Valorização de até 900%: Quais empresas na B3 mais sobem no Lula 3
Einar Rivero, CEO da Elos Ayta, elabora estudo que aponta quais ações brasileiras mais se deram bem nos últimos 3 anos.
Quem está pensando em fazer um churrasco de aniversário, por exemplo, vai ter que desembolsar um pouquinho mais neste ano. Isso porque o chamado “kit churrasco” aumentou mais que a inflação nos últimos 12 meses.
Os dados são do IBGE, que também acompanha a inflação oficial do país. Enquanto o IPCA cresceu 4,1% entre março de 2025 e março de 2026, os itens que compõem a cesta fictícia avançaram até mais de 6%.
O destaque vai para a cerveja, que inflou 6,06% no período, influenciada pelo custo de produção. Já as carnes terminaram o período em 5,68%, conforme acompanhamento da entidade.
Embora o valor pareça bastante alto, fica mais tímido quando analisado o intervalo de doze meses até janeiro do ano passado. Neste caso, só as carnes subiram cerca de 22%, em um período marcado por estiagem e pela valorização do dólar.
Leia mais: Governo prevê salário mínimo de R$ 1.717 para 2027
Mas nem sempre foi assim, afirmam especialistas do setor. Conforme destaca reportagem do InfoMoney, nos últimos dez anos, o preço da cerveja performou até melhor que a inflação geral, mostrando que as fabricantes não repassam todos os custos aos consumidores.
Segundo Paulo Petroni, diretor-geral da CervBrasil (Associação Brasileira da Indústria da Cerveja), o movimento se deve ao fato de que há muita concorrência no Brasil, então as marcas não podem repassar todo o aumento às gôndolas dos supermercados. Se assim o fizessem, perderiam mercado para seus concorrentes, já que os clientes tendem a trocar de marca quando não podem pagar pelo produto.
Consumidor sente peso no bolso
Neste segundo trimestre, os consumidores começam a sentir um pouco mais o peso dos aumentos individuais de alguns produtos. Depois que muitas empresas seguraram aumentos relacionados às importações, agora começam a repassar custos como a alta do frete nacional e internacional.
Uma pesquisa publicada na quarta-feira (15) pela Genial/Quaest mostra que 72% dos brasileiros perceberam alta nos alimentos no último mês. Apenas 18% dos entrevistados disseram não ter sentido pressão nos preços ao longo de março.
Tomate, cebola, batata e justamente as carnes foram os itens mais citados por quem respondeu o questionário dos institutos.
Einar Rivero, CEO da Elos Ayta, elabora estudo que aponta quais ações brasileiras mais se deram bem nos últimos 3 anos.
Títulos de renda fixa isentos financiam tanto o agronegócio quanto o mercado imobiliário.
Títulos de renda fixa isentos que financiam o agronegócio e o mercado imobiliário são favoritos dos analistas.
Taxas oferecidas pelos investimentos do Banco Master disparam após sua venda ao BBR ser negada pelo Banco Central.
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos em meio à guerra comercial
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano
Indicadores fundamentalistas favoráveis e cenário de dólar acima dos R$ 6 dão indícios para a ação que já disparou +45% em 20224
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?