No mercado de ações empresas que pagam dividendos periodicamente costumam chamar a atenção dos investidores. Mas, afinal, por que investir em ações que pagam dividendos é em geral um bom negócio? Por que as pagadoras de dividendos atraem tanto interesse por parte dos investidores?

Aproveite para conferir nosso ranking de empresas que mais pagam dividendos.

Se você possui dúvidas sobre o pagamento de dividendos sobre ações e deseja se inteirar melhor sobre o assunto, você está no lugar certo. Nesse artigo, o Investidor 10 explica em detalhes o conceito de dividendos e as principais vantagens que os investidores encontram em empresas que distribuem dividendos periodicamente. Você não pode deixar de conferir!

Dividendos
Dividendos – Foto: Freepik

O que são dividendos?

Os dividendos são uma parcela do lucro líquido que as empresas listadas na Bolsa de Valores costumam distribuir para os seus investidores. Parcela do lucro essa, que aqui no Brasil normalmente é fixada pelas próprias empresas em 25%, mas que pode ser menor, conforme determina a Lei das S/A, veja:

“Art 202: 

  • 2o Quando o estatuto for omisso e a assembleia-geral deliberar alterá-lo para introduzir norma sobre a matéria, o dividendo obrigatório não poderá ser inferior a 25% (vinte e cinco por cento) do lucro líquido ajustado nos termos do inciso I deste artigo.”

Vale destacar também, que nem todas as empresas listadas na Bolsa de Valores pagam dividendos aos seus investidores, fazendo com que aquelas que costumam pagar dividendos periodicamente atraiam maior atenção e consequentemente maior número de interessados em investir nos seus papéis.

Por que as empresas pagam dividendos?

Investidor pensando nos seus dividendos
Investidor pensando nos seus dividendos – Foto: Freepik

Ficou curioso em entender melhor o que leva as empresas listadas na Bolsa de Valores a pagar dividendos aos seus acionistas? Confira os principais motivos:

Devido a previsão legal: O primeiro fator para que as empresas efetuem o pagamento de dividendos aos seus acionistas é a previsão legal. Afinal, a Lei das S/A deixa claro que todas as empresas devem distribuir parte do seu lucro líquido com seus acionistas, seja no percentual de 25% ou em percentual menor, desde que definido em assembleia-geral.

Como forma de atrair investidores: Se a Lei permite que as empresas façam uma assembleia e determinem o percentual do lucro líquido a ser distribuído entre os seus investidores, por que em sua grande maioria elas optam em distribuir 25% do lucro líquido?

Embora não seja obrigatório, a distribuição de 25% do lucro líquido é quase uma convenção aqui no Brasil e uma forma encontrada pelas empresas para conquistarem espaço no mercado e investimentos ao atrair um número expressivo de investidores.

Como forma de remunerar seus sócios: Todos nós sabemos que o grande objetivo de qualquer empresa é gerar lucro e bons resultados para os seus sócios. Logo, esse é um dos motivos mais simples que levam as empresas a distribuírem dividendos, remunerar os seus sócios com parte dos lucros obtidos, inclusive como forma de gratificá-los e incentivá-los a manter os seus investimentos.

Toda empresa paga dividendos?

empresas pagam dividendos
Mercado de ações e o pagamento de dividendos – Foto: Freepik

Entende a sistemática de pagamento de dividendos e a obrigatoriedade ou não do seu pagamento é algo que deixa alguns investidores confusos, principalmente aqueles que ainda estão começando na renda variável e no mercado de ações.

Respondendo de forma direta a pergunta deste tópico, podemos afirmar, não, nem todas as empresas pagam dividendos. Mas, se há uma previsão legal a respeito da distribuição de dividendos, por que isso acontece?

Em uma leitura atenta do artigo 202 da Lei das S/A, podemos observar que o legislador deixou claro que as empresas devem pagar dividendos com base no seu lucro líquido e é exatamente esse o ponto de maior confusão para o investidor e com base nele que algumas empresas podem deixar de pagar dividendos.

Afinal, como a própria legislação prevê, os dividendos são pagos com base no lucro líquido, o que nos faz entender que nos casos em que não houver lucro, mas sim prejuízo, as empresas ficam automaticamente dispensadas de distribuir dividendos aos seus investidores.

Quais são as empresas que pagam dividendos periodicamente?

Como detalhado no tópico anterior os dividendos são pagos aos acionistas com base no Lucro Líquido obtido por elas. Isso faz com que as empresas com maior tempo de mercado e solidez sejam as mais propensas a distribuir dividendos periodicamente.

Empresas recém chegadas ao mercado por exemplo, podem optar por reinvestir uma grande parcela dos seus lucros na expansão dos próprios negócios, não os distribuindo aos acionistas ou então simplesmente não lucrarem o suficiente para distribuir lucros.

Grandes empresas como bancos e distribuidoras de energia por exemplo, contam com uma estrutura organizacional sólida, negócios gigantescos, receitas recorrentes e dificilmente registram prejuízo, distribuindo portanto dividendos com grande frequência.

Quais as principais vantagens de investir em ações que pagam dividendos?

Ações que pagam dividendos
Ações que pagam dividendos regularmente- Foto: Freepik

Maior rentabilidade: A rentabilidade mais atraente é um dos principais motivos para que você prefira investir em empresas que pagam dividendos. Apostando em empresas pagadoras de dividendos é possível obter lucros tanto com a valorização das próprias ações, quanto com os dividendos distribuídos regularmente.

Segurança: Outro fator que deve ser levado em consideração em relação às empresas que pagam dividendos diz respeito a segurança. Afinal, só distribuem dividendos as empresas que geram lucros. Logo, se uma empresa paga dividendos com frequência isso significa que ela obtém resultados positivos, ou seja, lucros com frequência, o que sem dúvidas gera maior segurança para o investidor.

Isenção de Imposto de Renda: Outra grande vantagem dos dividendos pagos sobre ações diz respeito a isenção de Imposto de Renda, o que significa que o investidor receberá os valores livres de deduções fiscais.

Qual a sua opinião? Você também acredita que investir em ações que pagam dividendos seja uma boa opção? Contribua conosco, enviando o seu comentário!

Ajude o Investidor 10 a crescer, compartilhe nossos conteúdos nas suas redes sociais. Todos os dias temos novas matérias relacionadas ao mercado financeiro para você conferir e indicadores atualizados que ajudam você a investir melhor!