Hugo Mota (Republicanos) é eleito presidente da Câmara dos Deputados

Parlamentar obteve maioria ampla dos votos

Author
Publicado em 01/02/2025 às 18:57h - Atualizado 1 minuto atrás Publicado em 01/02/2025 às 18:57h Atualizado 1 minuto atrás por Wesley Santana
(Imagem: Reprodução/Redes Sociais)
(Imagem: Reprodução/Redes Sociais)

Neste sábado (1º), o deputado federal Hugo Motta (Republicanos) foi eleito presidente da Câmara dos Deputados. O parlamentar assume a principal cadeira da Casa, em uma eleição que contou com apoio de diversos partidos.

🗳️ Mota era o candidato favorito neste pleito, assim como Davi Alcolumbre (União) que venceu no Senado mais certo. O resultado da eleição foi de 444 votos, o que deu a ele maioria absoluta.

Nascido em João Pessoa (Paraíba), Hugo Motta Wanderley da Nóbrega tem 35 anos e está na Câmara desde 2010. Na ocasião, foi eleito como o parlamentar mais jovem da história a ocupar este cargo.

Médico de formação, nas últimas eleições gerais, obteve mais de 158 mil votos. Ele é próximo de figuras conhecidas em Brasília, como Eduardo Cunha, Rodrigo Maia e Arthur Lira, que costurou sua vitória.

👔 Leia mais: Pela segunda vez, Davi Alcolumbre (União) é eleito presidente do Senado

O que faz o presidente da Câmara

O presidente da Câmara dos Deputados é eleito a cada dois anos com a responsabilidade de dar um bom andamento na Casa Legislativa. Ele decide a agenda de tramitação de projetos, distribuição de funções administrativas e também o direcionamento de emendas.

O presidente da Câmara também compõe a linha de sucessão da presidência da República, assumindo o cargo na ausência do presidente, do vice-presidente, e do presidente do Senado. Para ser candidato à presidência, o senador tem de ser um brasileiro nato e não ser réu em nenhum processo judicial.