O que são e como funcionam os FIIs de galpões logísticos

Author
Publicado em 31/01/2024 às 16:24h - Atualizado 2 meses atrás Publicado em 31/01/2024 às 16:24h Atualizado 2 meses atrás por Redação
O que são e como funcionam os FIIs de galpões logísticos

Investir em FIIs de galpões logísticos pode ser uma excelente oportunidade de diversificar a carteira de investimentos, principalmente para aqueles que desejam obter exposição e lucrar com ativos do mercado imobiliário. No entanto, é preciso reconhecer que tem muita gente que ainda não sabe como os fundos imobiliários de logística funcionam, e por isso, não investe nesse tipo de ativo. Por sua vez, foi pensando, que decidimos preparar um conteúdo completo sobre o assunto. Aqui, você terá a oportunidade de compreender o que são FIIs de galpões logísticos, quais são as suas principais vantagens e desvantagens, bem como o que é preciso para começar a investir nesse tipo de fundo. Sendo assim, não perca a oportunidade, continue conosco até o final desse artigo, e confira o que o Investidor 10 separou para você!

O que são fundos imobiliários?

Fundos Imobiliários (FII)

são uma forma de investimento coletivo através da qual, diversos investidores aplicam recursos em um mesmo fundo com o objetivo de obter retorno a partir de negócios no mercado imobiliário. Na prática, a principal característica dos Fundos Imobiliários é o investimento em ativos relacionados ao mercado imobiliário, tais como imóveis comerciais, shoppings, hospitais, galpões logísticos, entre outros. Quando você investe em um FII, está adquirindo cotas do fundo, ou seja, tornando-se um cotista, que, por sua vez, pode ser beneficiado com a valorização das cotas do fundo ou com as receitas geradas pelos imóveis que são parte da carteira do FII. Os rendimentos gerados através do aluguel ou venda dos ativos imobiliários que compõem a carteira do fundo, são distribuídos de forma periódica aos cotistas na forma de dividendos. Dessa forma, os investidores podem obter retorno financeiro sem precisar adquirir um imóvel por completo. Um fundo imobiliário de galpão logístico é um tipo específico de Fundo de Investimento Imobiliário (FII) que tem como foco principal investir em ativos relacionados a galpões logísticos. Esses galpões são estruturas físicas destinadas ao armazenamento, distribuição e movimentação de mercadorias, sendo peças fundamentais na cadeia logística de empresas.

O que são FIIs de galpões logísticos?

O que são FIIs de galpões logísticos?

O que são FIIs de galpões logísticos? Como o próprio nome sugere, os fundos imobiliários de galpões logísticos, investem em operações relacionadas a compra, venda e locação de galpões voltados para o segmento logístico. Dentre as principais características desse tipo de ativo, podemos destacar:

  • Ativos: Os principais ativos desse tipo de fundo são os galpões logísticos. Esses podem variar em tamanho e funcionalidade, desde pequenos armazéns até grandes centros de distribuição.
  • Geração de renda: Fundos de galpão logístico geram receitas principalmente por meio do aluguel dos galpões. Empresas que precisam de espaços para armazenagem e distribuição podem alugar esses galpões e pagar um valor mensal ao fundo.
  • Diversificação do portfólio: O fundo pode ter um portfólio diversificado, incluindo diferentes tipos de galpões logísticos em várias localidades. Isso ajuda a reduzir riscos.
  • Dividendos aos cotistas: Os rendimentos obtidos com os aluguéis e/ou venda de ativos do fundo são distribuídos periodicamente aos cotistas na forma de dividendos.
  • Valorização patrimonial: Além dos rendimentos de aluguel, a valorização dos ativos imobiliários, ou seja, a valorização dos próprios galpões, pode contribuir para o aumento do valor das cotas do fundo.

Investir em um fundo imobiliário de galpão logístico pode ser uma opção interessante para investidores que buscam exposição ao setor imobiliário e ao segmento logístico.

Vantagens e desvantagens dos FIIs de galpões logísticos

Antes de investir em FIIs de galpões logísticos, é muito importante que você conheça as vantagens e desvantagens desse tipo de fundo.

