Moeda comemorativa marcará 200 anos da Constituição e do Legislativo

Segundo o Banco Central, moeda será lançada em março de 2024, em prata

Author
Publicado em 30/11/2023 às 20:27h - Atualizado 7 meses atrás Publicado em 30/11/2023 às 20:27h Atualizado 7 meses atrás por Marina Barbosa
O Congresso Nacional, em Brasília (Shutterstock)
O Congresso Nacional, em Brasília (Shutterstock)

O Brasil terá uma moeda comemorativa em homenagem aos 200 anos da sua primeira Constituição e da criação do Poder Legislativo. A moeda será lançada em março de 2024.

A criação da moeda comemorativa foi aprovada nesta quinta-feira (30) pelo CMN (Conselho Monetário Nacional), órgão composto pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad; pela ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet; e pelo presidente do BC (Banco Central), Roberto Campos Neto.

🥈 Após a reunião do CMN, o Banco Central informou apenas que a moeda será feita em prata. Mais detalhes serão disponibilizados apenas no lançamento da moeda, em março de 2024.

Constituição de 1824

📖 A primeira Constituição brasileira foi publicada em 1824 pelo imperador D. Pedro I. O texto, contudo, é considerado por historiadores como uma imposição do imperador, pois foi publicado depois que D. Pedro I dissolveu a Assembleia Constituinte em 1823. 

Entre outras coisas, a Constituição de 1824 previa a separação entre Câmara dos Deputados e Senado Federal. O texto, no entanto, também criou o Poder Moderador, que estava acima dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Moedas comemorativas

O Brasil já tem mais de 30 moedas comemorativas, além de ao menos 24 versões comemorativas das moedas comuns, segundo o site do Banco Central. Entre os eventos homenageados, estão o bicentenário da Independência do Brasil, o pentacampeonato de futebol e a criação do Banco Central. 

Personalidades como Ayrton Senna, Ary Barroso e Juscelino Kubitschek também já ganharam moedas comemorativas. Esse tipo de moeda normalmente é procurada por colecionadores.

Leia também: Brasil deve entrar na Opep+ em 2024