O que são juros rotativos do cartão de crédito?

Author
Publicado em 29/09/2023 às 14:16h - Atualizado 6 meses atrás Publicado em 29/09/2023 às 14:16h Atualizado 6 meses atrás por Redação
O que são juros rotativos do cartão de crédito?

Você sabe o que são e como funcionam os juros rotativos do cartão de crédito? Neste conteúdo, vamos ajudar você a entender o que faz esse assunto ser tão comentado e explicar porque os consumidores devem fugir desse tipo de juros. Além disso, vamos apresentar algumas dicas para ajudar você que acabou caindo no crédito rotativo do cartão a sair dessa armadilha. Para saber mais sobre o tema e conferir o que o Investidor 10 separou para você, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.

O que são juros rotativos?

Os juros rotativos são as taxas cobradas quando um titular de cartão de crédito não paga o saldo total de sua fatura no prazo de vencimento. Na prática, ao invés de quitar a totalidade da dívida, o titular paga apenas uma parcela dela (o pagamento mínimo ou um valor entre o mínimo e o total da fatura). Os juros rotativos são então aplicados sobre o saldo remanescente. Eis as características dos juros rotativos aplicados aos cartões de crédito:

  • Taxas Elevadas: Os juros rotativos são notórios por serem significativamente mais altos do que os juros de outras formas de crédito. Por sinal, essa é uma das principais formas que os cartões de crédito possuem para gerar receita.
  • Capitalização: Os juros rotativos são capitalizados diariamente, o que significa que juros são cobrados sobre juros. Isso pode fazer com que as dívidas cresçam rapidamente se o titular do cartão apenas fizer pagamentos mínimos.
  • Impacto no Crédito: O uso do rotativo do cartão de crédito pode impactar negativamente o score do consumidor perante os órgãos de proteção ao crédito.

Para evitar o endividamento, é muito importante que os titulares de cartões estejam cientes sobre o funcionamento dos juros rotativos e tomem medidas para minimizar ou evitar essas taxas.

Como fugir dos juros rotativos do cartão de crédito?

Fugir dos juros rotativos do cartão de crédito é fundamental para uma gestão financeira saudável, visto que esses juros costumam ser um dos mais altos do mercado financeiro. Aqui estão algumas estratégias e dicas para evitar ou minimizar o impacto desses juros:

  • Pague o Saldo Total: A maneira mais direta de evitar juros rotativos é pagar o saldo total da fatura do cartão de crédito até a data de vencimento. Ao fazer isso, você não acumula juros sobre o saldo.
  • Orçamento e Planejamento: Faça um orçamento mensal e monitore seus gastos. Isso ajudará você a garantir que você não gastará mais do que pode pagar.
  • Crie um Fundo de Emergência: Ter uma reserva de emergência pode evitar que você dependa excessivamente de crédito em situações imprevistas.
  • Evite Pagamentos Mínimos: Se não puder pagar o saldo total, tente pagar mais do que o pagamento mínimo. Isso reduzirá o principal mais rapidamente e, consequentemente, a quantidade de juros acumulados.
  • Negocie a Taxa de Juro: Em alguns casos, especialmente se você for um cliente de longa data e tiver um bom histórico de crédito, pode ser possível negociar uma taxa de juro mais baixa com o emissor do cartão.
  • Evite Novas Compras: Se você já está acumulando juros rotativos, evite fazer novas compras no cartão até que tenha pago o saldo.
  • Busque Aconselhamento Financeiro: Se você se encontrar em uma situação de dívida crônica, pode ser útil buscar aconselhamento financeiro.

Ao construir uma reserva de emergência e utilizar o cartão de crédito de forma inteligente, você conseguirá evitar o temido juros rotativo do cartão de crédito.

O que mudou nos juros rotativos do cartão de crédito?

O que mudou nos juros rotativos do cartão de crédito?

O que mudou nos juros rotativos do cartão de crédito? O sistema de juros rotativos dos cartões de crédito passou por mudanças como resposta a preocupações com o endividamento do consumidor e taxas de juros extremamente elevadas. Em 2017, com a implementação da Resolução 4.549 do Banco Central, entraram em vigor mudanças significativas nas regras dos juros rotativos. Entenda o que mudou:

  • Limitação no Uso do Rotativo: Antes da mudança, os clientes que não pagavam o valor total da fatura podiam ficar no rotativo indefinidamente. Com a nova regra, o cliente só pode ficar no rotativo por um ciclo de fatura (30 dias).
  • Parcelamento Automático: Após 30 dias no rotativo, se o cliente não quitar o valor total da dívida, a instituição financeira deve parcelar o saldo devedor em linha de crédito com juros mais baixos.
  • Escolha pelo Cliente: Mesmo com o parcelamento automático após 30 dias, o cliente ainda tem a opção de liquidar sua dívida a qualquer momento.

A intenção dessas mudanças foi tornar o uso de cartões de crédito mais transparente e menos oneroso para os clientes, evitando que eles entrassem em ciclos prolongados de dívida com taxas de juros muito elevadas. No entanto, ainda é muito importante que os usuários de cartão de crédito compreendam suas responsabilidades e gerenciem seus gastos para evitar dívidas desnecessárias.

Conheça o Investidor 10

Aqui no Investidor 10 você aprende tudo o que precisa para organizar sua vida financeira, ficar livre de dívidas e construir seu patrimônio investindo. Precisa de ajuda para organizar a gestão de suas finanças e sair das dívidas com o cartão de crédito? Comece pelo nosso curso de finanças pessoais. O curso é indicado para quem está endividado, com as finanças descontroladas, ou não consegue poupar para investir. Veja algumas coisas que você vai aprender durante o curso:

  • Como acabar com as dívidas;
  • Como começar a poupar;
  • O que são despesas e receitas;
  • O que são ativos e passivos;
  • Fluxo de caixa;
  • Como criar a reserva de emergência;
  • Investimentos x ganhar mais;
  • Como ter independência financeira.

Para mais conteúdos sobre finanças e investimentos, continue acompanhando o blog do Investidor 10 e siga nossas redes sociais.