Vantagens dos FIIs de galpões logísticos

  • Renda recorrente: Os fundos de galpões logísticos costumam gerar uma renda estável por meio do aluguel dos seus ativos, proporcionando uma fonte passiva constante para os investidores.
  • Demanda crescente: Com o aumento do comércio eletrônico e a necessidade de eficiência na cadeia de suprimentos, a demanda por espaços logísticos, como galpões, tem se mantido forte.
  • Diversificação: Os fundos de galpões logísticos podem oferecer diversificação, pois podem possuir uma variedade de propriedades localizadas em diferentes regiões, minimizando o risco associado a um único ativo ou mercado.
  • Potencial de valorização: Além dos rendimentos de aluguel, a valorização dos próprios imóveis pode contribuir para o aumento do valor das cotas do fundo.
  • Acesso ao mercado imobiliário: Investir em um fundo permite que os investidores participem do mercado imobiliário sem a necessidade de adquirir propriedades inteiras diretamente.

Desvantagens dos FIIs de galpões logísticos

  • Sensibilidade econômica: A demanda por espaços logísticos pode ser sensível às condições econômicas. Em períodos de recessão, as empresas podem reduzir suas operações, impactando a demanda por galpões.
  • Concorrência e oferta: O desempenho do fundo pode ser afetado pela competição por galpões logísticos disponíveis e pela oferta excessiva de espaços em determinadas regiões.
  • Dependência de locatários: A performance do fundo está vinculada à capacidade de atrair e manter inquilinos. A perda de um grande locatário pode impactar negativamente a receita do fundo.
  • Riscos de mercado imobiliário: Como qualquer investimento imobiliário, os fundos de galpões logísticos estão sujeitos a riscos relacionados ao mercado, como variações nos preços dos imóveis e condições gerais do setor.

É muito importante que os investidores considerem cuidadosamente essas vantagens e desvantagens, avaliando o perfil de risco, objetivos e horizonte de investimento antes de decidir em qual fundo investir.

Como escolher e investir em fundos de galpões logísticos?

Como escolher e investir em fundos de galpões logísticos?

Como escolher e investir em fundos de galpões logísticos? Para investir em fundos imobiliários de galpões logísticos, abra conta em uma instituição bancária ou corretora que ofereça acesso a esse tipo de ativo, escolha em quais fundo aplicar seus recursos e envie uma ordem de compra, informando quantas cotas deseja adquirir. No entanto, em meio às diversas opções em fundos imobiliários existentes no mercado, é altamente recomendado que você faça uma análise detalhada e utilize alguns critérios de escolha. Confira algumas dicas: 1.Compreensão dos objetivos e perfil de risco:  Antes de investir, avalie seus objetivos financeiros, tolerância ao risco e horizonte de investimento. 2.Pesquisa do mercado logístico: Entenda o mercado logístico, incluindo as tendências de demanda, oferta, localização estratégica dos galpões e fatores que impactam o setor, como o crescimento do comércio eletrônico. 3.Análise do fundo: Pesquise sobre os fundos específicos que você está considerando. Analise o histórico de desempenho, os ativos do fundo, a estratégia de gestão, as taxas cobradas, e avalie a qualidade da carteira de propriedades. 4.Verificação da gestão do fundo: Avalie a reputação e experiência da equipe de gestão do fundo. Uma gestão competente pode ser fundamental para o sucesso do fundo. 5.Diversificação e localização: Considere a diversificação do portfólio do fundo, incluindo a distribuição geográfica dos galpões, pois isso pode ajudar a reduzir riscos. 6.Avaliação dos locatários: Analise os atuais inquilinos dos galpões logísticos do fundo. Inquilinos sólidos e de boa reputação podem ser indicativos de estabilidade na geração de receitas. Após o investimento, mantenha-se informado sobre o desempenho do fundo e do mercado logístico, para realizar ajustes na sua carteira conforme necessário.

Acesse informações sobre os FIIs de galpões logísticos

Logo abaixo, apresentamos uma relação com dezenas de opções em FIIs de galpões logísticos. Clique em cada opção para obter um detalhamento completo de histórico e indicadores.

Com informações completas e precisas sobre cada fundo, você aumenta as suas chances de investir de forma assertiva, obtendo um excelente retorno ao longo do tempo. Por fim, antes de sair, caso ainda não siga, não se esqueça de seguir o Investidor 10 nas redes sociais!