Exchange: O que é, quais as vantagens e como funciona?

Author
Publicado em 31/03/2021 às 10:19h - Atualizado 3 anos atrás Publicado em 31/03/2021 às 10:19h Atualizado 3 anos atrás por Redação
o-que-e-exchange
Exchanges são ferramentas extremamente úteis ao mercado de criptomoedas. Por isso, saber como utilizá-las corretamente, suas vantagens e os riscos oferecidos é crucial para seu futuro como investidor.Pensando nisso, elaboramos esse guia completo com tudo o que precisa saber sobre as Exchanges.Confira abaixo!

O que é Exchange?

Antes de se tornar um investidor, é imprescindível conhecer os elementos mais básicos do mercado financeiro.Um desses elementos são as Exchanges,

ou corretoras. Ao fazer uma negociação de Bitcoin, por exemplo, você precisa de um intermediário que liga você ao mercado de Bitcoin. Assim sendo, a corretora é esse intermediário. Em resumo, ela é a ponte entre o investidor e o mercado de criptomoedas. Por exemplo, quando há a necessidade de comprar uma casa em grandes centros urbanos, é comum que os interessados procurem por um corretor de imóveis. Esse corretor procurará as casas mais vantajosas para o cliente. Dessa forma, o imóvel concorda com o perfil, orçamento e objetivos do interessado. As Exchanges são plataformas online que atuam exatamente da mesma forma. Por isso, elas também são apelidadas de “corretoras do mercado financeiro”. Utilizando uma corretora, a compra e a venda de moedas digitais se tornam extremamente simples.

Como funcionam?

Como funciona a exchange

Foto por Freepik[/caption]

Venda direta

Uma corretora de criptomoedas possui diversos meios para exercer o seu papel. Neste artigo, destacamos 5 meios pelos quais as Exchanges podem atuar.Vale salientar que uma correta pode exercer simultaneamente uma ou várias dessas ferramentas.Por exemplo, podemos ter uma única Exchange que atua com venda direta, trade e armazenamento. Vamos começar entendendo o que é e como funciona a venda direta.Em resumo, a venda direta é a maneira mais simples pela qual uma Exchange pode funcionar. Pela venda direta, ela comprará moedas com preços baixos no mercado.Em seguida, essa mesma moeda terá sua comercialização efetivada. Porém, com o preço normal de mercado.Ou seja, a corretora faz a venda direta para o cliente. Dessa forma, os usuários e as Exchanges lucram.Além de revender a moeda pelo preço de mercado, as corretoras incluem no seu valor uma taxa cobrada pelo serviço prestado.Ao utilizar a venda direta, as corretoras permitem uma série de pagamentos distintos (dólar, euro ou Visa).

Trade

“Trade” é uma palavra em inglês que significa troca ou comércio de algo.Em uma Exchange, quando se fala em trade, isso significa que a negociação é feita de um comprador para outro vendedorTodavia, a diferença fundamental é: diferentemente da venda direta, em que a própria Exchange faz a venda diretamente ao investidor, no trade quem faz essa venda é outro investidor.Dessa forma, a

corretora é um mero intermediador. Dessa forma, fará a ligação entre um investidor (interessado em vender) e outro investidor (interessado em comprar).  Assim, quando essas duas pessoas se encontrarem, farão uma negociação automática intermediada pela Exchange Como a corretora de criptoativos é a intermediária, recebe o pagamento pelo cumprimento de seus serviços. Nesse sentido, a cada transação, uma taxa de serviço é cobrada. 

Empréstimo 

O empréstimo de criptomoedas é uma novidade no mercado financeiro. Ao funcionar fazendo empréstimos, a Exchange emprestará criptomoedas aos seus usuáriosEm seguida, conseguindo o empréstimo, o investidor precisará pagar uma taxa à Exchange.O empréstimo nas corretoras de criptomoedas, apesar de ser novo, se expande rapidamente.Além do empréstimo nas Exchanges, já encontramos empresas que fazem empréstimos de criptomoedas para pessoas físicas e jurídicas.Vale destacar algo muito importante: nesse empréstimo feito pela corretora é possível que haja juros e taxas mais elevadas do que nos outros meios citados, ou seja, venda direta e trade.Isso ocorre porque esse empréstimo oferece lucro a pessoa/empresa que está emprestando, justamente pela cobrança de juros. Pode-se dizer que é como as corretoras conseguem estender sua lucratividade.

Armazenamento

O serviço de armazenamento também é bastante comum de ser oferecido pelas ExchangesEntretanto, da mesma forma que é popular, esse recurso é extremamente polêmico.Utilizando a

corretora para armazenar, o investidor terá um local para poder guardar as criptomoedas que tiver adquirido. Uma espécie de “carteira digital”. Certamente, as Exchanges cobram que o indivíduo pague uma taxa pelo uso dessa carteira digital Agora, entenderemos um pouquinho o motivo pelo qual armazenar criptomoedas em Exchange tem gerado tanta polêmica A grande razão para tanta polêmica se resume em uma única palavra: segurança Segurança e privacidade é um dos principais motivos que leva as pessoas a abrirem mão do dinheiro físico, e começarem a negociar utilizando as moedas digitais Entretanto, ao armazenar as criptomoedas em Exchange, essa segurança pode ser (não significa que será) comprometida.  Logo mais, exploraremos os motivos pelos quais essa segurança poderá estar arriscada. 

