Hugo Mota (Republicanos) é eleito presidente da Câmara dos Deputados
Parlamentar obteve maioria ampla dos votos
Neste sábado (1º), o deputado federal Hugo Motta (Republicanos) foi eleito presidente da Câmara dos Deputados. O parlamentar assume a principal cadeira da Casa, em uma eleição que contou com apoio de diversos partidos.
🗳️ Mota era o candidato favorito neste pleito, assim como Davi Alcolumbre (União) que venceu no Senado mais certo. O resultado da eleição foi de 444 votos, o que deu a ele maioria absoluta.
Nascido em João Pessoa (Paraíba), Hugo Motta Wanderley da Nóbrega tem 35 anos e está na Câmara desde 2010. Na ocasião, foi eleito como o parlamentar mais jovem da história a ocupar este cargo.
Médico de formação, nas últimas eleições gerais, obteve mais de 158 mil votos. Ele é próximo de figuras conhecidas em Brasília, como Eduardo Cunha, Rodrigo Maia e Arthur Lira, que costurou sua vitória.
👔 Leia mais: Pela segunda vez, Davi Alcolumbre (União) é eleito presidente do Senado
O que faz o presidente da Câmara
O presidente da Câmara dos Deputados é eleito a cada dois anos com a responsabilidade de dar um bom andamento na Casa Legislativa. Ele decide a agenda de tramitação de projetos, distribuição de funções administrativas e também o direcionamento de emendas.
O presidente da Câmara também compõe a linha de sucessão da presidência da República, assumindo o cargo na ausência do presidente, do vice-presidente, e do presidente do Senado. Para ser candidato à presidência, o senador tem de ser um brasileiro nato e não ser réu em nenhum processo judicial.
Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano
Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima
3 REITs de data center que podem subir com o plano de Trump, segundo Wall Street
Presidente eleito dos Estados Unidos anuncia US$ 20 bilhões em investimentos para construir novos data centers no país
Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados
Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump
Poupança renderá mais com Selic a 10,75%? Cuidado com o mico
Rentabilidade da caderneta de poupança pode ficar travada pelos próximos cinco anos
Petrobras (PETR4) supera metas de produção para 2024; veja resultados
A estatal teve novos recordes anuais de produção total própria e operada no pré-sal, com 2,2 milhões de barris de óleo equivalente por dia
Embraer (EMBR3) contrata financiamento de R$ 2,1 bi com BNDES; veja razão
No caso, o banco estatal cobrirá uma parcela do investimento total da companhia aérea