Petrobras (PETR4): MPF pede esclarecimentos ao Ibama sobre novos poços na Foz do Amazonas
A liberação das perfurações descumpre normas ambientais, desconsidera impactos cumulativos e contradiz informações, diz o órgão.
A nomeação de Magda Chambriard como presidente da Petrobras (PETR4) sofreu um revés no último sábado (16). A Justiça Federal negou um pedido de liminar que obrigaria a estatal a realizar uma Assembleia Geral Extraordinária de acionistas para viabilizar sua posse.
📊 A decisão, obtida pelo "Broadcast", ocorre no contexto de uma ACP (Ação Civil Pública) movida pelo deputado estadual de São Paulo Leonardo Siqueira (Novo). Se a ação tivesse sucesso, atrasaria a transição na Petrobras e imporia um gasto milionário à estatal com a realização de uma nova assembleia.
Leia também: 10 ações pagadoras de dividendos para deixar o CDI no “chinelo”; confira
A decisão foi tomada pelo juiz federal Paulo Cezar Neves Junior, da 21ª Vara Cível Federal de São Paulo, e publicada no sistema eletrônico da Justiça Federal na tarde de ontem, 17 de maio, embora tenha sido proferida na noite de quinta-feira (16), um dia após a solicitação do deputado federal Leonardo Siqueira (Novo).
⚖️ A decisão da Justiça Federal de indeferir os pedidos de suspensão da posse de Chambriard e de análise da situação do conselheiro de administração Rafael Dubeux, além do novo afastamento do presidente do colegiado, Pietro Mendes, fortalece o modelo de sucessão proposto pelos conselheiros da União.
Vale lembrar que a Petrobras oficializou na noite de 15 de maio o modelo de sucessão que prevê a aprovação de Chambriard como conselheira pela assembleia geral de acionistas e a sua nomeação como presidente pelo Conselho de Administração, com posse imediata, sem a necessidade de uma nova AGE.
A liberação das perfurações descumpre normas ambientais, desconsidera impactos cumulativos e contradiz informações, diz o órgão.
Magda Chambriard deu prazo para que a estatal concluísse a perfuração no poço de petróleo em águas profundas.
Magda Chambriard afirma que presença de hidrocarbonetos anima estatal na busca por uma nova província petrolífera.
A estatal informou que seguirá com as perfurações para detalhar melhor o potencial exploratório da região.
Tupi foi o primeiro sistema do pré-sal a iniciar a produção comercial, em 2010.
A Transpetro busca preencher 281 vagas em terra e no mar, além de formar cadastro de reserva.
O mercado opera com cautela, devido a um novo impasse em torno do Estreito de Ormuz.
Além disso, o Itaú (ITUB4) definiu a data de pagamento de R$ 7,8 bilhões em proventos.
Cadastre sua conta
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?