Negociação a mercado

Quando falamos em negociação a mercado, estamos nos referindo tanto ao funcionamento pela venda direta quanto ao trade.A negociação a mercado significa que a pessoa depositará o dinheiro na conta da Exchange. Em seguida, quando esse valor for liberado para uso na plataforma, será possível comprar, vender e negociar criptomoedas.Na negociação a mercado, ainda temos outra negociação um pouco mais complexa - a negociação com ordens limitadas.Como nosso objetivo nesse artigo é dar os primeiros passos para investidores iniciantes, não focaremos nesta última negociação. Entretanto, para matar a sua curiosidade, daremos uma explicação extremamente simples.A negociação com ordens limitadas é aquela em que o cliente pode estabelecer exigências para a compra e/ou venda de criptomoedas.

Preciso de uma Exchange para comprar Bitcoin?

Você precisa de uma corrretora para comprar bitcoin?

Foto por Freepik[/caption] A Exchange não é obrigatória para negociar Bitcoin. Trata-se de apenas um recurso. As pessoas costumam recorrer às Exchanges porque elas apresentam algumas vantagens não encontradas nos demais usos. Entretanto, além de adquirir Bitcoin pelas Exchanges, ainda há mais outros dois recursos - o vendedor P2P e o mercado de balcão (popularmente conhecido como OTC). O vendedor P2P (peer-to-peer), é um vendedor direto de criptomoedas. Dessa forma, você não terá uma Exchange como intermediária, podendo fazer a compra diretamente da fonte.  Por outro lado, o mercado de balcão - OTC é um mercado separado da Bolsa de Valores com regras próprias. Dessa forma, há vários ativos que são negociados, inclusive o Bitcoin

Quais as vantagens?

As Exchanges apresentam vantagens, especialmente para os investidores iniciantes.Por atuar como intermediária, ela facilita o procedimento, permitindo que o investidor compre ou venda criptomoedas de maneira rápida.Além disso, outro destaque das corretoras de criptoativos é o anonimato. Nela, é possível negociar Bitcoin com outra pessoa sem nem saber de quem se trata.Da mesma maneira, muitas pessoas utilizam a função de armazenamento. Ou seja, usam a Exchange como uma carteira digital. Algo muito vantajoso e que facilita o gerenciamento das moedas virtuais. A possibilidade de fazer um empréstimo nessas corretoras também é muito bem vista entre investidores. 

Quais os riscos de uma Exchange de criptomoedas?

Entenda os riscos das exchanges

Foto por Freepik[/caption] Ao falarmos sobre a possibilidade de armazenar criptomoedas em uma Exchange, há uma ressalva: o comprometimento da segurança do investidor. Mas, por que isso ocorre? Isso ocorre porque a corretora terá acesso aos seus fundos. Quando suas criptomoedas forem armazenadas nessa carteira digital, essa empresa poderá visualizar e monitorar esses valores. Assim, se a Exchange não for confiável pode culminar em sérios prejuízos financeiros a você ou sua empresa. Além disso, se por acaso aquela corretora declarar falência, você pode perder os seus ativos. Outro fator que gera bastante insegurança é o fato dessas empresas não serem devidamente regulamentadas, haja vista que não há leis que estabeleçam critérios, normas ou restrições para essas Exchanges funcionarem. A única regulamentação que há é a da Receita Federal. Dessa maneira, ela exige que todos os meses essas corretoras façam uma declaração de investimentos. Outro risco mencionado é a baixa liquidez de algumas Exchanges. Tal fato implica que essas empresas não possuem ativos suficientes para fazer operações de médio e grande porte. 

Como escolher uma Exchange?

Para evitar ser exposto aos riscos mencionados acima, é essencial que você saiba como escolher uma boa corretora de criptoativos.Antes de pensar em utilizar alguma Exchange, conheça-a muito bem. Busque por outras pessoas que utilizam ou já utilizaram ela, saiba como foi a experiência, eventuais contratempos etc.Dê preferência por corretoras que estejam a mais tempo no mercado e que sejam bem referenciadas no mercado internacional. Você pode, por exemplo, buscar a lista das melhores Exchanges do mundoUma Exchange com boas referências é uma garantia a mais de que você estará em um local seguro, com menor chance de perder seu dinheiro. Além disso, outro elemento que você pode analisar para escolher uma corretora é a liquidez.Saber da liquidez da empresa, ou seja, os valores máximos de ativos que são negociados por essa plataforma, é um ótimo indicador de que aquela é uma boa corretora utilizada. Inclusive, por investidores de maior potência.Quer aprender a investir em criptomoedas? Então, não perca tempo e aproveite a condição especial do nosso curso de Criptomoedas, Blockchain e Bitcoin. Torne-se um expert no assunto e potencialize seus ganhos!