Lucro do Assaí (ASAI3) cai 34% no 3T23, a R$ 185 milhões

Mesmo com queda no lucro, Assaí destacou a força de sua marca e seu ritmo de crescimento, em relatório

Author
Publicado em 31/10/2023 às 09:33h - Atualizado 5 meses atrás Publicado em 31/10/2023 às 09:33h Atualizado 5 meses atrás por Juliano Passaro
(Shutterstock)

O Assaí (ASAI3) apresentou lucro líquido de R$ 185 milhões no terceiro trimestre de 2023. O valor representa uma queda de 34,2% em relação ao mesmo período de 2022.

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado do Assaí teve alta de 19,9% no terceiro trimestre de 2023, totalizando R$ 1,21 bilhão. 

A margem Ebitda ajustada ficou em 7,1%. No 3T22, o indicado ficou em 7,3%. A receita líquida do Assaí no período foi de R$ 17 bilhões, o que corresponde a uma alta de 22,9%, frente ao terceiro trimestre do ano anterior. 

O Assaí destacou, em seu comunicado sobre os resultados referentes ao 3T23, que a continuidade no ritmo de crescimento acima de 20%, mesmo diante de cenário de deflação das commodities e elevado patamar de endividamento da população, é decorrente principalmente dos seguintes fatores:
  •  da significativa contribuição da expansão (+23,7%), com 52 lojas abertas nos últimos 12 meses;
  • da dinâmica comercial, com destaque para a campanha do 49º Aniversário Assaí “Festa em Dobro”;
  • da melhoria contínua na experiência de compras, com agilidade na adaptação do sortimento e adequação dos serviços para atender às demandas regionais, que reflete na continuidade do crescimento de clientes (73 milhões de tickets no 3T23, +25% vs. 3T22).

Força da marca Assaí e encerramento do ciclo de investimentos

O Assaí também destacou a força de sua marca, em relatório sobre os resultados do 3T23. "A atratividade da proposta de valor da companhia foi comprovada por pesquisa recente divulgada pela Nielsen. O Assaí conquistou a posição de marca com maior penetração nos lares brasileiros, e está presente em 1 a cada 4 domicílios", salientou a rede atacadista.

"O avanço constante da participação de mercado em diversas regiões evidencia a força da marca e os diferenciais do Assaí, que segue conquistando novos clientes através da contínua melhoria da experiência de compra", complementou o Assaí em comunicado.

Com a proximidade do encerramento do intenso ciclo de investimentos (em razão do projeto de conversões), e a contínua maturação das novas lojas, o Assaí pretende avançar no processo de desalavancagem da empresa.