A The Kraft Heinz Company é uma das maiores fabricantes globais de alimentos e bebidas, atuando no setor de consumo não cíclico, dentro da indústria de Processamento de Alimentos. A companhia foi formada em 2015 pela fusão das gigantes Kraft Foods e HJ Heinz, sendo a quinta maior empresa do setor no mundo e a terceira nos Estados Unidos.
Com um portfólio diversificado, a Kraft Heinz comercializa seus produtos sob marcas amplamente reconhecidas, como Kraft, Heinz, Oscar Mayer, Philadelphia, Velveeta, Jell-O, Kool-Aid, Quero, Classico e muitas outras. Seus produtos abrangem categorias como condimentos e molhos, queijos e laticínios, alimentos congelados, carnes e frutos do mar.
A empresa distribui seus produtos por meio de canais próprios e distribuidores independentes, atendendo grandes redes de supermercados, lojas de conveniência, atacadistas, farmácias e restaurantes. Além disso, também fornece para instituições como hospitais, hotéis e órgãos governamentais.
O mercado da Kraft Heinz é global, com forte presença na América do Norte, América Latina, Europa e Ásia. A companhia busca expandir sua participação em mercados emergentes e fortalecer sua posição em países estratégicos, adotando práticas de inovação e adaptação às preferências regionais.
Dentre os principais fatores de mercado que impactam a Kraft Heinz, posicionam-se as tendências de consumo, custo de insumos agrícolas, variações cambiais e regulamentações sobre alimentos. Além disso, a empresa tem investido em alternativas saudáveis e sustentáveis, acompanhando as mudanças nos hábitos dos consumidores.
Com aproximadamente 37.000 funcionários, a Kraft Heinz opera através de fábricas, centros de distribuição e escritórios em diversos países. Seu modelo de negócios envolve a produção, distribuição e venda direta e indireta de seus produtos, buscando eficiência operacional e inovação no setor de alimentos.
A Kraft Heinz está listada na Nasdaq, sendo negociada sob o ticker KHC. No Brasil, suas ações podem ser adquiridas por meio do BDR KHCB34, disponível na B3.
História e quando foi criada a The Kraft Heinz Company
A The Kraft Heinz Company foi criada em 2015, nos Estados Unidos, a partir da fusão da Kraft Foods Group e da HJ Heinz Company. A fusão foi aprovada tanto pelos acionistas quanto por órgãos reguladores, resultando na formação de uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo.
As origens da Kraft remontam a 1909, quando James L. Kraft, um imigrante canadense, fundou um pequeno comércio de queijos em Chicago. Em poucos anos, a empresa expandiu sua linha de produtos e, em 1930, já detinha 40% do mercado de queijos nos Estados Unidos.
Durante o século XX, a Kraft ampliou seu portfólio para além dos laticínios, adicionando produtos como macarrão com queijo, caramelos e margarinas. Em 1988, a Kraft foi adquirida pela Philip Morris, fortalecendo sua posição no setor de alimentos até a fusão com a Heinz.
Já a história da Heinz começou ainda antes, em 1869, quando Henry John Heinz, filho de um imigrante alemão, fundou a HJ Heinz Company na cidade de Sharpsburg, Pensilvânia. O primeiro produto da empresa foi raiz-forte embalada em vidro transparente, seguida pelo icônico Ketchup Heinz, lançado em 1876. Ao longo do século XX, a Heinz expandiu suas operações globalmente, adquirindo diversas marcas e consolidando-se como uma das líderes do setor.
Em 2013, a Heinz foi adquirida por um consórcio liderado pela Berkshire Hathaway, de Warren Buffett, e pela 3G Capital, que posteriormente viabilizou sua fusão com a Kraft. O negócio, avaliado em US$ 23 bilhões, resultou na criação da The Kraft Heinz Company, combinando a força de duas das marcas mais reconhecidas do mundo.
Entre os acontecimentos recentes, entre 2020 e 2024, a Kraft Heinz tem investido na modernização de suas operações, inovação em alimentos saudáveis e sustentáveis, e na expansão em mercados emergentes. Além disso, busca adaptar-se às novas tendências de consumo, como produtos à base de plantas e reformulação de receitas tradicionais.
A Kraft Heinz segue como uma das gigantes do setor de alimentos, com forte presença global e um portfólio de marcas icônicas que fazem parte do dia a dia de milhões de consumidores ao redor do mundo.
Informações Complementares
A empresa The Kraft Heinz Company (Estados Unidos), está listada na Nasdaq com um valor de mercado de $ 36,41 Bilhões, tendo um patrimônio de $ 49,33 Bilhões.
Com um total de 37.000 funcionários, a empresa está listada no setor de Consumo Não-Cíclico e categorizada na indústria de Processamento de Alimentos.
Nos últimos 12 meses a empresa teve um faturamento de $ 25,85 Bilhões, que gerou um lucro no valor de $ 2,74 Bilhões.
Quanto aos seus principais indicadores, a empresa possui um P/L de 13,27, um P/VP de 0,74 e nos últimos 12 meses o dividend yeld da KHC ficou em 5,29%.
A empresa é negociada no Brasil através do BDR KHCB34, ou pode ser adquirida no exterior através do ticker KHC.