional a negociação ocorre sob o ticker PM.
História e quando foi criada a Philip Morris International Inc.
A Philip Morris International Inc. foi formalmente criada em 2008, a partir da cisão das operações internacionais da Philip Morris USA, controlada pelo Altria Group.Nos primeiros anos após a cisão, a PMI concentrou esforços em expandir sua presença em mercados emergentes e consolidar sua liderança em produtos de tabaco tradicional.
A oferta pública inicial (IPO) da Philip Morris International ocorreu em 2008 na NYSE, com negociação sob o ticker PM. Na década de 2010, a empresa lançou a plataforma de produtos de risco reduzido, incluindo o IQOS, como parte de sua estratégia de transição para alternativas menos nocivas.
Entre 2020 e 2024, a Philip Morris International intensificou aquisições e parcerias no segmento de saúde e bem-estar, além de reforçar suas metas de descarbonização e ampliação de produtos sem combustão, alinhadas às demandas regulatórias e de mercado.
Informações Complementares
A empresa Philip Morris International Inc. (Estados Unidos), está listada na NYSE com um valor de mercado de $ 235,40 Bilhões, tendo um patrimônio de $ -9,87 Bilhões.
Com um total de 71.000 funcionários, a empresa está listada no setor de Consumo Não-Cíclico e categorizada na indústria de Fumo.
Nos últimos 12 meses a empresa teve um faturamento de $ 37,88 Bilhões, que gerou um prejuízo no valor de $ 7,06 Bilhões.
Quanto aos seus principais indicadores, a empresa possui um P/L de 33,36, um P/VP de -23,85 e nos últimos 12 meses o dividend yeld da PM ficou em 3,50%.
A empresa é negociada no Brasil através do BDR PHMO34, ou pode ser adquirida no exterior através do ticker PM.