Como doar a restituição do IR 2024 para o Rio Grande do Sul

O valor das doações é deduzido diretamente do imposto.

Author
Publicado em 17/05/2024 às 09:54h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 17/05/2024 às 09:54h Atualizado 1 mês atrás por Elanny Vlaxio
A opção de doar para projetos sociais está disponível apenas para quem utiliza a declaração completa (Shutterstock)
A opção de doar para projetos sociais está disponível apenas para quem utiliza a declaração completa (Shutterstock)

O prazo para a entrega da declaração do IR (Imposto de Renda) de 2024 se aproxima, com vencimento em 31 de maio. Mas além de cumprir com suas obrigações fiscais, neste ano é possível destinar parte do IR para ajudar as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul.

💲 Por lei, as doações podem ser destinadas a fundos da Criança e do Adolescente, da Pessoa Idosa, além de projetos sociais, ambientais, culturais e esportivos, respeitando um limite total de dedução de até 6% do imposto devido.

Leia também: Passagens aéreas para o RS poderão ser remarcadas ou reembolsadas sem custo

Ao preencher a declaração, é possível escolher o estado e a cidade onde os fundos atuam. Já quem já entregou a declaração pode fazer uma retificação para incluir as doações. Se o contribuinte desejar doar um percentual maior, o valor adicional não poderá ser deduzido do imposto a pagar.

💰 No entanto, a opção de doar para projetos sociais está disponível apenas para quem utiliza a declaração completa, não sendo possível para quem opta pela versão simplificada. Vale citar que o valor das doações é deduzido diretamente do imposto a ser pago ou, posteriormente, restituído a quem tiver valor a receber.

Como doar o Imposto de Renda ao Rio Grande do Sul

Para realizar uma doação, basta acessar a plataforma de declaração do IRPF e selecionar a seção “Pagamentos”. Nesse local, você pode selecionar os fundos ou projetos que deseja apoiar. Confira:

  • Selecione “Doações Diretamente na Declaração”;
  • Selecione a aba “Criança e Adolescente” ou “Pessoa Idosa”;
  • Clique na opção “novo”;
  • Escolha o tipo de fundo: “estadual” e selecione Rio Grande do Sul, ou “municipal” e escolha uma das cidades gaúchas afetadas;
  • O programa informará os valores máximos que podem ser doados;
  • Para doar o total de 6%, repita o processo na outra aba não selecionada no passo dois.

💵 Após enviar a declaração, imprima o Documento de Arrecadação de Recursos Fiscais e efetue o pagamento até o dia 31 de maio. Caso você tenha imposto a pagar, será necessário imprimir um ou mais DARFs adicionais.