Moeda comemorativa marcará 200 anos da Constituição e do Legislativo
Segundo o Banco Central, moeda será lançada em março de 2024, em prata

O Brasil terá uma moeda comemorativa em homenagem aos 200 anos da sua primeira Constituição e da criação do Poder Legislativo. A moeda será lançada em março de 2024.
A criação da moeda comemorativa foi aprovada nesta quinta-feira (30) pelo CMN (Conselho Monetário Nacional), órgão composto pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad; pela ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet; e pelo presidente do BC (Banco Central), Roberto Campos Neto.
🥈 Após a reunião do CMN, o Banco Central informou apenas que a moeda será feita em prata. Mais detalhes serão disponibilizados apenas no lançamento da moeda, em março de 2024.
Constituição de 1824
📖 A primeira Constituição brasileira foi publicada em 1824 pelo imperador D. Pedro I. O texto, contudo, é considerado por historiadores como uma imposição do imperador, pois foi publicado depois que D. Pedro I dissolveu a Assembleia Constituinte em 1823.
Entre outras coisas, a Constituição de 1824 previa a separação entre Câmara dos Deputados e Senado Federal. O texto, no entanto, também criou o Poder Moderador, que estava acima dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
Moedas comemorativas
O Brasil já tem mais de 30 moedas comemorativas, além de ao menos 24 versões comemorativas das moedas comuns, segundo o site do Banco Central. Entre os eventos homenageados, estão o bicentenário da Independência do Brasil, o pentacampeonato de futebol e a criação do Banco Central.
Personalidades como Ayrton Senna, Ary Barroso e Juscelino Kubitschek também já ganharam moedas comemorativas. Esse tipo de moeda normalmente é procurada por colecionadores.

Selic a 15% ao ano: Quanto rende o seu dinheiro em CDB, LCA, LCI, Tesouro Selic?
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa

Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

3 REITs de data center que podem subir com o plano de Trump, segundo Wall Street
Presidente eleito dos Estados Unidos anuncia US$ 20 bilhões em investimentos para construir novos data centers no país

Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados

Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump

Poupança renderá mais com Selic a 10,75%? Cuidado com o mico
Rentabilidade da caderneta de poupança pode ficar travada pelos próximos cinco anos

Banco do Brasil (BBAS3) ou Tesouro Selic? Qual investimento pagará mais nos próximos 12 meses
Investidor10 apurou quais são os principais preços-alvos para a estatal na visão dos analistas.