A Johnson & Johnson é uma das maiores empresas globais do setor de cuidados de saúde, fundada em 1886 pelos 3 irmãos Johnson.
A comanhia está organizada em três principais segmentos de negócios:
- Produtos de consumo: Linha de produtos de saúde pessoal focada em beleza, medicamentos sem prescrição, cuidados infantis, higiene bucal, saúde feminina e cuidados com feridas.
- Marcas conhecidas no Brasil incluem Clean & Clear, Neutrogena, Sundown, Tylenol, Johnson’s Baby, Hypoglós, Listerine, Band-Aid, O.B., Cotonetes e as lentes de contato Acuvue.
- Farmacêutico: Focado em seis áreas terapêuticas de Imunologia, Doenças Infecciosas, Neurociência, Oncologia, Cardiovascular e Metabolismo e Hipertensão Pulmonar.
- Dispositivos Médicos: Produtos utilizados nas áreas ortopédica, cirúrgica e de saúde ocular, incluindo dispositivos para cirurgia geral, bio-cirurgia, tratamento de doenças cardiovasculares e produtos oftalmológicos.
Com uma presença global consolidada, a empresa atua em mais de 90 países e comercializa seus produtos em mais de 175 países.
A Johnson & Johnson conta com mais de 132.250 funcionários distribuídos em fábricas, centros de pesquisa e unidades operacionais em todo o mundo.
Com constante investimento em pesquisa e desenvolvimento (P&D), a companhia se posiciona por suas inovações em saúde e aquisições estratégicas que reforçam sua liderança global no setor.
As ações da Johnson & Johnson são negociadas no Brasil por meio do BDR JNJB34 e, no mercado internacional, estão listadas na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) sob o ticker JNJ.
História e quando foi criada a Johnson & Johnson
A Johnson & Johnson foi fundada em 1886, em Nova Jersey (EUA), contando com apenas 14 funcionários.
Pioneira na fabricação de suprimentos médicos estéreis produzidos em massa, durante o século 20 a empresa expandiu suas operações, diversificando seu portfólio de produtos e investindo em aquisições estratégicas.
Essas expansões permitiram que a Johnson & Johnson se tornasse uma das líderes globais em produtos farmacêuticos, dispositivos médicos e bens de consumo voltados à saúde.
No Brasil, a Johnson & Johnson iniciou suas atividades em 1933, com a instalação de sua primeira fábrica no bairro da Mooca, em São Paulo. Desde então, a empresa posicionou sua presença no mercado brasileiro com marcas reconhecidas e produtos amplamente utilizados.
Um dos marcos históricos da empresa foi a entrada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE), consolidando sua posição como uma das maiores empresas do mundo no setor de saúde.
Em 2021, anunciou a separação de seus negócios de produtos de consumo, criando uma nova empresa independente, enquanto manteve seu foco nos segmentos farmacêutico e de dispositivos médicos.
A empresa também desempenhou um papel crucial durante a pandemia de COVID-19, desenvolvendo uma vacina de dose única aprovada para uso emergencial em diversos países.
Atualmente, a Johnson & Johnson segue como referência mundial no setor de cuidados com a saúde, investindo em pesquisa, inovação e pelo desenvolvimento de soluções.
Informações Complementares
A empresa Johnson & Johnson (Estados Unidos), está listada na NYSE com um valor de mercado de $ 353,54 Bilhões, tendo um patrimônio de $ -.
Com um total de 132.250 funcionários, a empresa está listada no setor de Cuidados de saúde e categorizada na indústria de Biotecnologia.
Nos últimos 12 meses a empresa teve um faturamento de $ 88,82 Bilhões, que gerou um lucro no valor de $ 14,07 Bilhões.
Quanto aos seus principais indicadores, a empresa possui um P/L de 25,13, um P/VP de 0,00 e nos últimos 12 meses o dividend yeld da JNJ ficou em 3,34%.
A empresa é negociada no Brasil através do BDR JNJB34, ou pode ser adquirida no exterior através do ticker JNJ.