Hugo Mota (Republicanos) é eleito presidente da Câmara dos Deputados
Parlamentar obteve maioria ampla dos votos

Neste sábado (1º), o deputado federal Hugo Motta (Republicanos) foi eleito presidente da Câmara dos Deputados. O parlamentar assume a principal cadeira da Casa, em uma eleição que contou com apoio de diversos partidos.
🗳️ Mota era o candidato favorito neste pleito, assim como Davi Alcolumbre (União) que venceu no Senado mais certo. O resultado da eleição foi de 444 votos, o que deu a ele maioria absoluta.
Nascido em João Pessoa (Paraíba), Hugo Motta Wanderley da Nóbrega tem 35 anos e está na Câmara desde 2010. Na ocasião, foi eleito como o parlamentar mais jovem da história a ocupar este cargo.
Médico de formação, nas últimas eleições gerais, obteve mais de 158 mil votos. Ele é próximo de figuras conhecidas em Brasília, como Eduardo Cunha, Rodrigo Maia e Arthur Lira, que costurou sua vitória.
👔 Leia mais: Pela segunda vez, Davi Alcolumbre (União) é eleito presidente do Senado
Em discurso depois da vitória, Motta destacou que sua gestão deve ter compromisso com a responsabilidade fiscal.
“Devemos ser mais eficientes no ponto de vista da economia. Temos um cenário de um curto prazo de muitas incertezas, e isso tem atrapalhado o País", disse Motta. "Nessa agenda, temos total disponibilidade de ajudar o Poder Executivo e o setor privado para a redução dos juros, controle da cotação do dólar e garantir um crescimento mais sustentável”, acrescentou.
O que faz o presidente da Câmara
O presidente da Câmara dos Deputados é eleito a cada dois anos com a responsabilidade de dar um bom andamento na Casa Legislativa. Ele decide a agenda de tramitação de projetos, distribuição de funções administrativas e também o direcionamento de emendas.
O presidente da Câmara também compõe a linha de sucessão da presidência da República, assumindo o cargo na ausência do presidente, do vice-presidente, e do presidente do Senado. Para ser candidato à presidência, o senador tem de ser um brasileiro nato e não ser réu em nenhum processo judicial.

Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

3 REITs de data center que podem subir com o plano de Trump, segundo Wall Street
Presidente eleito dos Estados Unidos anuncia US$ 20 bilhões em investimentos para construir novos data centers no país

Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados

Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump

Poupança renderá mais com Selic a 10,75%? Cuidado com o mico
Rentabilidade da caderneta de poupança pode ficar travada pelos próximos cinco anos

Como investir na renda fixa em 2025 após tarifas de Trump ao Brasil?
Presidente dos EUA impõe alíquota de 10% para produtos brasileiros importados por americanos e analistas comentam possíveis impactos nos investimentos

Brasil recorre à renda fixa em dólar em 2025; veja anúncio do Tesouro Nacional
Meta do governo é ter entre 3% e 7% da sua dívida em títulos de renda fixa em dólar