EUA prepara aumento de tarifa para carros elétricos chineses, diz jornal

Taxação ainda não está definida, mas deve superar 60%

Author
Publicado em 10/05/2024 às 15:15h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 10/05/2024 às 15:15h Atualizado 1 mês atrás por Wesley Santana
Governo chinês tem feito investimentos massivos na alta tecnologia: Foto: Shutterstock
Governo chinês tem feito investimentos massivos na alta tecnologia: Foto: Shutterstock

ūüöó O governo de Joe Biden estaria negociando o aumento de tarifas para carros el√©tricos e outros produtos chineses.

Segundo o jornal estadunidense New York Times, o pa√≠s estaria tentando encontrar maneiras de proteger a economia das importa√ß√Ķes asi√°ticas que s√£o mais baratas ao consumidor final. A expectativa √© que as novas taxas superem as que foram impostas pelo ex-presidente Donald Trump em 2018.

Atualmente, os veículos chineses sofrem taxação de 25% para chegar ao mercado dos Estados Unidos. Com as mudanças, os impostos para automóveis elétricos podem chegar a 100%, ainda segundo o tabloide de Nova Iorque.

ūüďĪ Leia tamb√©m: TikTok move a√ß√£o para bloquear sua proibi√ß√£o nos EUA

A decis√£o dos EUA vem na sequ√™ncia da estrat√©gia da China de investir no aumento da produ√ß√£o de ve√≠culos el√©tricos, baterias de l√≠tio e pain√©is solares, produtos que s√£o parte da nova economia limpa. O pa√≠s norte-americano tamb√©m tem tentado destinar esfor√ßos para este setor, como uma forma de ampliar a concorr√™ncia com o seu principal rival econ√īmico no mundo.

As autoridades americanas estariam preocupadas com a sobreviv√™ncia das f√°bricas, que est√£o amea√ßadas pelo com√©rcio de Beijing. O governo de Xi Jinping tem feitos investimentos massivos no segmento de alta tecnologia, superando em muito as aplica√ß√Ķes de Estados, Europa e outros grandes produtores industriais.

Do mesmo modo, essa √© uma manobra de Biden contra o seu rival nas pr√≥ximas elei√ß√Ķes presidenciais, que j√° afirmou que vai intensificar a guerra comercial com a China. Trump prometeu subir as tarifas para carros el√©tricos chineses em, no m√≠nimo, 60%, caso ven√ßa o pleito de novembro.

Segundo fontes ouvidas pela reportagem, as tarifas oficiais ainda não foram definidas pela equipe de Biden. A divulgação deve acontecer nos próximos dias pelo Escritório de Comércio dos EUA.