Nubank (ROXO34) dá passo histórico e lança cartão com cashback nos EUA
Fintech começa operação americana mirando um dos maiores mercados bancários do mundo.
🚨 O Nubank (ROXO34) se manifestou nesta sexta-feira (28) após o Banco Central anunciar uma nova norma que restringe o uso de termos como “banco” ou “bank” por instituições que não possuem autorização formal para operar como banco.
Embora o Nubank seja amplamente conhecido como um banco digital, ele atua oficialmente como instituição de pagamento, e não como banco múltiplo — classificação que exige uma licença regulatória específica do BC.
A nova medida visa evitar confusões no relacionamento com clientes, ao alinhar o nome da empresa à sua natureza regulatória.
Em nota ao mercado, o Nubank afirmou que está avaliando a nova regra, mas garantiu que nenhum produto ou serviço será impactado.
“Nossas operações e a oferta de nossos produtos e serviços seguem normalmente, sem nenhum impacto para os clientes”, afirmou a companhia.
A fintech reforçou que possui todas as licenças exigidas para atuar com os serviços atualmente oferecidos e que a norma diz respeito apenas à nomenclatura institucional, e não à sua operação ou modelo de negócios.
➡️ Leia mais: R$ 100 mil por mês: Conheça os cargos com maior salário fixo do Brasil para 2026
De acordo com o comunicado oficial do Banco Central, a medida tem como objetivo reforçar a transparência com os consumidores, evitando o uso de termos que possam gerar interpretação equivocada sobre o tipo de instituição com a qual o cliente está se relacionando.
“Na apresentação ao público, as instituições autorizadas deverão utilizar termos que deixem claro aos clientes e usuários a modalidade da instituição que está prestando o serviço”, informou o BC.
A norma entra em vigor imediatamente, com um prazo de até 120 dias para a apresentação de um plano de adequação, que deve prever as etapas de ajuste de marca, comunicação e identidade visual. A implementação completa precisa ocorrer em até 12 meses.
Além do nome empresarial, a regra abrange também o nome fantasia, marcas, domínios de internet e qualquer outra forma de identificação pública — em português ou língua estrangeira.
A medida afeta diretamente fintechs que, embora não sejam bancos, utilizam o termo “bank” ou “banco” em suas marcas, algo que se popularizou nos últimos anos com o avanço de modelos digitais no sistema financeiro.
O movimento regulatório do BC representa um esforço por maior clareza institucional em um ambiente de crescimento das instituições não bancárias.
📊 Ainda não há sinalização oficial de que o Nubank precise alterar sua marca, mas a empresa deverá apresentar um plano de conformidade dentro do prazo previsto, caso o BC entenda que há incongruência entre sua nomenclatura e a classificação regulatória atual.
Fintech começa operação americana mirando um dos maiores mercados bancários do mundo.
O otimismo do BBA apoia-se no potencial do Nubank de levar às classes mais altas o mesmo domínio que consolidou na baixa renda.
Aswath Damodaran avalia que fintech terá novo desafio após assumir uma estrutura bancária tradicional.
O programa oferece 50 vagas para estudantes interessados em tecnologia, dados e inteligência artificial.
Banco digital registrou lucro líquido recorde no segundo trimestre e superou as expectativas do mercado.
Com lucro recorde de US$ 1 bilhão, o banco digital superou o consenso do mercado no 2T26 e alcançou um ROE de 33%, acima das previsões.
O Nubank prevê a inauguração de um novo escritório no Rio de Janeiro em 11 de agosto.
Quem aderir ao segmento terá plano NuCel de 10 GB gratuito durante os seis primeiros meses.
Cadastre sua conta
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?