Você sabe o que é Metaverso? Esse termo se tornou muito popular nos últimos tempos e vem despertando a curiosidade de muita gente, incluindo investidores.

A questão é que o conceito de Metaverso pode ser bastante confuso e abranger uma série de pontos diferentes. Inclusive, ele pode ser fundamental para os investimentos.

Por isso, hoje a Investidor 10 decidiu explicar exatamente o que é Metaverso e porque se só se fala nele ultimamente. Por sinal, há muitos motivos para isso. Vamos começar?

O que é Metaverso?

O Metaverso é um conjunto de tecnologias que juntas proporcionam uma experiência em um mundo inteiramente virtual que tem como objetivo espelhar o mundo real.

Teoricamente, no Metaverso é possível fazer quase tudo que se faz no mundo de verdade. Na prática, isso inclui tarefas do cotidiano como trabalhar, estudar, fazer compras e até investir.

A ideia de um mundo virtual interativo, no entanto, não é nova. A palavra em si surgiu de uma obra de ficção científica dos anos 90, que já descrevia um mundo paralelo virtual.

A popularização do termo Metaverso, todavia, só ocorreu depois que o Facebook mudou seu nome para Meta, indicando que este passaria a investir pesado nesse tipo de solução.

Vale ressaltar que o Metaverso não é um lugar único e compartilhado por todos. Na realidade, qualquer empresa pode criar o seu próprio Metaverso.

A tecnologia que envolve o Metaverso

Para saber o que é Metaverso de fato, é importante conhecer as tecnologias que são utilizadas para torná-lo “real”. As principais são:

  • Realidade Aumentada: Propõe misturar o mundo real com criações virtuais projetadas nesse, desde imagens a vídeos;
  • Realidade virtual: Com auxílio de acessórios como óculos e headset, é possível emergir em tarefas do dia a dia ou mesmo em uma realidade totalmente criada;
  • Blockchain e Criptomoedas: Será possível fazer transações no Metaverso de forma segura, 100% digital e descentralizada, ou investir no mundo virtual criado.

É possível investir no Metaverso? Como?

Investindo no Metaverso
Investindo no Metaverso – Foto: Freepik

Uma das principais dúvidas sobre o que é Metaverso, e o que mais tem instigado a curiosidade das pessoas, ainda mais investidores, é sobre a possibilidade de investir nele.

Investir no Metaverso é possível sim, inclusive já existem várias iniciativas e formas de se fazer isso. Veja a seguir as principais alternativas:

1. Invista terrenos virtuais

Uma das principais modalidades de investimento no Metaverso são os terrenos virtuais. É possível visitá-los, adquiri-los e até mesmo interagir com outros avatares nele também.

Inclusive, já houve uma transação milionária de um terreno no Metaverso virtual do “Decentreland”, mostrando como as pessoas estão dispostas e interessadas.

Vale ressaltar que por ser algo novo, ainda existe muita volatilidade nos preços. Todavia, qualquer que sabe o que é Metaverso um pode adquirir um terreno.

Muitas empresas, inclusive, demonstram interesse em desenvolver os seus próprios mundos virtuais, o qual podem no futuro, receber visitas de outros usuários que poderão inclusive, adquirir seus produtos lá.

Tipos de tokens no mercado das criptomoedas
Tipos de tokens no mercado das criptomoedas – Foto: Freepik

2. Invista em criptomoedas

As criptomoedas são o principal tipo de moeda de troca dentro de um Metaverso. Isso porque elas garantem a posse individual, mesmo sendo digitais.

Investir em criptomoedas, portanto, é uma ótima forma de ganhar com a sua valorização. Muitas, inclusive, podem valorizar muito e de forma rápida.

Por outro lado, é importante analisar bem quais criptomoedas você está investindo o seu dinheiro, pois existem aquelas que não tem nenhuma base sólida.

Um exemplo de criptomoeda integrada com o Metaverso é o MANA, que é usado pela Decentreland, e que chegou a valorizar quase 5.000% desde o seu surgimento.

3. Invista em NFT

O que é metaverso: As NFT, sigla para “Non-Fungible Token”, que por ser traduzido como “Token Não-Fungível”, trata-se de um tipo de ativo do mundo virtual muito famoso e com diversas utilidades.

Uma NFT pode representar diversos tipos de itens. Desde obras de arte, imagens, vídeos a até mesmo ativos de um jogo virtual que podem ser comercializados.

A precificação de uma NFT, todavia, não obedece às regras do mercado. Ela é totalmente relativa ao que um determinado grupo de pessoas acreditam que ela vale.

Muitas pessoas que não sabem o que é Metaverso, podem inclusive acabar caindo em um golpe envolvendo NFTs. É preciso se informar para poder investir.

4. Invista em ações

O que é metaverso: Quem não sabe o que é Metaverso, provavelmente também não sabe que existe a possibilidade de investir nele de forma muito mais segura e indireta: por meio de ações.

Existem muitas empresas hoje em dia, algumas bem famosas, que estão apostando tudo na tecnologia do Metaverso. Investir nelas agora pode se configurar como uma boa oportunidade.

A maioria dessas empresas são do ramo de tecnologia, muitas inclusive voltadas para o desenvolvimento de jogos. Mas existem também aquelas de outros nichos.

Para investir nelas, no Brasil, basta adquirir um BDR. Opções famosas são o META, Epic Games, Roblox Corporation e até mesmo Gucci e Chanel, que vendem acessórios digitais.

5. Invista em ETFs

O que é metaverso: Investir em ações individuais, no entanto, pode ser arriscado caso o investidor não saiba muito bem o que está fazendo, ou não tenha muito conhecimento de análise.

Para resolver esse problema, já é possível investir em ETFs de empresas ligadas à tecnologia do Metaverso, isso porque já existem índices específicos para isso.

Um dos índices mais famosos é o “Ball Metaverse”, que serve de base principalmente para o ETF “Roundhill Ball Metaverse ETF”, lançado na metade de 2021.

Invista no Metaverso com a Investidor 10 Pro

Mesmo que você já saiba o que é Metaverso, caso você queira investir, é preciso ter alguma espécie de auxílio ou ferramenta que te ajudará a tomar as melhores decisões.

Conhecimento sobre investimentos em geral é fundamental. Por isso, se você quer saber como investir no Metaverso da forma mais correta, venha conhecer o Investidor 10 Pro.

Essa solução do portal Investidor 10 trata-se de um grande agregado de ferramentas, serviços e cursos que vão ajudar qualquer investidor a ter resultados muito melhores.

Você também encontrará indicações de carteira, rankings sobre os principais investimentos, agenda de dividendos, lista de IPOs, conteúdo de FIIs, ações, criptomoedas e muito mais.

Então, se você quer investir no Metaverso, conte com o auxílio do Investidor 10 e aproveite para experimentar o Investidor 10 Pro por 7 dias gratuitamente.

Por fim, antes de sair, não se esqueça de seguir as nossas redes sociais para ter acesso a mais conteúdos e novidades.